Benefícios dos cereais infantis

Cereal infantil é um alimento que faz parte da dieta de várias crianças, mas sabia que muitas vezes ele é consumido de forma errada? Muitos pais e mães usam esse produto para engrossar o leite da mamadeira e ainda adicionam açúcar, o que não é indicado! O jeito certo é servi-lo como alimentação complementar, ou seja, no lugar do café da manhã ou do lanche, por exemplo. E sempre com uma colher, misturando o produto com leite conforme orientação da embalagem, dentro de uma tigela (como mingau).

Photo Credit: SheepGuardingLlama via Compfight cc

Além da dúvida sobre a forma correta de consumir cereais infantis, outra questão que ronda a cabeça dos pais é se esse alimento engorda. Se for consumido corretamente, uma vez ao dia, a resposta é não! Vale lembrar também que os cereais são parte importante da dieta e devem estar presentes no cardápio infantil. Atualmente, alguns cereais que existem no mercado têm fórmula enriquecida, com probióticos, ferro, vitaminas e minerais. E para que servem todos esses nutrientes? Bom, cada um deles tem uma função específica, mas explicando de forma breve, pode-se dizer que:

– os probiótico são bactérias do bem, responsáveis pela defesa do organismo. Eles ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal, a digerir certos alimentos, a sintetizar e absorver alguns nutrientes, a fortalecer o sistema imunológico, dentre outras coisas. Realmente, uma defesa e tanto!

– o ferro ajuda no aprendizado das crianças.

– Vitaminas e minerais cuidam do crescimento. São eles que fortalecem o sistema imunológico, os dentes e os ossos, permitem o bom funcionamento dos músculos e dos nervos, produzem energia e fazem as crianças ganharem aqueles centímetros a mais mês após mês.

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre cereais infantis, vale a pena inclui–lo na alimentação complementar de seus filhos, pois além de ser uma fonte saudável de carboidratos (importante fonte de energia), você garante a defesa, o aprendizado e o crescimento dos seus pequenos.

publi-incentivo

12 comentários

  1. Incentivar o uso desses cereais requer cautela. Normalmente, já são adicionados de açúcar e, mesmo que não sejam, são somente uma mistura de cereais (a maioria refinado). Então, qual a necessidade de engrossar um leite? Vai aumentar a energia (e deixar mais saciado)…. Mas é realmente necessário fazer isso? Com relação à fortificação, é importante também repensar o quanto desses nutrientes são realmente absorvidos fazendo parte de um composto lácteo. Não seria mais prazeroso que a criança obtivesse esses nutrientes por meio da variedade dos alimentos? Com certeza, há casos e casos… mas não é bom generalizadar. Aqui tem um texto que publicamos na semana passada falando sobre esses diferentes produtos que os pais costumam adicionar nas bebidas dos bebês: https://blogmaternidadesemneura.wordpress.com/2015/07/01/desmistificando-os-produtos-normalmente-adicionados-ao-leite-dos-bebes/
    Vale uma reflexão!

    1. Isabelle

      Estranhei também a publicação sobre os tais cereais e vim ler o texto para ver se encontrava alguma menção de que cereal seria este, pois meu filho de dois anos tomava mingau todos os dias de manhã com um desses cereais e eu sempre adicionava às frutas, entretanto ele começou a reclamar de fortes dores na barriga quando consumia o mingau ou as frutas com o cereal, consultei a pediatra e ela mandou suspender todos por terem muita farinha de trigo refinada em sua composição e ser muita massa para o organismo dos pequenos. O único liberado foi a aveia em flocos.

  2. Lia

    É publieditorial né gente. $$$$$

  3. Elaine Canha

    Acho que o único benefício mesmo desses cereais é ser um “engana buxo”, para aqueles dias em que estamos atribuladas. Em dias normais, prefiro fazer um mingau de aveia, que é muito mais natural e realmente contém uma quantidade de fibras decente.

  4. MARIA JOSE

    Excelente post.

  5. Silvia

    A minha bebê gostava desses cereis nas papinhas de frutas. Até um ano, eu batia 3, 4 frutas com a varinha mágica e acrescentava 1 colher de cereal. Ela adorava, mas hoje já não quer nem saber. Não come nem como mingau, nem de jeito nenhum.

  6. Angelina (minceamie)

    Gente, ela não falou de nenhuma marca e nenhum cereal e já tá todo mundo julgando? Se vcs forem videntes me avisem porque eu não sou. Se for um cereal sem açucar vai ser muito engraçado ler novamente todos aqueles comentários condenando a Shirley lá no Facebook O.o

  7. Larissa

    Poxa, adoro seu blog, facebook, instagram…
    Mas recomendar cereal para bebê/criança???????
    Tenho certeza de que, nem vc, da para seus filhos, pois sabe que se trata de pura e absoluta caloria vazia…
    Sei que vida de blogueira não é facil e que vc precisa de dinheiro (merecidamente) para sustento próprio e da sua família… Quem sou eu para saber da sua situação e da sua necessidade…
    Mas, como formadora de opinião, creio q deva evitar posts como esses…

  8. Sara

    Eu não sei quais os cereais infantis! É farinha láctea? Mucilon? Aveia?

  9. Tatiane

    Estrangeiros muito essa publicação. Acompanho esse blog desde sempre e nunca achei que veria um publi fantasma aqui. Cerais hiper processados e cheios de Açúcar são bons apenas pra quem vende. Shirley, sei que você é mãe como eu e publicitária como eu. Dá uma olhada na Ncbal, verifica a regulamentação da publicidade desse tipo de produto e reflita se é isso em que você realmente acredita. Bjo grande

  10. Dulce

    Eu adorei o texto !!!!! Chato foi ver tantos julgamentos de mães chatas! A blogueira nem citou marca nenhuma e já vem gente falando asneira

  11. Dulce

    Alilais, não se se todas sabem, mas arroz, macarrão e pão….tudo isso vira açúcar pós digestão. Por que não oferecer o cereal então? Adorei a explicação dos outros nutrientes. Eu uso e minha filha de 2 anos adora! Meu pediatra falou que é uma ótima forma de dar o FERRO pois ela esta comendo mal comida. Caloria vazia é quando é apenas um alimento que não carrega nutrientes. Não é o caso aqui! Shirley, adorei! Não ligue para os julgamentos. Continue escrevendo aquilo que julgar relevante esclarecer a nós! Bj

Deixe seu comentário