O que é colo do útero curto?

Esses dias fiquei sabendo de duas histórias em que as mães precisaram ficar de repouso na gravidez por conta do colo do útero curto. Eu já tinha ouvido falar sobre, mas nunca fui mais a fundo, talvez por não ter tido esse problema em nenhuma das minhas duas gestações. Mas achei que poderia ser interessante falar mais aqui no blog para ajudar quem passa por isso e compartilhar informações com vocês.

Bom, primeiro é legal entender o que é esse tal de colo do útero curto. Na verdade é um jeito mais simples de chamar a insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical. Falando de um jeito bem simplificado, quando a gente fica grávida, o colo do útero, que tem uma abertura pequenina para passar a menstruação e o esperma, ganha um tampão – esse mesmo! O famoso tampão da gravidez – e fica mais espesso. É como se fosse um colchão que suporta o bebê dentro do útero durante as quarenta semanas de gestação.

colo do utero curto

Photo Credit: David Salafia via Compfight cc

Nas últimas semanas de gravidez é normal que o colo do útero afine e comece a dilatar. Isso é inclusive um dos sinais de que o bebê está mais perto de nascer. Quando a mulher tem essa insuficiência, o colo fica fino demais para suportar o peso do bebê e aí a mãe pode entrar em trabalho de parto antes da hora. Dependendo de quando isso ocorrer, pode ocasionar ou um bebê muito prematuro ou, se for antes da 22a semana de gestação, o chamado aborto tardio.

Muitas coisas podem causar o colo do útero curto, embora a própria medicina ainda não consiga definir exatamente as razões de cada caso. Pode ser uma característica próprio corpo (congênita), que faz com que o colo não fique da maneira que deveria, pode ser por conta de algum procedimento que você tenha feito, como cirurgias ou curetagem, por exemplo. Mulheres que já tiveram abortos espontâneos, tardios ou não, sem causa aparente devem ficar atentas também. Mas, infelizmente, só dá para descobrir esse porém depois da primeira vez que ele ocorre em uma gravidez. E o chato é que se descobre isso normalmente no segundo trimestre, quando o bebê já começa a exercer pressão mesmo sobre o útero, mas ainda está longe do momento certo para nascer.

E não tem nenhum sintoma? Pois é, não. O bebê muitas vezes está ótimo, se desenvolvendo muito bem e a mãe não tem nada aparente e se sente muito bem. Só se descobre fazendo o ultrassom de rotina do segundo trimestre, quando se mede o colo do útero. Ele deve ter no mínimo entre 2,5 cm e 3 cm. Menos que isso, caso não seja as últimas semanas da gestação, é perigoso.

Agora, e aí, não se pode fazer nada? Foi essa mesma a pergunta que eu fiz. Há coisas que se pode fazer sim. A primeira delas e a mais indicada é ficar em repouso absoluto. Ou seja, deitada, de pernas pro alto, levantando só pra ir ao banheiro e tomar banho, normalmente até o final da gravidez. A explicação é totalmente ligada às primeiras coisas que a gente aprende nas aulas de física: lei da gravidade. Deitada, o bebê não pesa e não exerce força para baixo. Não é garantia que dê certo, mas é minimizar os riscos.

Existe também um procedimento chamado cerclagem, que é literalmente costurar o colo do útero. É feito com anestesia e retirado depois perto da 37a semana, mas os médicos só recomendam fazer o procedimento até a 16a semana. Depois dessa fase, há muitos riscos de o procedimento mesmo provocar o rompimento da bolsa, então é mais vantajoso tentar manter apenas o repouso. Já se for a segunda gravidez e na primeira a mulher tiver tido esse problema, muitos médicos já fazem a cerclagem preventivamente no primeiro trimestre

De alguns anos para cá, começou-se a usar uma outra alternativa para esses casos, com a colocação do pessário. Usado bastante em casos de incontinência urinária em mulheres, o pessário é como se fosse um anel feito de silicone ou borracha que encaixa no colo do útero e ajuda a segurar o peso do órgão, do bebê e da bolsa. Aqui no Brasil ainda não há muitos médicos que indicam o pessário pois não existem estudos que comprovem sua eficácia, mas quando se ouve sobre os casos de quem usou as notícias são bem animadoras. Só é preciso acompanhar direitinho para ver se o dispositivo ficou no lugar certo e prestar atenção às dores, incômodos e em secreções vaginais, que podem ocorrer, mas não podem ter cor escura e nem sangue, que mostram que pode haver infecção ou algo errado.

