Síndrome do torniquete de cabelo

Há alguns dias recebi um email de uma leitora que mora em Montreal, no Canadá, com uma sugestão de post. Ela relatava um caso que havia acontecido na cidade dela e que achou ser prudente divulgar no blog.

Segundo ela, ela foi até o hospital com sua filha e, chegando lá, ela acompanhou a entrada no pronto socorro de uma mãe desesperada com seu bebê com o dedinho “preto”.  Algumas horas depois, a leitora ficou sabendo que o bebê acabou por perder o dedinho, pois sofreu de um mal conhecido como “síndrome do torniquete de cabelo”.

dedinhos de crianca

Photo Credit: { pranav } via Compfight cc

Do que se trata esse problema?

Trata-se, na verdade, de um fio de cabelo que se enrola nos dedinhos dos pés ou das mãos da criança (ou até no pênis) e acaba por “estrangulá-lo”, evitando a livre circulação do sangue e aí fazendo com que o dedo acabe tendo que ser amputado. No caso desse bebê, o cabelo enrolou-se no dedo  na hora que a mãe colocou a meia na criança e, assim, ela não percebeu o ocorrido.

Segundo a própria mãe, o bebê chorava durante à noite, mas nem por um minuto ela imaginou que pudesse ser algo com o dedinho, já que esse estava coberto pela meia e ela não viu nada. Ainda, bebês choram bastante  e por diversos motivo e, assim, quando não falam, fica complicado de se identificar do que se trata.

Lembro que certa vez, coloquei uma sandália no Leo e ele começou a chorar. Como foi imediatamente após eu calçar a sandália nele, eu desconfiei e fui verificar. A verdade é que o dedinho mínimo havia ficado meio torto dentro da sandália e começou a incomodar o pequeno, que botou a boca no trombone. Ou seja, quando colocamos uma meia/luva ou uma calça/macacão com pé na criança, vale a pena checar antes se não há nenhum fio de cabelo dentro antes de vestir, para evitar esse tipo de acidente. Ou, se colocar e a criança começar a chorar, tirar e checar imediatamente se não tem nada preso aos dedinhos da criança.

E o mesmo vale para fios de linha, não só de cabelo. Muitas vezes, eles estão soltos dentro das roupinhas, meias e luvas e na hora que colocamos essas peças na criança estes podem se enrolar aos dedos.

Definitivamente, é um tipo de acidente do qual não ouvimos falar muito, mas é importante fazer o alerta para ficarmos de olho e evitarmos uma história triste.

 

16 comentários

  1. Mary anne

    Nossa, isso sempre acontece com minha caçulinha de 9 meses.. Ele tem mania de mecher em cabelos e sempre enrola cabelo nos dedidinhos, sempre tenho que ficar conferindo.. Quando ela tinha 5 meses, peguei a mãosinha dela, e reparei que os dedinhos estavam bem gordinhos, parecendo inchados… Quando fui olhar mais de perto, tinha alguns fios enroladinhos, chegou a ficar fundo e a ferir, é bom ficar de olho sempre!

  2. Suzana

    Esse post me assustou. Sempre tive muita queda de cabelo e agora no pós-parto está muito pior. Vira e mexe acho algum fio de cabelo no corpinho do Yuri. Todo o cuidado com nossos pequenos é pouco.

  3. Paula

    Aconteceu com a minha bebê, na época ela tinha 3 meses. Foi um desespero, e enrolou de tal forma no dedinho do pé, que eu não conseguia tirar e ela gritando, o que me deixava mais nervosa e com mais dificuldade de remover o maldito fio de cabelo. Acredito que tenha sido pela queda de cabelo do pós parto. Passou um mês desde o ocorrido, mas eu continuo tendo muita queda, porém, agora eu reviso todo o corpinho dela.

  4. Aline

    Quando meu bebê era bem bebê, agora está com 1 ano e 8 meses, quando começava as crises de choro, daquelas que não para por nada, eu aquecia o quarto, colocava ele em cima da cama, e tirava toda a roupinha dele, inclusive a fralda, numa tentativa de encontrar o que estava incomodando, era uma reação de insegurança de mãe de primeira viagem, mas assim teve vezes de ter fio de cabelo dentro da roupa, outra vez a fralda estava dando reação alérgica (a marca era nova), então toda atenção é pouco.

