Ser mãe doi

Ser mãe é a experiência mais forte, transformadora e engrandecedora que uma mulher pode experimentar, mas ser mãe também doi, nos faz sofrer, corta a nossa carne e o nosso coração.

Parece que, como nunca, na maternidade se faz valer aquele ditado “no pain, no gain” e vivemos isso todo santo dia, do nascer até o por do sol e do por do sol até o nascer novamente.

mae

Doi quando a gente vê o corpo se transformar, quando sentimos o corpo se dividir em dois para trazer uma nova vida, quando nossos hormônios entram em ebulição. Doi ver a dor da cólica, a dor do dente nascendo, a dor da primeira rejeição. Doi quando não podemos dormir uma noite inteira de sono, quando temos que levantar da cama muitas mais vezes que gostaríamos, quando não descansamos por meses a fio. Doi muito quando eles ficam doentes, quando não sabemos o que eles tem, quando eles se põem a chorar.

Doi não poder mais fazer o que a gente fazia antes, não ter tempo para ir ao cinema, não conseguir nem tomar uma xícara de café. Doi não poder mais chegar em casa e ver TV de pijama atirada no sofá, não poder dormir e acordar a hora que bem entender, não ter mais o direito de ir e vir sem se preocupar com todo uma logística por trás.

Amamentar doi, não amamentar doi mais ainda. Doi quando o filho não come, quando ele insiste em fazer birra, quando ele faz o contrário do que você gostaria.

Doi quando você não sabe se está acertando, não tem certeza se está sendo uma boa mãe, se pergunta se tudo é mesmo tão difícil, tão complicado, tão desafiador.

Doi quando você sente culpa (e você se culpa por quase tudo), quando as pessoas te culpam, quando você se vê julgada. Doi ouvir palpite a todo momento, ouvir críticas à sua forma de criar, ao seu jeito de educar. Doi quando alguém dá algo para seu filho comer sem pedir a sua autorização, quando te desautorizam, quando fazem pouco caso das regras que você considera importantes.

Doi, e doi muito, doi acima de tudo o medo que ser mãe traz. O medo do futuro, o medo da violência, o medo que o seu filho venha a sofrer. Nós, mães, gostaríamos de poder protegê-los para sempre, assim como fazemos quando eles são bebezinhos, mas isso não é possível. Eles são do mundo.

E doi saber que eles são do mundo, porque um dia vão embora, deixam nossas casas e deixam a convivência diária para trás. Doi pensar que um dia os abraços não serão mais tão frequentes, o sorrisos poderão ser só de final de semana e um telefonema poderá ser o que de mais próximo você terá por semanas ou até meses. Doi pensar na saudade, na falta, na ausência. Doi pensar que o mundo os levará para longe sem dó nem piedade e isso faz parte da vida, faz parte da existência, faz parte do seu crescimento e realização.

Doi só de pensar em toda essa dor, de pensar nas coisas que ainda nem passamos, mas doi acima de tudo pensar que poderia se passar pela vida sem ter experimentando toda essa força pulsante que é ser mãe.

Se por um lado doi, e doi muito, doi nas pequenas e nas grandes coisas, por outro, como eu disse lá no início, também enaltece, engrandece, completa. Ser mãe é viver uma montanha russa de experiências e emoções, e se encher e se fartar do maior amor do mundo, mas também saber que ele vem acompanhado de preocupações, de entregas, de perdas e de desafios.

E longe de mim dizer que toda essa dor não vale a pena. Vale sim. Vale cada suspiro dado, cada lágrima derramada, cada pingo de suor que cai. Vale a dor da carne, da alma e do coração, porque amor de mãe é o sentimento mais forte que alguém pode experimentar e nada substitui essa experiência. Nem de longe.

110 comentários

  1. Natalia

    Esse texto mudou meu dia hoje! Obrigada!

  2. Jéssica

    Que lindo! A cada dor nos tornamos mais fortes!

  3. Francini

    Lindo demais!! Vc conseguiu transformar em palavras o que sentimos!! Parabéns!!! Vou guardar pra sempre no meu coração de mãe;) Obrigada!

  4. Talita Gonçalves

    Que texto mais lindo!!! É bem assim. Ser mãe dói ❤️

  5. Rejane Sousa Silva

    Lindo texto, amei!

  6. Diana

    Nao me identifiquei-me.

  7. Viviane

    Texto perfeito e emocionante. Ser mãe é uma soma de sentimentos de sentidos. Só Deus pode nos por a prova. Agradeço todos os dias por ter essa sensação, esse estado de graça.