Além dessas opções, sempre é indicado o repouso e muitas vezes o uso de progesterona, que inibe o trabalho de parto. E agora você já sabe: não deixe de perguntar para o seu médico como vai seu colo do útero a cada ultrassom.

 

 

54 comentários

  1. Daniele

    Tenho IIC ( insufiencia istmo cervical) e descobri com 26 semanas de gestação. Fiz a cerclagen emergencial (o ginecologista foi claro que teria apenas 10% de chance de não abortar, mas se não fizesse eu entraria em trabalho de parto em horas). A cirurgia foi um sucesso e depois fiquei de repouso ABSOLUTO até o fim da gestação.
    Minha pequena nasceu de 9 meses, cheia de saúde, graças a Deus.

    1. mii

      oi, estou indo p as 15 semanas os médicos recomendaram cerglagem, mas achei arriscado pois poderiam furar a bolsa pois está curto e fino, estou fazendo repouso absoluto, espero q dê tudo certo, e entregar o Deus , pois ele sabe de todas as coisas!!

      1. samia

        Oii como vc está hj? Estou com 13 semanas e.descobri que está curto o colo do útero, estou de repouso por 15 dias e tomando remédio. Depois irei repetir a ultra pra decidir alguma coisa.

    2. Dayelle

      oii Daniele, o seu parto foi normal ou cesárea?

  2. Vanessa

    Eu tive esse problema na minha gravidez e ele foi descoberto na 30a. Semana. Coloquei o pessario e fiz repouso absoluto. O pessario foi retirado na 37a. Semana e deu tudo certo, meu bebê nasceu com 39 semanas.

  3. Valcilene Amoroso

    Tambem tenho ICC. E infelizmente so descobri depois de tres abortos e de passar com varios medicos. Um aborto foi tardio com 22 semanas, na verdade foi um parto prematuro, pois minha menina nasceu e morreu. Depois de muitos desencontros achando que ja nao seria mais mae, conheci um medico que descobriu meu problema e assim que engravidei com 12 semanas fiz cerclagem e na semana 37 foi tirado o ponto. Tambem usei progesterona durante toda gravidez, fiz repouso e mais diversos cuidados. Todos esses cuidados fez com a menina nascesse quando completei 40 semanas. Hoje ela tem um ano e sete meses, sou muito feliz mas foi uma grande batalha para eu conseguir realizar meu grande sonho. Parabens pela materia!!! Muito bom poder contar minha historia e quem sabe poder ajudar alguem!!!

  4. Patricia

    Eu tenho o colo curto, descobri quando sofri um aborto tardio do meu primeiro filho com 19 semanas, tive rompimento prenaturo da bolsa. Na minha segunda gravidez fiz cerclagem com 16 semanas e repouso absoluto mas mesmo assim minha bolsa rompeu com 31 semanas, meu filho nasceu prematuro, ficou na UTI para ganhar peso e hoje tem 3 aninhos.

  5. Taiana

    Também tenho IIC. Esta é a minha primeira gestação, descobrimos apenas no ultrassom morfológico do segundo trimestre. Fizemos a cerclagem com 26 semanas, sendo a cirurgia realizada com sucesso! Estamos agora com 29 semanas, em repouso absoluto e com muita fé em chegarmos ao fim da gestação (40 sem). Cada semana completada é uma vitória! Os depoimentos de vocês confortaram meu coração e trouxeram mais força e esperança, obrigada!

  6. Leatrice

    Passei pelas duas experiências!
    Na primeira gestação fiz cerclagem por pontos… Dois dias de internação, centro cirúrgico demorado e sete dias de repouso. Depois, vida normal!
    Na segunda, coloquei o pessario. Em 40 min fui e voltei do centro cirúrgico e em poucas horas estava em casa.
    Tbm vida normal
    Em resumo foi isso ?