  5. Bruna

    Essa eu nunca havia escutado! To chocada pq meu cabelo cai demais!

  6. Daniela Nunes

    A pediatra da minha filha é plantonista em uma emergência pediátrica e já atendeu alguns casos deste tipo. Por isso ela já me alertou para sempre examinar bem as meias antes de colocar e em caso de choro que não cessa, tirar toda a roupinha para ver se não tem algo machucando o bebê.

  7. renata

    Isso.ja aconteceu.cm.meu pequeno nos.dedinhos das mao… fiquei asustada pensando como isso poderia ter acontecido, estava bem enrolado em quatro dedinho da maozinha dele quase nao consigo tirar ainda bm q vi a tempo!

  8. Larissa Paganini

    Nossa, nunca tinha ouvido falar, após relatar hoje no IG que meu bebê ontem chorou desesperadamente e não conseguia achar uma causa, uma seguidora sugeriu que eu falasse sobre esse assunto ( que eu não conhecia), por coincidência vim procurar no google e seu post estava logo no topo.
    Muito importante alertar, pq não havia pensado nisso. bjo

  9. Hk

    Ocorreu algo parecido comigo. Eu coloquei as minhas meias como de costume. No decorrer do dia comecei sentir muita dor no pé. E no final da correria do dia tirei a meia e percebi que a dor que eu estava sentindo era pq um fio da meia estava estrangulando o meu dedo. Da mesma forma que pode acontecer com um fio de cabelo pode acontecer com aqueles fios solos q tem dentro das meias principalmente as meias bordadas.

  10. Danielle

    Acontece mesmo! Uma vez coloquei uma meia calça na minha filha que haviam uns bordados e ela começou a chorar muito. Tirei a meia calça pra ver e um fio havia se desprendido e enroscado entre os dedinhos dela. Coitadinha. Descartei a meia calça na hora…

  11. Eva Luiza

    Nossa! Não fazia idéia de que algo assim pudesse acontecer!. Muito bom o alerta

  12. Maristela

    Qse aconteceu com a minha filha… qdo eu a busquei na escola, ao chegar em casa eu fui tirar o sapatinho e a meia e aí eu vi q o dedinho dela estava todo marcado, então peguei a meia e vi que o lado de dentro tinha um monte de linhas meio soltas…nunca mais eu coloquei aquela meia nela!

  13. Ana Paula Moura

    Bom saber disso, ficarei mais atenta.
    Muito bom esse assunto.

  14. Fernanda

    Aconteceu com minha bebê com 2 meses! Acordamos de manhã, ela mamou à meia-luz, tudo calmo como sempre… até que eu avirei pra trocar de peito e ela estava com o dedinho violeta e uma parte preta, o indicador esquerdo, e bem inchado. Vi que tinha uma prega, e consegui soltar com uma tesourinha de ponta, e entao seguir ao hospital. Assim que soltou ela chorou muito porque quando voltou a circulação foi que começou a doer. O cabelo fininho e louro da irmã tinha enroscado à noite, e com a movimentação deve ter apertado durante a noite. Aí incha porque bloqueia a saída de sangue, aí acaba bloqueando a entrada e então isquemia o dedinho, podendo até precisar de amputação.
    Graças a Deus hoje o dedinho dela é completamente normal.
    Mas sofri muito!!!

  15. paulo

    Ola isto acabou de acontecer com meu bebe de 1 aninho ele estava chorando muito oque nao e de costume entao tirei a roupa dele e quando vi tinha 2 dedinhos dele enrrolados com cabelo partindo os dois entrei em desespero mas felizmente consegui removelos agora estou preocupado nao sei se procuro o hospital ou agora esta tudo bem .

  16. Michelle

    Eu vi na Internet sobre isso também. E o site deu a dica que caso Vc não consiga tirar o fio de cabelo passe creme de depilação. Pois assim o fio se rompe. Fica a dica. Obrigada pelo post.

Deixe seu comentário