Os benefícios da amamentação para a mãe (que quase ninguém fala)

Todo mundo está cansado de saber que a amamentação traz inúmeros benefícios para o bebê, mas vocês sabiam que essa experiência também traz muitas coisas boas para a mamãe? Sim, se comenta muito sobre a criação de vínculo entre mãe e filho, sobre o bebê adquirir anticorpos e ficar mais forte e saudável, sobre ser o alimento mais rico para a criança, mas tem um tantão de outra coisa bacana que pouca gente comenta e é sobre isso que vou falar hoje.

Os benefícios da amamentação para a mãe:

Amamentar emagrece: sim, amamentar faz com que a mãe volte para o seu peso normal em menos tempo (faz com que ela perca até 800 calorias por dia, só por estar amamentando). O que é ótimo. Ou alguém duvida disso?

Amamentar faz a mãe perder a barriga mais cedo: as contrações do útero, desencadeadas pela ocitocina, que é produzida durante a amamentação e faz os seios ejetarem o leite,  fazem com que o ele volte para o seu tamanho original em menos tempo deixando a barriga da mamãe em forma mais rápido.

Amamentar faz a mãe se acalmar e relaxar: aqui entra a ocitocina novamente. Esse hormônio, conhecido como o hormônio do amor, é produzido durante a amamentação e faz com que a mãe se sinta melhor, mais relaxada e calma.

Amamentar ajuda a evitar o câncer de mama: vocês sabiam que mulheres que amamentam por, pelo menos, 6 meses ou mais tem menos chance de desenvolver câncer de mama? Sim, isso é mais um dos ótimos benefícios da amamentação. (Fonte: Journal of the National Cancer Institute).

Amamentar protege a mãe contra doenças cardiovasculares: segundo um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh mães que amamentam tem menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Ótima notícia, não?

Amamentar ajuda a evitar o câncer de ovário: além da mama, o ovário também está mais protegido em mulheres que amamentam.

Amamentar faz com que a mãe tenha menos chance de hemorragia e anemia: a amamentação ajuda no desprendimento da placenta, o que faz com que a mãe tenha menos sangramento e assim evita hemorragias e anemia.

Amamentar diminui o risco de diabetes tipo 2: quanto mais a mãe amamentar, menos risco ela terá de desenvolver diabetes do tipo 2.

Amamentar serve como método anticoncepcional natural: a sucção do bebê aumenta os níveis de prolactina e esse hormônio ajuda a inibir a ovulação, reduzindo a probabilidade da mulher engravidar (atenção: mas, não confie apenas nisso como forma de evitar uma gravidez. Converse com seu GO sobre métodos anticoncepcionais).

Amamentar leva a menos faltas no trabalho: como os bebês amamentados tendem a ser mais saudáveis, há chances de ficarem menos doente e da mãe faltar menos no trabalho.

Amamentar poupa tempo, dinheiro e energia: como o leite está ali, sempre disponível e pronto, a mãe não perde tempo preparando mamadeiras e nem gasta dinheiro comprando fórmulas. Excelente!

>>>Confira, nesse vídeo, 10 dicas para aumentar a produção de leite:

 

 

 

27 comentários

  1. Livia

    Amamentar eh a melhor coisa do mundo. Nada descreve esse momento. Já tenho saudades

  2. Denise

    Adorei essas informações porque amameto a um ano e inclusive emagreci demais , ja sou magra e perco peso fácil …agora então , tem horas que penso que vou sumir de tão magra que estou. Estou até me achando feia.Aff tudo em nome da nossa pequena Fernanda pela saúde e tudo mais .Obrigada.

  3. Nidian Araujo

    Amamentei minha filha até 1 ano, foi maravilhoso.

  4. Daniele Pavanelli Fidelis

    Deus realmente é perfeito! No começo é tão difícil , mas depois só benefícios pra mãe e filho

  5. Marilia

    Meu bebê tem 1 ano e adoro amamentá-lo

  6. Patrícia Falcão

    Verifique o item “tenha menos chance de ter hemorragia e anemia”. Evita porque a ocitocina provoca contração do útero. A placenta é retirada no parto, portanto a mãe não a tem mais quando amamenta. A propósito, tenho uma bebê de 3 meses e a coloquei no peito na sala de recuperação. Ela pegou na mesma hora e nas mamadas seguintes sentia uma cólica fortíssima do útero contraindo. Continuo amamentando e a pequena crescendo saudável…

  7. Janaina

    Deus é sábio.

  8. Jaqueline

    Oque faço para alimentar o meu leite ?meu bb tem trinta dias e meu leite não está sendo suficiente pra ele

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Jaqueline!
      Você deve procurar seu médico, ele poderá te ajudar.
      Bjs

  9. Verônica

    Minha filha vai completar 2 anos este mês e sigo amamentando!!