    1. Cíntia Thomas

      Coloquei o pessário a 2 dias e está td bem, o médico não pediu repouso absoluto, me deu algumas restrições, como não dirigir, como foi a sua vida normal? Obrigada

  7. Elivani

    Descobri recentemente que tenho o colo do útero curto, infelismente descobri depois do parto prematuro – 22 semanas e 6 dias, meu bebê não resistiu, a médica falou que só é descoberto quando acontece na primeira gestação, e que com três meses estarei liberada para engravidar novamente e que terei um acompanhamento mais minucioso, e talvez tenha que fazer cerclagem ou usar progesterona. Confesso que fiquei insegura para engravidar novamente, mas diante dos depoimentos sinto – me encorajada para engravidar novamente.

  8. Gabriela

    Descobri a IIC com 25 semanas. Meu colo estava com 1,5cm. Fiquei de repouso, mas não absoluto. Andava normalmente pela casa, sem exageros. Com 30 semanas eu estava com menos de 1cm! Tomei corticoide para amadurecer o pulmão do meu filho (caso ele nascesse antes) e progesterona até o final da gravidez. Graças a Deus deu tudo certo e ele nasceu com 40 semanas!

    1. Suzi

      Olá gabi! Vi seu comentário e a minha situação é a mesma. Mas os médicos só me receitou progestera e repouso. Tenho muito medo, ja que me disseram que não tem como fazer cerclagem. Então so estou de repouso, . Me diz como foi com vc? Funcionou bem.

      1. Rogeria Dullius

        Na primeira gravidez descobri através do exame de toque e o mesmo foi confirmado pelo ultrasom que estava com o colo curto na 30 semana, fiz repouso e minha bebe nasceu de 38 semanas enorme e saudável (hj está com 2 anos e 2 meses). Estou gravida novamente de 28 semanas e pelo ultrasom de ontem mostrou que novamente o colo está curto porém mais cedo e mais curto que na primeira gestação. Agora é repouso usar o comprimido e torcer para dar tudo certo, minha bebe está super bem e grande.

  9. Natalia

    Olá! Estou de repouso absoluto por conta do IIC, descobri na morfológica com 22 semanas e minha médica não aconselhou que fizesse a cerclagem pelo risco de romper a bolsa. Então sai do exame direto pra cama, tomo progesterona e inibina. Já iniciei as injeções de corticoide. Levanto apenas para ir ao banheiro e ao médico. Só deito de lado, esquerdo ou direito, o q ocasiona dores nas costas. Outra coisa bastante difícil é sair de licença por tantos meses do trabalho. Deixar de lado o profissional é uma questão q precisa ser bem resolvida psicologicamente. Até porque o repouso absoluto não permite que a gente faça muita coisa, mas temos que pensar que é uma condição temporária e logo teremos um presente de Deus. Então, pense em coisas boas, se tem alguma crença, rezar ou orar alivia bastante nos momentos difíceis. Leia sobre amamentação, sono do bebê ou qualquer outro assunto q lhe faça bem. Hoje faço 30 semanas e a cada semana comemoramos e agradecemos pela vida dela. O post foi excelente.

  10. Emerson

    Minha esposa fez o morfogico com 13 semanas …e o colo uterino deu 2.8 cm …é normal essa medida para esse tempo?

    1. Shirley Hilgert

      Tem que checar com o médico. abs.

  11. Carlos

    Minha esposa de 2.5 de extensão o colo uterino com 13 semanas….é normal essa medida para essa idade gestacional

  12. Mateus Cardoso

    Minha esposa tbm tem IIC, descobrimos tarde demais, com 22 semanas entrou em trabalho de parto 1 dia antes da Moroflógica do 2º trimestre, não deu para fazer de 1°, isso a quase 1 ano. Após 6 meses voltamos aos médicos e foi constatado, ja estamos liberados para engravidar novamente, mas será necessário o procedimento. Gostaria muito de ter conhecimento disso antes, até mesmo pq sou prevenido de tudo na vida e com certeza teria pedido um exame ou algo assim bem no início.

