Saudades que mãe tem

Há alguns dias, escrevi um comentário no Facebook que deu o que falar. Eu desabafei dizendo que sentia saudade de sair sozinha, tomar um café e comer uma coxinha, e aí foi uma avalanche de mães comentando que também sentiam saudade de um monte de coisas.

Como me identifiquei com vários dos comentários feitos, achei que muitas de vocês também iriam se identificar, e então resolvi transformar aquele post do Facebook em um post aqui do blog.

E foi assim que surgiu essa listinha, de saudades que mãe tem. Aposto que você vai se ver em vários desses comentários e que terá tantos outros para acrescentar (é só deixá-los no espaço para comentários abaixo).

saudade que mae tem

Photo Credit: niceones77 via Compfight cc

Saudades que mãe tem:

  1. De chegar do trabalho, tomar um banho e lavar a cabeça, deitar na cama, ler um livro, comer uma pizza e depois dormir até o outro dia.
  2. De ir para um shopping, olhar as vitrines, experimentar as roupas com calma, deitar na minha cama com um cobertor e terminar um livro que comecei há três meses.
  3. De colocar um salto alto e ir almoçar com a galera do trabalho.
  4. De sair sem horário pra voltar pra casa.
  5. De sair caminhando, sentindo um vento no rosto, sossegada.
  6. De de ficar sozinha um pouco.
  7. De dormir uma noite inteira, de banhos longos, de chegar de madrugada em casa com meu marido, de poder prestar atenção em um filme,  de comer uma refeição quentinha.
  8. De chegar em casa, tomar banho sem pressa e ficar no sofá de pijama até dormir.
  9. De dormir a noite toda.
  10. De sair final de tarde para pedalar de bicicleta.
  11. De ir ao cinema, comer muita pipoca com guaraná e váááriass balas.
  12. De ir à praia cedinho, molhar os pés no mar, sentir o solzinho de outono no rosto.
  13. De não ter horários, de assistir a um filme à noite com o marido, de poder dormir quando bater o cansaço, de não ter que levantar cedo.
  14. De dormir, dormir sem pressa de acordar.
  15. De poder viajar para onde quiser sem me preocupar com toda a logística de levar uma criança junto.
  16. De tomar banho por mais de 3 minutos.
  17. De assistir novela de pijama e acabar o dia ali.
  18. De não fazer nada, de dormir até cansar, de ver TV como se não houvesse amanhã.
  19. De fazer a unha.
  20. De quando podia sair sem compromisso e sem hora para voltar.
  21. De ir na drenagem 1x por semana.
  22. De sair com as amigas para um chopp sem ter hora p ir embora.
  23. De ver um filme inteiro.
  24. De ter liberdade.
  25. De almoçar final de semana com as amigas.
  26. De passar um dia inteiro sem ter que me preocupar com outra pessoa.
  27. De sair à noite.
  28. De olhar vitrines e fazer unha e cabelo.
  29. De tomar um banho demorado, de ir ao salão fazer as unhas, de almoçar calmamente. E por fim…
  30. … Eu também estou louca de saudade de mim.

64 comentários

  1. Aline

    E no dia que pudermos fazer tudo isso vamos morrer de saudades da correria que é cuidar dos nossos pequenos.

  2. Ketner

    Da casa ser silenciosa, só ouço gritos o dia todo.

  3. Adriana

    Saudades de acordar no domingo, tomar um café da manhã bem gostoso, deitar no sofá e dormir denovo até a hora do almoço

  4. Alessandra

    =/ ai amiga, que saudades de mim também…..

  5. Mariana Dorna

    Primeiramente bom dia, e parabéns pelo blog!
    E parabéns, de novo, pelo post.
    Acho que o que muitos não entendem, é que essa saudade nãoé sinsinônimo de arrependimento, de menos amor ou menos entrega! É Saudade mesmo! Por mais que daqui um tempo dê para voltar a exercitar vários itens da lista, não será como era antes… Minha bebê está com 5 meses, e apesar de complementar, ainda amamento…e sinto uma saudade danada da minha progressiva rs… Saúde e proteção para vc e sua família!