  10. Cissa

    Pra mim não funcionou sobre emagrecer… Minha filha mamou por 2 anos e 1 meses hoje está com 2 anos e 8 meses e ainda não consegui emagrecer. Faltam 10 quilos pra voltar o peso que estava antes de engravidar!
    Quanto ao resto. Concordo com tudo.

    1. Suelen

      Cissa, estou na mesma situação que você, mas no meu caso a culpa é da sobremesa hahahahaha, se não fosse pela amamentação já teria recuperado o peso que perdi no pós parto.
      Amamentar é tudo de bom, fora todos os benefícios para as mães e bebês a praticidade e economia são fatos indiscutíveis.

  11. gislaine

    eu so dou peito pra minha filha…..ela esta com 1 ano e 8 meses e pretendo continuar….

  12. Flávia

    Excelente post! Sou mais uma apaixonada por amamentação! Minha filha mamou até 2 anos e 2 meses, desmamando naturalmente, e eu já grávida de novo. Muito em breve espero curtir esses momentos maravilhosos com meu filho que está chegando!

  13. Barbara

    Amamentar é divino! Eu voltei ao meu peso em 4 meses e olha que engordei quase 20 kg na gestação! Meu bebê está com 5 meses e minha barriga está normal!!! Sem contar a felicidade de ver que meu príncipe está se desenvolvendo muito bem….

  14. Lidia

    Olá mães, vcs utilizam anticoncepcional durante a amamentação? Meu médico disse que não há nenhum risco para o BB ou produção do leite, mas estou receosa sobre os efeitos a longo prazo…afinal, são hormônios…

  15. Francine Alves Cerdeira

    Estou amamentando o meu filho, ele tem 3 meses e está com 7 kg de pura gostosura, super saudável, calmo, tranquilo. Espero amamenta-lo por muito tempo, estou apaixonada pela amamentação, é a melhor coisa do mundo.

  16. Elisa

    Lidia, eu estou usando DIU sem hormonio e tá ótimo. Nunca mais uso AC, aquilo acabava com a minha libido e eu nem sabia.

  17. Cristina Oliveira

    Gostaria muito de ter amamentado meu filho, afinal sei dos inúmeros benefícios, mas infelizmente devido a uma cirurgia não tive este privilégio. Ainda bem que existem boas fórmulas infantis que atenderam às necessidades do meu filho e ele cresceu e se desenvolveu muito bem!

  18. Lidia

    Obrigada, Elisa!

  19. Carolina

    Amamentação é. realmente muito bom e importante para o bebê. e para a mãe. Mas nem tudo é igual para todas. Tenho 2 filhos e amamentei os dois (ainda amamento o mais novo com 1ano e 2 meses), mas não emagreci e nem emagreço com facilidade enquanto amamento. Do mais velho só emagreci após parar de amamentar e também não relaxo não, fico tensa e muito cansada. Amamento pelo meu filho porque tenho certeza de que para ele é bom, vejo que ele se recupera mais rápido de viroses do que o mais velho que já não amamento mais, vejo que ele ama ser amamentado e que o vínculo que foi criado é maravilhoso.

  20. Andrea

    Lidia, uso anticoncepcional próprio p qm amamenta q meu médico receitou, mas realmente ele me disse que acaba com a libido. Minha filha vai fazer 2 anos semana q vem e ainda amamento, o que acho ótimo, porque sou super incentivadora da amamentação materna.

  21. Katia

    Gosto muito de amamentar, mas não emagreci nem um grama e estou menstruada há 1 mês!
    No mais está sendo maravilhoso amentar.

  22. patricia

    ENGRAVIDEI AMAMENTANDO ENTÃO NÃO PROCEDE QUE E UM METODO CONTRACEPTIVO NATURAL!!

  23. Ludmila

    Ahhh eu AMO amamentar amamentei ate uns meses atrás…minha filha largou aos poucos e com 1a 4 m ela foi deixando…..sinto mta saudades e acho um SACO fazer mamadeira ahhaha minha bebe tem 1a 7 m mas foi um período maravilhoso e intenso ela adorava o tete eu nunca neguei e sempre foi L.D e estamos ótimas e ela suer segura e resolvida é um grude comigo ela as vezes pede tete dai dou o peito e ela naooo mama hahhahaha….mas eu emagreci sim so mesntruei depois que ela largou………

  24. Debora

    Amamentei meu filho exclusivamente até os seis meses, depois introduzi outros alimentos, mesmo assim não deixei de amanenta-lo, ele deixou por ele mesmo com dois anos e meio. E de fato, ele é super saudável e a mamãe esbelta hahaha.

  25. Màrcia Érica

    Estou prestes a voltar para o trabalho e não consigo armazenar leite suficiente para o meu bebê. Estou em pânico .Não sei o que fazer e não quero dar fórmulas para ele.Estou me sentindo muito mal com isso.Me ajudem por favor!

Deixe seu comentário