  13. Dammi

    Boa tarde!
    Estou de 15 semanas e fiz a cerclagem com 13 semanas, foi tranquilo. Tenho o colo curto devido a um procedimento cirúrgico. Estou de repouso vimos pés da cama suspenso para evitar esforçar o colo.
    Vamos vivendo um dia de cada vez e pedindo a Deus q venha dar tudo certo.

  14. Beell

    Descobri esse problema cm 21 semanas, estou de 23 e nao fiz ah cerclagem pq falaram q nao seria necessario, e voltei ah trabalhar, depois de ler esse documentario fiquei cm medo de estar correndo algum risco…

  15. Andrea

    Olá, descobri que sofria de IIC com 18 semanas. Meu médico recomendou o uso do pessário e repouso absoluto. Coloquei o pessário, mas mesmo com ele o colo do útero ainda afinou e agora com 21 semanas e 2 dias estou com 1,2cm. Fiquei muito assustada pois essa é minha primeira gestação e estou esperando uma menininha. Oro e agradeço a Deus por mais um dia. Ouvir essas histórias de que mesmo prematuros, tudo deu certo no final me deixa mais esperançosa. Meu médico me deixou em casa de repouso absoluto, colocando óvulos de progesterona duas vezes ao dia. Tenho que chegar até 28 semanas e com a benção de Deus Pai assim acontecerá.

  16. Beatriz Aparecida Frederico

    Ola bm mi chamo Beatriz e hj fui fazer meu prevntivo com um medico novo resolvi muda…
    Eu ja tnhu um filho d 7anos lindo..
    Mas ele nasceu prematuro e ninguem na epoca mi falou o q pod ter causado este parto prematuro.. hj o doutor mi falou da possibilidad d eu ter o colo do utero curto..
    Mas ele mi dic q so posso sab si eu engravidar novament isto eh verdad?
    Ñ tm como saber ants?
    Si vcs ppderem mi esclarecer..fiquei cheia d duvidas e agora ao pesquisar na internet tm varias respostas e fiquei mais confusa..
    Aguardo respostas..
    Eu estava pnsandu em engravidar novament mas fiquei com medo

  17. Malu

    Estou na terceira gestação onde fui diagnóstica com colo curto. Fiz a cerclagem com 07 semanas de gestação e repouso relativo. Agora com 24 semanas meu colo está com 2.8 cm e meu médico mandou ficar de repouso absoluto para conseguir chegar na 33 semanas. Com fé em Deus dará tudo certo para nós!

  18. Jaqueline

    Oi vou contar meu milagre para que possa ajudar as mamãe que estão passando por essa situação
    Com 21 semanas de gestação descobri que tinha colo curto meu colo estava medindo 11 e a médica me disse para ir correndo para o hospital que meu bebe iria nascer foi nesse período que começou minha batalha fui internado no hospital desenganada pelos médicos que falavam que provavelmente meu bebe nasceria pois todos sabem que é muito difícil um bebê sobreviver nessa idade de gestação lembro como fosse hoje era natal o dia que fui hospitalizara todos os dias eu repetia o ultrassom e as notícias era das piores de 11 passou pra 8 de 8 passou pra 3 milímetro isso é impossível com apenas 22 semanas de gestação fui liberado para ir para casa passar o ano novo e confiar em Deus que meu bebê não nascesse antes do tempo Minha médica sempre foi a pessoa que sempre me encorajava dr juliana Moreira ela foi um anjo que Deus colocou no meu caminho todos outros médicos que me atendiam que por muitas vezes fui ao hospital se assustavam com o meu caso minha recomendação foi repouso absoluto e uso contínuo do progesterona vou dizer não foi fácil para mim ter que ficar parada sem poder levar uma vida normal passei por muitos momentos difícil mas sempre confiando que conseguiria as semanas passavam lentamente e numa consulta de rotina de ultrassom a médica dr Luciana falou que nunca tinha se deparado com um caso tão grave em toda sua careira somente 3 milímetro ela até falou que eu deveria ter um santo muito forte pra conseguir segurar meu bebezinho tão esperado a médica disse se vc conseguir chegar até 28 semanas já é um milagre é pra supresa consegui chegar ate 33 semanas onde tive bolsa gota fiquei uma semana internado pra segurar mais uma semana pra completar 34 semana tomando antibióticos na veia foi muito difícil sofrido doloroso foi muito longo essa espera muitas vezes chorei só deus para me ajudar nesse momento crítico pois o risco de eu pegar infecção era muito grande e passar pro bebê que e muito grave
    No dia 14 de março de 2014 minha bebezinha isabelly ( promessa de Deus ) nasceu com 2 kg e ficou na utei Neonatal (hospital dona Helena ) por 22 dias tomando antibióticos foram feitos os exames nós não tivemos infecção alguma ela desenvolveu normalmente respirando sempre sozinha sem aparelhos algum e desvendei normalmente essa é minha história meu milagre