    1. edna

      Falou tudo !!! Ah q saudades da progressiva tbm !!!

  6. Ludmila

    ahhh menina isso tudo é vdd mas tem algumas coisas que eu faço……tomar banho demorado mas o problema é a pequena chamando na porta ahhahaha…e comer eu como tbm primeiro dou comida a minha filha e depois eu como…pq se tem uma coisa que eu detesto e comida fria…….entao eu consigo comer quentinha assim ou enquanto ela ta distraida com a carne que ela ama eu como suce…..mas de assistir TV o final de semana todo sem se preocupar com o que vamos comer e horario isso sinto mtaaaa falta e do cinema tbmmmmm……bjinhoss

    1. Thalyta Vilella

      Super me identifiquei. Mas ao mesmo tempo, achei – e venho achando – soluções pra cada uma das coisas dessa lista: ou faço todas as coisas pra ele primeiro, ou faço depois que ele dorme, ou faço junto com ele. Assim, eu nem deixo de fazer nada, nem me estresso. Se já fui criticada por isso? Jáááááá!!!!! De várias formas e por várias pessoas. Mas quer saber? Nem ligo, porque isso foi o que deu – e tem dado – certo pra mim e é isso que importa!!!!!

  7. Liliana

    Saudade de….acordar,virar pro lado e dormir de novo.
    Saudade de …ter uma barriga que não marca em praticamente todas as roupas….aliás, saudade das roupas que não me servem mais (ainda, rsr)
    Saudade de alguns amigos que não saem mais junto, porque sair conosco agora é aquele ‘trupé ‘ kkk isso pra não falar das limitações de lugar pra ir…
    E me identifico com todos acima tb kkk

    1. Rina

      Verdade tem amigos que me falam ah Rina não te chamei porque lá não é ambiente para levar criança, ou Você tem muitos filhos aí fica complicado

  8. Juliana

    Amo meu filho, mas sinto saudades do meu corpo magro e minha barriga zerada! Sinto falta de me sentir atraente. Sim, depois que ganhei meu bebe, não consegui me sentir atraente, bonita. To sempre descabelada, com roupa de ficar em casa, de tênis ou crocs. Quando saio não consigo colocar minhas roupas mais bonitas. Sempre tá aparecendo alguma coisa, sutiã de a amentação ou calçolão!!!! Afff fica difícil ficar bonita pro marido!!! Estou tentando me redescobrir, mas sinto saudades disso…

  9. Renata

    E eu sinto muita falta de ficar a sós com o marido: sair a noite, passear sem preocupação e principalmente viajar, que é uma das coisas que mais amo na vida!….Um tempinho só para nós, sabe?? :-)

  10. Renarta

    Dormir a noite inteira; Dormir ate tarde; Dormir a tarde; Dormir, dormir, dormir…

  11. Bianca Silvestrin

    Sinto saudade de poder sentir preguiça

  12. Jacleive

    Nossa… Chorei lendo isso… Porque é exatamente isso que estou sentindo no momento… Tenho um menino de 3anos e outro baby de 3 meses… Nossa é muito corrido as vezes pareço meia doída, perdida,fora de mim… E nem sei como dou conta de tudo… Mas se me perguntar se faria tudo de novo? Faria sim, sem pensar duas vezes… Porque não vivo sem eles… É tudo que tenho de mais precioso!!!

  13. Cristiane

    Sou mãe há 17 dias..E tô com sdds de mim..E do meu marido. De assistir um seriado embolada com ele e os gatos, bebendo um bom vinho.

  14. Cy

    Atualmente sinto saudade de prosecco e caipirinha! ?