  8. Ione

    Exatamente o que estou sentindo!
    Dói demais!!!

  9. Vania

    Lindo texto.

  10. Larissa

    Parabéns ! Lindo texto, quem
    Passa por tudo isso se identifica muito!muita midança dói em nós e dói muito mais quando vemos nossos pequenos sofrer! Discordo com o comentário que somos frescas! podemos sentir qualquer sentimento sim, porque somos humanos que temos coração e alma!
    Acompanho seu blog sempre! Excelente! Inspirador
    Bjks
    Larissax

  11. Nicoly Lummertz

    Amei o texto… Lindo!!
    Aproveitando a deixa, está é minha página no facebook, está no inicio mas bora dar uma espiadinha e um ‘curtir’ amigo ;)
    O nome da página é ‘Eu me chamo Marjorie’ fala de minha vivencia como mãe de primeira viagem de uma menina chama Marjorie.

  12. marta Ribeiro

    O amor de mãe para com o filho é algo divino. É um amor, que nos faz doer o coração só em pensarmos que algo pode acontecer a eles. É assim o amor que Deus também sente por nós.

  13. ezileide

    Dói muito. …mais muiito em ver minha pequena chorar de fome e não conseguir comer devido a arlegia alimentar…dói de partir o coração ver ela contorcendo de dor (cólicas) mas mesmo assim abre um grande sorriso qdo me vê….Há são tantas dores…tantos momentos difíceis q tem hora q acho q não vou conseguir, porem há outros tao sublimes, especiais…muito amor…onde há unica certeza é q não trocaria nada nesse mundo pela experiência de ser mãe de duas princesas. Essa é minha essência, minha vida e meu maior orgulho.

  14. Regilaine Ishikawa

    Texto perfeito. Se existe um sentimento maior e melhor que ser mãe Deus guardou só pra ele. Tenho a honra de ter uma menina de 5 anos e um menino de 2 anos, passo tudo por eles!

  15. Milena

    Acho extremamente cruel dizer que “amor de mãe é o sentimento mais forte que alguém pode experimentar e nada substitui essa experiência. Nem de longe”, principalmente com as mulheres que não podem ser mães, por diferentes motivos (alguns que talvez nem imaginem que existam). Além de ser pedante, numa necessidade constante de se colocare superior, a não ser que já tenha abandonado tudo e dedicado toda a sua história de vida a milhares de pessoas em trabalhos humanitários em países miseráveis, longe de seu país e família e, ainda assim, pense que ” Ser mãe é a experiência mais forte, transformadora e engrandecedora que uma mulher pode experimentar”.

    A mais famosa e linda história da humanidade foi vivida por Jesus Cristo, um homem, sem esposa, sem filhos, que ensinou o amor ao próximo, a compaixão, a caridade, a humildade e a solidariedade.

    Pensem nisso.

  16. Lorranny

    Doí pensar que não vou poder proteger meus filhos pra sempre !! Hoje são pequenos e posso fazer isso , e quando crescerem e caminharem com as próprias pernas ….isso dói , queria ter o poder de protege-los de todas as tristezas !!

  17. Maionara

    E como sempre eu chorei… Amo esses posts do @macetesdemae !!

  18. tatiane

    Que lindo texto, parabéns!!!
    Doi mesmo,é umaor tão grande que até chega a doer o coração…

  19. Aline

    Lindo!!!!!!! e mt verdadeiro!!!!

  20. haiane

    perfeito! fã deste texto!

  21. Laryssa Olimpioy

    Dói,mas enaltecer,engrandece.Meu Deus é o sentimento mais gostoso desse mundo.Um amor tão contagiante e puro! Deus é perfeito. se fosse Ele,eu não saberia o o quão maravilhoso é ser mãe,uma dívida de Deus!

  22. Tatiane

    Texto perfeito, mãe são todas iguais tem medo de tudo e de todos e vão além querem os filhos sempre próximos, mas, teêm medo de conseguir criar seus filhos para o mundo, todas as mães passam a vida sonhando com o mundo para os filhos, profissão, viagens, estudos, relacionamentos,mas, na hora H perdem a coragem e voltam a sonhar, mas, com o passado um tempo que não volta mais, que está vivo em suas memórias, a gestação, o primeiro chute, os primeiros passos, o primeiro dia de aula, a primeira namorada, enfim, mãe talvez o ser mais nostálgico de todos os tempos, aliás, com certeza o ser mais nostálgico, medroso e confuso de todos os tempos!!!