    1. Marluci

      Vc é de onde Jaque?

  19. Jaqueline

    Oi vou contar meu milagre para que possa ajudar as mamãe que estão passando por essa situação
    Com 21 semanas de gestação descobri que tinha colo curto meu colo estava medindo 11 e a médica me disse para ir correndo para o hospital que meu bebe iria nascer foi nesse período que começou minha batalha fui internado no hospital desenganada pelos médicos que falavam que provavelmente meu bebe nasceria pois todos sabem que é muito difícil um bebê sobreviver nessa idade de gestação lembro como fosse hoje era natal o dia que fui hospitalizara todos os dias eu repetia o ultrassom e as notícias era das piores de 11 passou pra 8 de 8 passou pra 3 milímetro isso é impossível com apenas 22 semanas de gestação fui liberado para ir para casa passar o ano novo e confiar em Deus que meu bebê não nascesse antes do tempo Minha médica sempre foi a pessoa que sempre me encorajava dr juliana Moreira ela foi um anjo que Deus colocou no meu caminho todos outros médicos que me atendiam que por muitas vezes fui ao hospital se assustavam com o meu caso minha recomendação foi repouso absoluto e uso contínuo do progesterona vou dizer não foi fácil para mim ter que ficar parada sem poder levar uma vida normal passei por muitos momentos difícil mas sempre confiando que conseguiria as semanas passavam lentamente e numa consulta de rotina de ultrassom a médica dr Luciana falou que nunca tinha se deparado com um caso tão grave em toda sua careira somente 3 milímetro ela até falou que eu deveria ter um santo muito forte pra conseguir segurar meu bebezinho tão esperado a médica disse se vc conseguir chegar até 28 semanas já é um milagre é pra supresa de todos consegui chegar ate 33 semanas onde tive bolsa gota fiquei uma semana internado pra segurar mais uma semana pra completar 34 semana tomando antibióticos na veia foi muito difícil sofrido doloroso foi muito longo essa espera muitas vezes chorei só deus para me ajudar nesse momento crítico pois o risco de nós duas pegar infecção era muito grande
    No dia 14 de março de 2014 minha bebezinha isabelly ( promessa de Deus ) nasceu com 2 kg e ficou na utei Neonatal (hospital dona Helena ) por 22 dias tomando antibióticos foram feitos os exames nós não tivemos infecção alguma ela desenvolveu normalmente respirando sempre sozinha sem aparelhos algum e desenvolveu normalmente essa é minha história meu milagre

    1. Raquel

      Jaqueline sua historia é um milagre! Estou aqui aos choros. Pois descobri q nei colo estava 2cm com 18 semanas, ja iniciei com progesterona 12/12 hs. E repouso normal. Hj fiz ultra, com 23 semanas meu colo 1.8 estou sentindo algumas contraçoes e o medico do ultra viu isso, pois tive contraçao bem na hora do exame, ele disse q possivelmente ja estou com dilataçao, mas nao pode afirmar, porem viu. Tenho retorno medico amanha! Estou com muito medo!

    2. Raquel

      Sua historia é maravilhosa!!! Q milagre!