    1. dani Mazão

      Kkkkkk….eu tbm !!!
      E da vodka

  15. Adarita Mendes

    Além de tudo isso, sinto falta de fazer o que eu quiser fazer, quando eu eu sentir vontade, sem deixar pra depois porque o bebê não deixa… porque não da de fazer naquele momento!

  16. Julia

    Eu e marido fugíamos pra praia num sábado aleatório bem cedinho e voltávamos a noite, o dia inteiro sem celular sem compromisso só nós dois. Algo que só na memória mesmo. Até se deixássemos as crianças com alguém, a cabeça vai ficar com elas e não iremos aproveitar o dia como antigamente

  17. Joyce Mello

    Saudades de dormir e acordar no meu tempo e não quando a criança deixa. Saudade de fazer uma refeição inteira sem parar pelo menos umas cinco vezes pra atender a criança. Saudade de tanta coisa… Mas com certeza se não tiver mais nada disso a saudade vai ser muito maior!!!

  18. Fabia

    Eu sinto saudade de “ouvir” o silêncio. Com três filhos, ele não existe por aqui.

  19. Alana

    Realmente quando passamos a ser mae tudo muda, amamos infinitamente nossos filhos, mas uma vez por outra sentimos aquela saudade de fazer algo e nao ter preocupacao com nada, as vezes damos aquele jeitinho pra sair distrair a mente, mas como se nossas cabecas estao presas aos nossos filhos, ou seja nada e como antes… Como ja disseram vai ficar so na memoria mesmo.

  20. rosana

    Tenho saudade de ir ao banheiro sozinha, de ir fazer as coisas que tenho que fazer sem anotar antes…Saudades de dormir quando tenho sono e por aí vai… Acho que um dia passa a vontade e a gente acostuma…

  21. Maria

    De namorar o marido a qualquer hora, e em qualquer lugar da casa.

  22. Simone.

    Um dia os filhos crescem e ficamos com saudade deles. Tenho uma menina de 14 anos e sinto falta das coisinhas de crianças.

  23. Janiele

    Eu ainda não sou mãe, mas estou na espera pela adoção e eu tenho fé em Deus que em breve esse sonho vai se realizar, mas, vcs falando assim até parece que depois que a gente realiza esse sonho que é de muitas mulheres a gente se arrepende.

  24. Renata

    Saudades de fazer as refeições tranquila, de fazer xxixi sem ser interrompida, de tomar banho devagar, namorar, de dormir sem me preocupar com o sono da minha filha e muitas outras coisas.

  25. Gabriela

    Saudades de mim! Ficamos meio sem identidade por um longo tempo, perdidas no mundo intenso e tenso que é a maternidade, mas acho que conforme os babys vão crescendo e se tornando mais independentes as coisas melhoram!

  26. Gabriela

    Tenho saudade de deitar pra dormir e “DESLIGAR”. Meu sono nunca mais foi o mesmo. Pareço estar sempre de prontidão! Meu filho tem apenas um ano, mas as mães que conheço dizem que é assim até virarem adultos!!!

  27. Daniele

    Haaa.. Tenho saudade da noite!
    Eu e meu marido adoravamos sair juntos sem hora d ir e voltar, e eu sempre c um bom salto alto.
    E as viagens?!.. Essas tb fazem falta..
    Sem rumo, sem compromissos.
    Mas tb confesso, estou amando a maternidade, e creio q logo logo teremos mais tempo p nós.

  28. Patricia

    Tambem sinto saudades de algumas coisas que eu fazia antes de ser mae!Minha filha vai fazer 4 anos e ja consigo retomar algumas coisas que eu amava fazer. Mesmo sentindo saudade ate de mim, hj sou muito maisfeliz. Eu e meu esposo dizemos que ela e nossa verdadeira alegria!

  29. Cristiane

    Bom dia , mamães .
    Tudo isso eu sinto muitaaaa falta , mas a parte de ir fazer a unha sem ter hora para voltar e dormir sãos momentos que mais me fazem falta Ter um tempo só para nós…Mas todo esforço é recompesado com essas seres que enchem nossa vida de luz .Bjs mamães .