  23. Alexandra

    Dói sim e muuuuito. Perfeito o seu texto. Parabéns!!!

  24. Micheli

    Lindoooooo #dissetudo

  25. amanda

    Amei esse texto é a mais pura verdade de ser mãe.

  26. Marcela Andrade

    Chorei também com esse texto lindo. Dói, doi sim ser mãe, mas como saberíamos disso se não o vivêssemos?

  27. Tamy

    Perfeito!!! Sentimentos esses que só quem é mãe sabe! Nossas mães sempre nos falavam, a minha fala até hoje… E vivo a 24h de distância dela… E hoje sei o que ela passou… Mãe é rainha, mãe e guerreira!

  28. Dani Tenorio Maximino

    Lindo! É impressionante como você consegue expressar em palavras nossos sentimentos e experiências com a maternidade. Adoro seu blog, acompanho sempre. Bj

  29. Daniela Torres

    Que texto emocionante. Pensando bem mesmo tudo dói… Nesse momento estou enfrentando a dor de conciliar o irmão mais velho com a mais nova. A dor de amamentar, a cobrança por ser uma super mãe e as noites mal (ou não) dormidas. Mas… Vale à pena!

  30. Suellen

    Que mensagem linda!!!E a nossa realidade!+

  31. Ana Maria

    Lindo texto….realmente assim!!!

  32. Dani Galeni

    Muito verdadeiro…..lindo demais essa sua forma de expressar algo que é inexplicável. Adorei

  33. Miriam Torres

    Muito lindo. Agora já sou avó. E o sentimento continua.

  34. Aline

    Li tudo embaçado. Chorei demais! Muito príncipe tem 1 ano e 8 meses.

  35. Thay

    Adoreei !!!
    :*

  36. Lucimara

    Emocionada!Lindo!

  37. Alessandra Garcia

    Dói… dói muitooooooo!!! Mas é a dor mais maravilhosa do mundo!! Que todas as nossas dores pudessem ser assim: amenizadas com um sorriso, esquecidas com um abraço…

  38. Tereza Cristina

    Lindo mesmo e ser mãe é isso td e mais e mais amo ser mãe…

  39. Rose

    Lindo texto .

  40. Vania

    Este texto expressou muito bem os medos e receios que toda mãe sente… é uma insegurança, um medo de não estar fazendo a coisa certa da maneira certa….
    Me emocionei… Lindo texto!

  41. Marilia

    Chorando litros sem me conter!!!!
    Simplesmente perfeito!!

  42. Fernanda

    Que lindo e emocionante texto!!Dá um “aperto” no coração ao ler. Pura verdade.

  43. Valdete

    Me fez voltar no tempo, pensar na dor da minha mãe….chorei de emoção. Obrigada Shirley ♥

  44. marta kazama

    Dói admitir que tudo isso é verdade e que os filhos são do mundo……lindo texto ….emocionante !!

  45. Elma

    Lindo! Verdadeiro! Expressou meus sentimentos! Obrigada!

  46. Carolina

    Simplesmente, dói!

    ❤️?❤️

  47. marcela

    Lindo e verdadeiro cada detalhe

  48. Francisco

    Sou pai da Melissa, de 3 anos, e me emocionei muito com seu texto. Ajudou-me a perceber mais o grande desafio que minha esposa tem enfrentado. Obrigado.

  49. Marilene

    A melhor dor que alguém pode sentir…. Dói só de pensar em não ser mãe da Valentina

  50. Raquel

    Lindo texto!!

    Aproveitando gostaria de pedir pra vc postar sobre como anda a APLV do Léo, como vc trata e se Cae tbm sofre ou nao com isso. Muitas maes aqui passam pelo mesmo dilema da APLV e será bom ter acesso a essas informações.

  51. Thays

    Doi..só de ler
    lindo e emocionante

  52. Maira

    Não ser mãe é que dói, e como dói!!
    Dói em não saber o que é sentir esse amor, dói pela espera incerta por um positivo, dói por vários exames para descobrir qual o motivo disso, dói por não poder ver a barriga crescendo, o bebê crescendo… mas tenho sempre a esperança de que um dia essa dor vai passar!

  53. Elizabeth Cunha

    Texto maravilhoso, toda mãe ama sentir estas dores, pois são dores que nos faz um bem enorme, pois temos que cuidar do ser que Deus nos deu como missão de cuidar e amar acima de tudo….

