Bicicleta sem pedal, rodinhas e freio. Sim, nós temos!

Para o aniversário do Leo, havíamos decidido que daríamos de presente uma bicicleta. Nós gostamos que ele desenvolva atividades ao ar livre e ele mesmo já estava demonstrando interesse por esse tipo de “brinquedo”.

Só que aí, comecei a pensar que seria legal dar para ele uma bicicleta um pouco diferente, a qual eu já andava vendo por aí, nos passeios que a gente costuma fazer no Parque Villa-Lobos.

Falo dessas bicicletas que não tem pedal, rodinhas e nem freio (uau!) e cujos diferenciais estão no fato de proporcionarem, às crianças de 2 a 5 anos, um aprendizado autônomo sobre questões ligadas ao corpo, tais como coordenação motora, equilíbrio, autoconfiança, lateralidade e reflexo.

Captura de tela 2015-06-08 11.19.48

 

E por incrível que pareça, foi eu pensar em dar uma dessas bicicletas para o Leo e começar a pesquisar a respeito para a distribuidora das duas principais marcas desse tipo de bicicleta aqui no Brasil entrar em contato comigo para oferecer uma delas de presente para o Leo.

Bom, é claro que adorei o presente, afinal, já ia comprar mesmo, e aí bastava só escolher o modelo que a gente ia querer.

Inicialmente, eu estava in love com a Runna, que é de madeira, super charmosa e transadinha. Mas depois, conversando com o meu marido, acabamos optando pela Strider Sport, que achamos mais prática, pois, por ter pneus maciços, não necessita que eles sejam calibrados e ainda tem menor manutenção ao longo do tempo.

Mas vocês, agora, devem estar se perguntando: como é que funciona uma bicicleta sem pedal e sem freios? E a criança consegue andar nela já que não tem as rodinhas laterais de apoio? Isso é seguro? Sim, é seguro, e a ideia é justamente essa. Não ter rodinhas e pedal para a criança, no ritmo dela, aprender a andar e adquirir equilíbrio e autocontrole, sozinha e sem apoio, o que não é possível nas bicicletas tradicionais (ou seja, esse modelo de bicicleta, na minha opinião, estimula mais a criança).

E agora, trago para vocês, mais alguns detalhes da Runnabike e dos dois modelos de Strider.

Runnabike: Bicicleta em madeira, para crianças a partir de 2 anos, com 3 regulagens de altura de banco que permite uso até 5 anos aproximadamente. Oferece maior aderência, pois possui pneus em borracha com câmara de ar. Inclui buzina e cestinha nas cores desejadas. Acho um charme. Linda, linda!

Runnabike

Strider Classic: Bicicleta em metal, a partir de 18 meses, com regulagem por chave de altura de banco e guidão que permitem uso até 5 anos aproximadamente. Os pneus em borracha maciça diminuem a manutenção com o tempo de uso.

strider classic

Strider Sport: A escolhida para o Leo. É para crianças a partir de 18 meses, com regulagem rápida (blocante) de altura de banco e guidão que permitem uso até 5 anos aproximadamente. Os pneus em borracha maciça diminuem a manutenção com o tempo de uso. Acompanha um banco extra estofado com canote maior que permite uso mais prolongado da bicicleta. Neste modelo, as manoplas são customizadas e acompanha protetor de guidão.

strider sport

O Leo adorou o presente e já quis sair andando. Até agora, ele não conseguiu efetivamente andar na bicicleta (para andar, a criança tem que dar o impulso com os dois pés e aí tirá-los do chão, apoiando-os na própria bicicleta, num espaço para isso logo abaixo do banco), mas está se divertindo e se aventurando. Acho que em breve, ele estará correndo por aí, pois já está pegando o espírito da coisa.

bicicleta leo1

IMG_8453

cartao bicicleta1

Para quem está interessado nesse tipo de bicicleta digo que vale a pena experimentar. Eu achei bem bacana o conceito e tenho visto cada vez mais crianças por aí usando esses modelos sem rodinhas, pedal e freio.

A primeira vista, pode até parecer estranho, mas com certeza é bem bacana para a criança, que vai se desenvolver e ser estimulada ao mesmo tempo que brinca.

Para saber mais sobre essas bicicletas, acesse:

www.striderbike.com.br

www.runnabike.com.br

publi-incentivo

26 comentários

  1. Aline

    Adorei o post. Gosto muito de pedalar e quero que meu filho aprenda também. Estava pesquisando sobre essas bikes, mas ainda não tinha visto nenhuma opinião de mãe sobre o assunto. Muito obrigada!

  2. erika

    Visto que nao tem freios, so é possivel brincarno plano, correto?

    1. Shirley Hilgert

      Tem que tomar cuidado para não deixar livre num terreno com grande declive no início. bjs

  3. Luciana

    Vc acha que posso comprar pro meu filho com 18 meses? Tô ansiosa em dar pra ele antes do niver de 2 anos chegar! rs

    1. Shirley Hilgert

      Ela é indicada de 2 a 5 anos. bjs

  4. Roberta

    Eu conheço esse tipo de bike, meu sobrinho ganhou uma quando completou 2 aninhos! Estive pesquisando para comprar para o meu filho e quase caí dura quando vi o preço dela aqui no Brasil! É bem mais cara que uma bike normal de personagem conhecido! Aí não dá…

  5. Jeane

    Meu filho tem 02 anos e usa desde 1 ano e meio. Já corre e desce ladeiras… Tira os pezinhos do chão e tudo mais… Adorei essa bicicleta. Excelente!!!

