Por que é importante o bebê arrotar

Vamos ser sinceras, fazer o bebê arrotar não é uma das tarefas mais divertidas da maternidade. Ainda mais quando estamos no meio da madrugada e loucas para voltar para a cama. Mas fazê-lo arrotar é importante, e mais do que isso, em muitos casos é imprescindível.

O que acontece é que o bebê engole ar quando chora, quando balbucia e, principalmente, quando mama. E ar na barriga é sinônimo de desconforto. Se esse ar não é expelido por meio dos arrotos ele fica na barriga do seu filho até, bem, até passar por todo o sistema digestivo e virar pum. Mas até isso acontecer pode ter muito incômodo, dores, cólicas e choro. E aí, coitadinho, mais ar para a barriga e começa tudo de novo!

Burping

Photo Credit: nateOne via Compfight cc

Fui um pouco dramática aí em cima, mas é que de verdade é isso que se passa com o corpo tão pequenininho do seu filho. E claro que você não vai conseguir que ele elimine todo o ar que engoliu apenas colocando-o para arrotar, mas com certeza o ajudará muito. Agora que já ficou clara a importância desse cuidado, vamos a falar de dicas:

  • Primeiro de tudo: diminua a quantidade de ar que ele ingere. Cheque se ele está pegando direito no bico do seu seio, ajude-o a encaixar a boquinha de um jeito que entre menos ar junto com o leite. Os que usam mamadeira, engolem mais ar, porque por mais anatômico que o bico seja, ele não é tão perfeito quando o mamilo feminino. Então, confira se o bico da mamadeira está em bom estado e se não tem um ao qual ele se adapte melhor
  • Ajuste a posição: tente fazer com que seu filho não mame em uma posição muito horizontal, para evitar que ele engula muito ar
  • Preste atenção enquanto dá de mamar: seu bebê pode dar sinais de que está engolindo ar. Quando ele larga o peito de um jeito mais brusco ou quando faz caretas de dor / desconforto, por exemplo.
  • Sim, espere aqueles minutinhos preciosos – por mais cansada que você esteja na madrugada, por mais atrasada que esteja para fazer alguma coisa, espere. Pode ser que ele não arrote e tudo bem. Vai ser por não ter engolido tanto ar que precisasse ser expelido. Mas se ele arrotar vai ficar muito mais tranquilo e confortável depois.
  • Escolha a posição melhor para vocês – as mais comuns são a de colocar o bebê na posição vertical com a cabeça encostada no seu ombro ou colocá-lo sentadinho na sua perna, segurando o peito com uma mão e acariciando as costas com a outra (veja mais dicas sobre posições aqui)
  • Nada de pânico se voltar leite – é bem comum que, na hora de colocar o bebê para arrotar, volte também um pouquinho do leite que ele mamou, ou seja, é comum ele regurgitar e até mesmo vomitar de vez em quando. Então nada de desespero. Só observe se isso está ocorrendo com muita frequência e intensidade e aí converse com seu pediatra.

10 comentários

  1. Luiza

    Nossa que engraçado. Sou mamae de primeira viagem, ainda gravida, e sempre pensei que o arroto era pro leite não voltar quando o nenem deitasse rsrsrsrsrs.
    Muito bom saber o porque das coisas. Vamos fazendo o que nós mandam se entender tudo direitinho!

  2. Janaina

    Há tempos atrás li um post seu falando sobre o arroto, ensinava a colocar o bebê sentado e encostar o queixinho no peito, isso salvou a minha vida, a minha bebê demorava e nem sempre arrotava, a consequência eram as cólicas que somadas ao refluxo eram aterrorizantes! Com o passar dos dias tudo foi melhorando! Obrigada e Parabéns por abordar assuntos tão importantes!!

    1. Cristiane

      Olá Janaina! Tudo bem? Como é esta posição com o queixo encostado no peito? Obrigada! Beijos

  3. Fernanda

    Sempre quando meu bebe estava mamando ele começava a chorar, se jogar para trazê empurrar o peito. Descobri que quando fazia isso era porque tinha um arroto entalado, então comecei a por pra arrotar no meio da mamada. Pronto, ele arrotava e voltava a mamar tranquilamente.

  4. Fernanda vaz

    Shi td bem???
    Minha neném levava mais de duas horas pra arrotar isso quando arrotava, eu acabei desistindo, e ate deixei claro para a Ped. dela que não insistia pq ela nao arrotava de forma alguma, se teve cólicas 3 vezes na vida foi muito, mas em compensação teve refluxo intenso, tratamos por 3 meses, e depois passou tbm… Amamentei ela, até os 18 meses, e só parei pq engravidei de novo :O rsrsr
    Estou de 6 meses e peço a Deus para que o menino seja tão Easy quanto a minha menina foi rsrsrs
    Bjuuu

  5. Breno Peck

    Shirley, sempre botamos o nosso Vinícius pra arrotar. Agora com quase dez meses, não é mais tão necessário, mas ainda assim o fazemos. Só que nisso acabamos o acostumando a dormir no colo porque depois da mamada ele precisava arrotar e ficava uns bons 15 minutos. Deu um trabalhão desacostumar.

  6. Giselle

    Lendo e colocando em prática ao mesmo tempo rsrs

  7. Janny

    Nossa, adorando aqui viu.

  8. Sarah

    Estou conhecendo o site agora e já adicionei aos meus favoritos pra visitar sempre. Tenho um bebê de 23 dias e a hora do arroto pra mim é a pior delas.. O pediatra pediu pra esperar no mínimo 30 min. antes de deitá-lo novamente, e com o pouco tempo que a gente dispõe, isso é muito desanimador. Sabendo agora do motivo que se deve arrotar, não vou mais ficar tão chateada nesse momento.
    Valeu a dica!

  9. Luciana

    Meu bebe arrota na posição sentado mas quando está acordado quando dorme depois de mamar não arrota é normal ?

Deixe seu comentário