  30. Bianca

    Faltou na ista: Ir ao banheiro sem acompanhantes ou observadores…

    1. Telma

      Sinto saudades de ir ao banheiro sozinha……sem ter ninguém me chamando ou chorando que quer entrar….kkkk

  31. Valeska

    Nossa, muita, mas muita saudade de mim…
    Amo meu anjinho, mas como esse início é difícil!

  32. beatriz

    O que sinto mais falta é da falta de compromisso com algumas coisas…
    Hoje sou obrigada a fazer várias coisas pra suprir as necessidades do meu filho, o que antigamente eu podia simplesmente deixar pra lá…

  33. Elisangela

    sinto falta.de tomar banho demorado,ir ao banheiro sem publico e domir uma noite inteira sem acordar uma so vez.

  34. Graças Rubia Falcao

    Nossa vida parece ser feita de saudades,ja senti essas todas…hj20 anos depois sinto o inverso…sinto falta de ser motorista,enfermeira,cantora,artista,sim mae e td isso e mais..alegria qdo chegam,de me afogar em lagrimas qdo vao…sinto falta de qdo precisavam de mim pra td

  35. Letícia

    Amo a minha Ana Clara, amo mais q tudo nesta vida. Mas sinto muita falta de tudo isso, ainda mais q não tem meus familiares perto de mim.

  36. eumira

    Sinto falta mesmo de acordar bem cedinho pegar minha bike dar uma volta na praia e voltar quanto eu estivesse muito cansada!!!

  37. Amanda

    Sinto muita falta de me arrumar, de usar salto sem me preocupar em correr atrás de ninguém. Sinto falta de ir ao mercado fazer compras e escolher as coisas com calma, sem criança chorar porque viu o biscoito. Sinto mt, mt falta de simplesmente não fazer nada!!!

  38. Vanessa Sayão

    Saudade de amar o inverno! Época em que nos vestiamos e que comiamos melhor. Hoje é a época em que não saimos no pronto socorro.

  39. Milena salvador

    Meu Deus !!!! Não sinto nenhuma dessas saudades pq a minha vida hoje é muito mais completa do q antes da maternidade!!! Quem pensa assim deveria ter conversado mais antes de escolher a maternidade. Realmente tudo muda . Mas a recompensa é muito melhor

  40. ezileide

    Saudades dos meus problemas, só os meus…agora esses são coadjuvantes ou melhor com duas filhas nem tem espaços pra eles….kkkkk

  41. Nivea

    Saudades de passar o dia na cama: vendo filme, comendo e fazendo sexo! Sem me preocupar com mais nada!!! ;)

  42. Mariana

    Oi, você tá lendo pensamentos à distância rsrs. Tudo isso mesmo…

  43. Melissa

    Gente, não é arrependimento de ser mãe, de forma nenhuma! Eu amo ser mãe, amo meu pequeno acima de tudo! Mas sinto falta sim de certas coisas! Sair sem hora pra voltar, poder curtir um happy hour com amigos, viajar… o restante faço numa boa, acertando aqui e ali. A maternidade muda a vida da gente, mas quem disse que muda pra pior?
    Ontem tava observando meu bebê, que está com quase 6 meses, que fase deliciosa, que coisa mais linda, e eu sei que também vou sentir saudade desse tempo! Tudo que é bom sentimos saudade!
    Jamais arrependimento! =)

  44. Ana

    Afff, da até medo dede ser mãe, o post fala dede um jeito q desanima pra caramba…. Sem falar q tem alguns itens q se repetem por diversas vezes, só pra aumentar mais ainda aa lista ( como por exemplo tomar banho sossegada e ficar no sofá)….. Na verdade muitos posts desse site da a impressão de q a pessoa parece até q se arrepende de ter tido filho…. Para

  45. Ana Paula

    Ahhhhh euu sei o nome disso: ARREPENDIMENTO…. Sai fora, estou gestante de 6 meses, primeiro filho, acho q isso não faz bem pra mim….

