Por que os bebês soluçam?

Caê, como todo recém nascido, soluçava muito. Da minha mãe eu ouvi que soluço é sinal de frio. De uma conhecida, ouvi que colocar um algodãozinho ou linha molhados com saliva na testa fazem o soluço passar.

Enfim, ouço de tudo sobre soluço e também desconfio de tudo.

Assim, resolvi buscar algumas respostas para estas minhas dúvidas e as trago agora aqui para vocês. Espero que essa questão do soluço fique um pouco mais clara como ficou para mim.

Soluco

Photo Credit: skippytpe via Compfight cc

O que é o soluço?

A explicação do soluço nos bebês é a mesma que nos adultos. O que acontece é que o diafragma, o músculo que fica abaixo dos pulmões, por algum motivo começa a se contrair involuntariamente. Com esse movimento, acaba entrando uma quantidade de ar muito rápido nos pulmões, que causa aquele barulhinho “ic!” tão característicos.

Por que os bebês soluçam?

O soluço pode começar nos bebês por vários motivos. Pode ser frio, pode ser barriguinha muito cheia, pode ser fome, pode ser refluxo ou pode ser um pouco pela imaturidade do corpo do bebê, que ainda está se formando e se adaptando à vida do lado de fora do útero (o que no caso dos recém nascidos tende ser a causa mais comum). Aliás, você sabia que eles começam a soluçar ainda dentro da barriga? Você sentiu seu bebê soluçar? Eu mesma sentia isso. Muito com o Leo e um pouco menos com o Cae. Isso faz parte do treinamento dos bebês para aprenderem a respirar, mesmo antes de nascer

Soluço incomoda?

Dá muito aflição ver alguém com soluço, né? Mas vamos para a parte boa. É absolutamente normal os bebês recém-nascidos soluçarem e não, não é incômodo para eles, só para nós mesmo. Claro, se seu filho não estiver conseguindo dormir, mamar ou chorar muito, é importante consultar o pediatra pois o soluço pode ser o sintoma de algum probleminha como o refluxo, que faz eles regurgitarem muito e, em alguns casos precisa de mais atenção e tratamento

Como fazer para passar o soluço?

Tem algumas atitudes que você pode tentar e a solução vai depender do que está causando os “ic-ics”. Se for fome, tá fácil. É só dar de mamar. Se for logo depois de comer, lembre-se sempre de deixar o bebê para arrotar por alguns minutos ou mesmo sentadinho no bebê conforto. Mas nada de ficar balançando e chacoalhando a criança. Isso não ajuda muito. Se você perceber que seu bebê está engolindo ar enquanto mama no peito ou na mamadeira, afaste-o do bico e depois encaixe-o de novo de maneira que a boquinha dele cubra toda a auréola do peito ou sugue o bico da mamadeira melhor. que Se o soluço ocorrer na hora do banho, pode ser frio. Enxugue bem seu bebê e depois vista-o. Ou coloque uma roupa mais quente. Mas às vezes é preciso apenas calma e esperar passar. O próprio diafragma acaba entrando no esquema de funcionamento normal sozinho.

O que não fazer

A gente ouve muito que dar um susto na pessoa ajuda a passar o soluço. Pode parecer até bobo eu falar isso, mas não é nada recomendado para bebês. Muito menos respirar dentro de um saco, prender a respiração ou beber não sei quantos goles de água com o nariz tapado, ou ficar de cabeça para baixo. Nada disso se faz com bebês, embora possa sim funcionar com adultos e crianças maiores que têm maior controle do seu corpo.

Mitos sobre o soluço

Sabe a tal da linha molhada na testa? Pois então, isso é uma simpatia e não há nada que comprove que funciona. Fazendo uma brincadeira, o próprio nome até meio que já diz: é algo com que você “simpatiza” e a gente não explica muito bem porque simpatiza com umas pessoas e com outras não, assim como não se explica dar certo ou não. Mas também não vai fazer mal colocar a tal da linha se você achar que deve.

9 comentários

  1. Alessandra

    Oi, Shirley!

    Muito legal o texto. Por isso que gosto do seu blog. Além de trazer as suas experiências, você nos traz informações muito úteis sobre tudo!

    O meu pequeno soluçava muito quando estava na minha barriga. Eu chegava a acordar à noite, com o balancinho do soluço dele na minha barriga.

    Bjos!

  2. Camila Novaes

    Oi, adorei o tema. Sou pediatra e mãe. Realmente soluço é um enigma até mesmo par os pediatras. Mas vou dar uma dica como mãe.
    Quando o bebê tiver soluçando, algo que é tiro e queda: limão. 3 gotinhas numa colherinha de café. Não faz mal, e resolve. Faço com meu filho desde 1 mês e até hoje (2 anos e meio). Da super certo.
    Não me pergunte a explicação. So sei que da certo! Beijos

  3. Glaucia

    Muito bom esse texto. Percebi que quando minhas bebês não arrotam e são colocadas deitadas elas soluçam. Minha mãe sempre diz que é frio e quando eu digo que é por não terem arrotado e que o leite deve estar contando voltando ela debocha. Os mais velhos as vezes acham que sabem tudo. Rsrs

  4. Caroline

    Estou curtindo mto seu blog! Dicas mto úteis, obrigada ?

  5. Manoela

    Minha bebê soluciona muito, desde qdo estava na barriga. Hj, com, 2 meses percebo que ela soluça quando tem frio e quando não arrotou…é aflitivo, não gosto.

  6. Melissa

    Qdo o meu bebê tem soluço, dou água. Melhor coisa. Funciona sempre.

  7. Rosangela dos santos

    Gostei muito do texto explica exatamente oq queremos saber.
    Obg

  8. Ivonice

    Gostei muito da explicação sobre o soluço,simples a tirou todas as minhas duvidas

  9. Lara Romão

    Quando minha bebê começa a soluçar eu apenas dou de mamar e pronto, passa num instante, para todas as situações de soluço :)

Deixe seu comentário