  6. Ane

    A chicco tbm tem,, comprei pro meu filho antes mesmo dele nascer,,

  7. Lucilia coelho

    Nos aqui tbm temos uma.. Estou ansiosa para que meu filho alcance os pés no chão.. rs
    Ele ganhou da bisavó qnd tinha só 5 meses, ela trouxe da Alemanha, lá todas as crianças aprendem a andar nesse tipo de bike.
    Agora ele tem 1a e 4m e estamos loucos para experimentar a nova bike!! :)

  8. Pâmela

    Parabéns pela escolha.
    No ano passado, durante minhas estadia em Barcelona, vi muitas crianças com essas do modelo de madeira e achava o máximo.
    Ficava encantada ao ver que após a aula dos pequenos, os pais levavam os mesmos as praças (que são várias e próximas umas das outras) para brincar. Ficava muito feliz e encantada ao ver a alegria deles.

  9. Elisa

    Moro na Alemanha e aqui todas os pequeninhos usam essa bicicleta sem pedal. E depois que eles crescem para a com pedal nao se usa rodinhas auxiliarem pois eles já sabem se equilibrar ;)
    Final do ano meu filho faz 2 anos e será presente dele.

  10. Rachel

    Nossa, esse post caiu como uma luva… Estou muito tendenciosa a comprar uma dessas pra minha filha de 2anos e meio. Vc chegou a pesquisar o preco da strider sport?!
    Aproveito para comentar q amooooo seu blog…. Leitura diaria!!!! Parabens!!!! Bjs

  11. Maria Fernanda

    Ok Shirley! Em agosto viajo para Miami e estou querendo trazer pra minha filha de 2 anos! Voce acha que dá para trazer na mala? Pelo que pesquisei ela é bem leve! E o Léo está gostando??? Beijo grande!

  12. Mauro

    Será que essa de madeira é confiável !? Fiquei na dúvida !

  13. Livia

    Oi Shirley, VC sabe de alguma loja física aqui em SP que venda a runna? Quero mostrar para a minha filha antes de comprar. E só vejo pela internet

  14. VANESSA SEIXAS BRAZ MAYER

    Olá… depois que vi seu post fiquei super curiosa pq não conhecia este tipo de bicicleta… amei tudo que envolte ela, e ontem demos para nosso filho de 2 anos e 5 meses uma, é simplesmente fantástica… ele brincou muito, ainda não anda sem os pés, lógico…rs… mas saiu andando com ela todo independente… simplesmente amei!!! obrigada pela dica! ;)

  15. Cris

    boa tarde!
    Gostaria de saber se o Leo ainda anda na bicicleta, se ele gosta bastante, estou pensando em comprar pra minha filha de três anos, embora ela tenha pedido uma patinete pro Papai noel…..

  16. Leila

    Meu Davi ganhou de aniver (dia 20/dez) uma da marca Nathor, Foi comprada na Decathlon e custou 149,90. Ele ainda está se acostumando com ela, mas antes de comprar levamos ele na loja pra experimentar, logo logo vai estar correndo por aí.

  17. Adriana

    Por gentileza, estou pesquisando p comprar e aqui terá q ser 3… por isso observei q estas recomendadas tem valor entre 400 e 600 reais… porém a nathor esta por volta de 150, vc acha q é mto inferior q as outras ou só questão de marca msm…. pq a diferença de valor é absurda.
    Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Adriana, não sei responder porque não conheço essa marca. Infelizmente. Abs

  18. Patricia Bazoti

    Oi. Quando o Leo ganhou essa bike sem pedal, ele já havia aprendido a pedalar no velotrol? Você acha importante ou não? Abs

    1. Shirley Hilgert

      Não acho necessário não. bjs

  19. Eryka Nádja

    Olá!!!
    Quando o Leo iniciou as brincadeiras na bicicleta sem pedal, caiu alguma vez? Estou super afim de comprar para os meus filhos, mais continuo com receio, por causa das quedas!!

  20. Renata

    Oi!!!
    Estou pensando em comprar uma para o meu filhote…
    O Leo aprendeu fácil a usar? Como foi a experiência depois de um ano?
    Ele ainda está usando???
    Abcs

  21. Jane

    Meu neto ganhou e não gostou. Usou alguns dias e deixou de lado. Não ha graça alguma em ficar empurrando ao invés de pedalar. Tem que usar em lugares planos. Criança aprende a pedalar e se equilibrar rapidamente. Prefiro as tradicionais com rodinhas, desenvolvem mais a criança . Achei um objeto absolutamente sem graça !

  22. Eliana

    Nem sabia que a Strider já tinha chegado no Brasil, mas quase caí de costas quando vi o preço!!! Mais de R$500 não dá… uma bicicleta de equilíbrio da Woodbike é 1/3 mais barata!

Deixe seu comentário