  54. Rose

    Lindo! E como doi… Mas é um privilégio.

  55. Ge

    Sem palavras! Resume o que é ser mãe! Dói mesmo! Mas vale a pena,foi a melhor experiência que vivi em toda minha vida!

  56. luciene

    Lindo texto. Parabéns!!!
    Realmente me emocionei.

  57. Cristiane

    Lindo… Dói só de ler…

  58. Lu

    Chorei, pura verdade, o amor é tanto que até doi. Um amor que não da pra explicar…

  59. Wlade

    E tudo verdadeiro demais e eu vou mais além no tempo. Doi quando eles se vao e no corre corre do dia, dos meses você fica aguardando a chegada deles num final de semana, num feriado e quando você se alegra, lá se foi o final de semana aí, novamente vem a dor mas, a coisa mais valiosa , o presente mais presente de minha vida, foi ser mãe…

  60. Leila

    Este texto retrata exatamente o verdadeiro amor de mãe.
    Tenho 3 filhos e senti e sinto até hoje está mistura de dor e felicidade. Desde o nascimento até a saída de casa para morar sozinho ( aí, esse é o cortar cordão umbilical mais doido). Mas ser mãe é isso… Amor- dor- doação.

  61. Marcela

    Lindo texto, descreve a verdadeira dor de uma mãe ?❤️?

  62. Graça Gomes

    Lindíssimo e verdadeiro….Ser mãe dói….mas, ser mãe é desfrutar da mais pura, santa e doce alegria…ter alguém a quem você pode chamar de MEU FILHO

  63. Adelires

    Adorei amensagem e tudo assim mesmo

  64. Fernanda Ferreira

    Texto lindo. DÓi muito saber que nao vou poder protege-la para sempre.

  65. Jucilene

    E dói a mais e mais a cada dia que passa!!!! Perfeito seu texto

  66. Cris

    Amei o texto! Leio seu blog quando paro meu trabalho e vou para uma salinha tirar leite para meu filho que está em casa. Me emociono com suas palavras muitas vezes. Mas esse texto foi demais! Conseguiu traduzir o que é ser mãe. Parabéns!

  67. Ana Paula

    Emocionante e verdadeiro ….

  68. Thais

    Lindíssimo texto!!!
    Bem assim mesmo!
    Bjssssss

  69. Viviane

    E como dói…Parabéns, pelo texto.

  70. Alessandra Carvalho

    Lindo texto. Me vi nele!

  71. isabella

    Estava precisando desse texto… Hj estava me perguntando pq doi tanto ser mãe, e se era a unica que sofria tanto por ver meu filho com alguma dificuldade… Acho que não…rs. Mas esse aprendizado e esse amor imensurável vale cada lágrima derramada…

  72. Daniela Freitas

    Quanta frescura!!!! Desde que mundo é mundo há mães e todas nós passamos pelas mesmas situações, mas as mães “modernas” tendem a se vitimizar por tudo. Tudo é motivo de dor! Se o texto fosse real, não só as mães, mas os pais também sentiriam a dor. Por que enaltecer apenas as mães? Não há dor em ser mãe, apenas sacrifícios. Sacrifício e dor não devem ser tomados como sinônimos. Bando de frescas!!!!

    1. Josi

      Daniela , não te julgo e posso apostar que vc ainda não tem filhos pra falar desse jeito né ! Ou é do tipo de mãe rabugenta kkkkk. Bem se não tiver filhos , qdo tiver vc muda esse pensamento pode apostar

    2. Thainá

      Daniela, tu não deve ter filho né?! Eu só li verdades nesse texto, e da onde que pai vai sentir a mesma coisa?! Não to generalizando, mas eles não passam nem pela metade que nós mães passamos, e eu não vou te dar exemplos, pq ficaria aqui até amanhã escrevendo! Então por favor, se for para falar merda, nem perca tempo digitando! Se Polpe nos Polpe!

  73. Aline

    Dói tanto q a dor é palpável, física!
    Bjs

  74. Alessandra

    Dói … chorei =(
    Lindo.

  75. Tatiana Cali

    E como dói…??

  76. MARTA BRAGA

    ESTOU VIVENDO TODAS ESSAS DORES. SER MÃE É MESMO UMA EXPERIENCIA EMOCIONANTE..

  77. Dani

    Simplesmente perfeito Shi!

    Cada palavra e cada ponto.

