Dicas para tirar fotos do bebê

Estava aqui pensando como hoje é fácil ter fotos dos nossos filhos. Tem inclusive fotos que a gente, a família ou os amigos tiram que nem chegamos a ver direito, né?

Aí que tem momentos que são mesmo inesquecíveis, mas às vezes a gente não consegue imagens boas para guardar. E resolvi buscar algumas dicas legais para fazer boas fotos de bebês e crianças. Algumas eu já estou usando por aqui com o Caê.

Dicas de foto

https://static.flickr.com/3393/3262703336_6dc9ff109f.jpg Photo Credit: Cristiano de Jesus via Compfight cc

  • Tenha sempre uma câmera pronta. Pode ser a do celular mesmo, pois hoje há alguns que tiram fotos de qualidade bem boa. Mas se você gostar de usar uma câmera mesmo, deixe ela fácil para você pegar sempre que aparecer uma cena bacana. Ah! E deixe a câmera no modo automático, só para ter rapidez para as cenas mais espontâneas
  • Os bebês bem novinhos ficam fofos quando fotografados dormindo. Aproveite para ter algumas dessas fotos
  • Não use flash. Por vários motivos: o flash pode assustar e incomodar bebês e crianças, tira a espontaneidade da foto, pode deixar os olhos vermelhos e fazer com que as cores da foto fiquem distorcidas.
  • Quando quiser que o bebê olhe para a câmera, faça alguns barulhos com a boca, eles sempre ficam curiosos e com aquela carinha de quem está prestando atenção
  • Faça uma “produção de cenário” quando souber que quer tirar alguma foto. Pode parecer que não, mas tudo sai na imagem. se quiser fotos mais legais, tire o que puder ficar aparecendo demais no fundo, como brinquedos, revistas, mamadeiras, fraldinhas de pano…
  • Para ter fotos com boa luz, posicione-se sempre de maneira que a fonte de luz, seja o sol, uma lâmpada ou um abajur, esteja nas suas costas. Se fizer o oposto, seu filho vai aparecer em sombra, como uma silhueta. Também pode dar fotos bonitas, você só precisa definir que tipo de imagem quer para não se frustrar depois.
  • A luz mais bonita é a natural e tem dois momentos do dia em que ela fica ainda mais especial e é chamada por fotógrafos de “hora dourada”. Isso ocorre na primeira hora após o nascer do sol e uma hora antes dele se por. Em praias, parques, jardins, as fotos ficam lindas!
  • Abaixe-se para ficar da altura do seu filho. As fotos ficam menos distorcidas se a altura da câmera e do que for fotografado for a mesma. Isso serve para fotos de animais também, vale a dica.
  • Ao usar câmeras mais complexas, mude o programa para fotos de close quando quiser fazer uma foto só do rostinho do seu filho. E fique a uma distância de até 60 cm dele.
  • Já para tirar fotos em movimento, escolha essa opção na câmera. Em muitos celulares existe uma opção que tira de três a cinco fotos na sequência e escolha a melhor.
  • Para as crianças maiores, não peça para dizer X, elas ficam com sorriso forçado. E aproveite depois de sonecas e das refeições, quando eles costumam ficar com carinhas bem felizes.
  • Existe uma regra em fotografia chamada regra dos terços. Consiste em dividir a imagem em três tanto na horizontal quanto na vertical. O visor ficará dividido em 9 partes iguais. Coloque o objeto de interesse – o seu filho, por exemplo – não no centro, mas em algum dos outros quadrados e olhando para o centro da tela. A foto fica mais interessante.

Deixe seu comentário