  46. juliana feress

    De sentar a mesa com meu marido para fazermos as refeições juntos..

  47. Cissa

    Saudades de ver qualquer coisa na tevê, que não seja desenho… De sair pra dançar… De fazer programas de adulto… De ir no banheiro sossegada… De dormir até a hora que quiser… De cuidar mais de mim… Saudades da pessoa que eu era antes de ser mãe… Mas, por outro lado adoro várias coisas que só quem é mãe sente. A nossa vida muda muito depois da maternidade, a gente tem que ir se adaptando, se reinventando, se redescobrindo, se conhecendo de novo.

  48. Rita

    Sinto saudade de mente vazia… Aquela fase de preocupação 0, quando nenhum dos meus medos era grande o bastante pra me tirar a paz!

  49. Mariana

    Sinto saudade de jantar fora e poder ficar conversando por horas depois de comer, sinto saudade de namorar meu marido com freqüência, sinto saudade de dormir!

  50. Andréia

    Saudades de ver minha casa organizada, de dormir até tarde, de sair sem hora para voltar, de comer qualquer coisa…Saudades de ser mulher rsrs sinto saudade de td isso mas amo minha pequena e não sei fazer mais nada se ela não estiver junto…minha eterna companheira!!!!

  51. beth

    Deixa td isso para 3 idade que é muito chata, ai vcs vao sentir saudades de td isso .

  52. Josi

    Tenho um menino de 1 ano e 5 meses….Já senti saudade de várias coisas citadas acima
    Mas a cada dia que passa vou me organizando e já consigo fazer quase tudo que fazia antes, mas porque o papai e super parceiro.

  53. Ana Paula

    Não se trata de arrependimento, é sentir falta mesmo. Essa lista é como um ‘grito de socorro’ por todas nós, mães, que muitas vezes não tem o seu trabalho reconhecido e valorizado. Claro que os pequenos nos dão alegrias impagáveis, mas como sinto falta de FAZER AS UNHAS, toda semana! Isso é o que mais me atormenta, podem pensar que é futilidade,mas pra mim não é.

    1. Angela

      Gente, sinto saudade mesmo… É de tudo isso. Casa cheia, filhos chegando da escolinha com as carinhas suadinhas, com um sorriso mais gostoso e contando como foi as brincadeiras daquele dia. Dizendo pra entrarem pro banho, pra juntarem as roupas que deixaram espalhadas, entre tudo que mães fazem. Hoje mudou a cena… Depois de casados, eu e meu marido ligamos e perguntamos; vc/a vem almoçar aqui hoje? Ainda bem que são presentes de Deus🙏🙏🙏 tudo passa muito rápido!!!! Hoje curto a coisa mais linda da vovó🌹Minha neta😀😀

  54. Nívea

    Só digo uma coisa, Shi: da próxima vez que sairmos, precisamos comer uma coxinha! Eu AMOOOOO! E sinto a maior saudade!

    Bjs, querida!

  55. Penellope

    Sinto muitaaaaaaa falta do item 1! Também de sair, limpar a casa e saber que ela continuará limpa e arrumada nos próximos 5 minutos kkkk entre outras coisas. Aaah viajar como sinto falta disso!

  56. Erica

    Hoje que me dá mais saudade é o meu trabalho…..

  57. Sabrina

    De sentir falat disso tudo é não ser criticada pelo marido. Eles acham um absurdo a mãe dizer que sente falta da mulher que era antes da gravidez, que quer ficar longe do bebe por umas horas.

  58. Cristina

    Estava pensando, sobre isso hoje!!! Faz tempo q nao saio as 6f, apos o trabalho com meu esposo!!!! Ai q saudaeeeee, mas a outra saudade nos espera em casa, rsrsrsrs.

Deixe seu comentário