    Dói e muito… mas isso é dor de AMOR

    bjos

  78. Caroline

    Nossa que lindo, chorei de emoção. Esse texto fala da verdadeira dor de ser mãe. Amo ser Mãe.

  79. Juliana Pedrosa

    Texto que dói só de ler…palavras verdadeiras, que nos fazer refletir sobre essa dor-amor! Amo muito meus filhos com as dores que já sentir e vou sentir, mas o AMOR é maior que qualquer dor! Parabéns pelo texto!

  80. Andrea Bruno

    Que lindo, emocionante e real… Posso postar uns pedaços com crédito , claro?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Andrea!
      Que bom que gostou <3
      Pode sim!
      Bjs

  81. Sandra Sasaku

    Lindo Shi, traduziu perfeitamente nosso momento. =)

  82. Nathália

    Lindo texto;
    Amor de mãe dói, dói mto, mas vale mto a pena sentir essa dor..

  83. karen

    Põe em palavras tudo o que eu sinto. Queria q minha filha fosse sempre esse bebê

  84. Liana

    Muito emocionante!!! Que texto lindo!!!

  85. Sonia Albuquerque

    Lindíssimo o texto e é a mais pura verdade. Amei!!!!!!!

  86. aline

    Meu Deus, que texto perfeito. É a tradução mais perfeita dos sentimentos maternos. Neste exato momento sinto esta dor, amanhã retorno ao trabalho, o que foi inevitável. E agora deitada com minha filha de seis meses observo seu sono. Com uma dor profunda na alma…

  87. Valeska

    Só em ler e viver esses momentos já doe.
    Lindo texto me fez chorar

  88. Mariana

    Lindo o texto. To emocionada… A mais pura verdade!!!! Só quem é mãe entende essa dor…

  89. Ludmila

    Dóiiii mtooo tudo isso pricipalmente quando eles tiverem suas vidas e talvez longe de nós…assim como somos das nossas mamaes mtas vezes …mas a gente sofre mto por antecipação e isso é o que mais dói….heheh bjinhosss

  90. Andrea Marcondes

    Como é prazeroso, emocionante e enriquecedor ter vc escrevendo sempre pra nós e por nós!! Vc possui um dom DIVINO em lidar com as palavras!! Amoooo te acompanhar!! Obrigada!!

  91. Vivilyn

    Nossa! Que texto emocionante e verdadeiro!! Ameii

  92. Ivone m c Andreotta

    Lindo o texto parabéns

  93. sonia

    o texto mais lindo e definido que j l em toda minha vida!!!!!!
    parabéns!!

  94. Fabiana Dourado

    Texto lindo e emocionante! Dói mesmo, mas compensa. Parabéns pelo blog, é perfeito! Bjs

  95. Kalassa Vieira

    Lindo texto! E é exatamente assim que me sinto. As vezes choro só de olhar meu filho e ver o quão Deus é perfeito e generoso comigo.

  96. Raquel

    Texto mais lindo e perfeito sobre maternidade que já li! Tudo que eu pensava mas escrito com lindas palavras!!! Parabéns!

  97. Fabiana

    Que lindo texto!!! verdade amor d mãe é um amor que
    dói..

  98. Themile

    Linda msgm! Ai como dói….. Parabéns pelo seu trabalho e dedicação em ajudar todas as mães!!

  99. Alessandra

    Lindo texto!!!!!!

  100. Simone Bonelli

    Texto lindo!! Caiu como uma luva para o dia de hoje!
    Parabéns pelo trabalho! Te acompanho diariamente!

    1. Celina Paiva

      Também foi tudo o que eu precisava ouvir hoje!

  101. Isabella

    Perfeira a sua descriçao!

  102. Rosana

    Que texto maravilhoso!!!!

  103. Camila

    Perfeito e verdadeiro!
    Meu bebê tem 1 mês e 13 dias e a maior dor que experimentei até agora é a de não amamentar.
    Adoro o blog.
    Parabéns!

  104. Daniela

    Lindo texto! Exatamente tudo o que sinto! E como foi dito:”dói só de pensar…”

  105. Milena

    Texto lindo e emocionante, como sempre!

    Acompanho todo o dia seu blog, já faz parte da minha rotina…rs

    Bjus

    Sucesso.

    1. Araci Silvaara

      Nossa.. que texto perfeito.. falou e disse tudo,,,continuo dizendo e afirmando, Ser mãe é verdade.. éSer Mãe, é padecer no Paraíso..

Comentários fechado.