  20. Aline

    Ola pessoal

    Bom descobri que tinha colo curto com 32 semanas, porem foi tarde a minha descoberta em um exame de rotina como nao fui alertada pelo medico que fez o exame que isto era grave, dei entrada no hospital apos 3 dias deste exame com a placenta deslocada e bolsa rompida com forte sangramento onde fizeram meu parto apos 9 horas que estava internada meu bebe nasceu prematuro com 32 semanas vivo porem apos 24 horas veio a falecer por insuficiencia respiratoria. Nao me conformo de ter sido avisada antes e nem de terem demorado tanto pra fazerem meu parto. Hoje sei que na px gestacao deverei ser monitorada e fazer a cerclagem. Infelizmente peguei uma equioe de maus profissionais q nao prestatarm atencao em mim.

  21. Ana Luisa

    Boa tarde!
    Sei que a postagem não é atual, mas foi muito bom ler sobre e ver alguns depoimentos de sucesso mesmo com o diagnóstico de IIC.
    Estou na minha primeira gestação e ao que td indica tb tenho IIC, pois após um sangramento e ultras de emergência foi constatado que meu colo está mais curto do que o recomendado para a idade gestacional. Minha gestação é gemelar e com 19 semanas descobri esse problema. Agora estou com 21 semanas e estou fazendo uso de progesterona e com repouso absoluto, levantando apenas para ir ao banheiro e para ir a cozinha. Fui afastada do trabalho e é difícil ficar apenas deitada a maior parte do tempo, mas é algo necessário. Estou tentando ocupar a mente com coisas boas e positivas e com muita fé de que tudo ocorrerá bem e breve terei meus filhos Davi e Sofia nos braços.
    Obrigada!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Ana!
      Fico muito feliz que o post te ajudou.
      Tudo vai ficar bem :)
      Bjss

    2. Michele

      Oi Ana. Fe que vai dar tudo certo. Estou na segunda gestação e com colo curto devido a um procedimento cirúrgico. Descobri essa semana q encurtou meu colo. Com 34 semanas e tomei injeção p amadurecer o pulmão do meu DAVI. E já tenho a SOFIA. ❤. Bjs Boa hora

    3. Fernanda

      Oi Ana está tudo bem?

  22. Clarissa

    Ola meninas no meu caso descobrir tarde demais, com 22 semanas senti contração, fui ao hospital chegando lá estava com 4 cm de dilatação. Me internaram fiquei 4 dias em repouso absoluto, mas não me deram medicamento não recomendaram a cerclagem.. por conta do das semanas de gestação. Enfim meu bebe nasceu com 23 semana ficou 4 dias na uti neo e faleceu.. estou muito triste mais com fe que foi permissão de Deus. Agora vou me cuidar me tratar.. pra engravidar novamente. Essa e a minha experiência

  23. Ana

    Oi meu nome e Ana e também tenho esse problema já perdi 3 bebe o último foi agora dia 08/04/2016, bem com 9 semanas tive um deslocamento de placenta, o médico da urgência passou repouso 15 dias, voltei a trabalha fui pra medica falou que era normal passou uma ultra estava tudo bem graça a Deus continuei a usa utragestan, com uma semana a médica marcou um preventivo fui faz na segunda-feira dia 04/04/16 ela falou que estava tudo bem fiquei feliz da vida mais no dia 08/04/16 comecei a senti um pouco de dor a noite fui para urgencia chegando lá e médica fez o toque o bolsa ja estava no canal infelizmente perdi meu bebe e minha medica disse que minha gravidez era normal, deu muita atenção por meu caso disse que eu não tenha incompentecia do istmo cervical

  24. Rita Netto

    Olla meu nome e Rita estou cm 22semanas e só descobri q estava cm o colo do útero menor q Dr pra estar pro tempo de gestação porq passei muito mal cm dor e sinal e a medica desconfiou cm o toque ai passou a transacional e constatou q e pequeno . E ai começou nossa luta cm a força de Deus de médico em médico nois vamos estou fazendo uso de ultragestol todos os dias pra segurar meu bb. Mais eu ainda me assusto muito pois os médicos disseram q nao podem fazer nada agr pois a gestação ja estão avançada e o bb ja está virado qerendo encaixar. So q eu vivo cm muitas dores fortes q nem medicamentos passam e cm muita latejacoes e pontadas no pé da barriga algem pode me dizer se já passou por esse caso dessa forma ? Pois é minha primeira gestação e cada um diz uma coisa minha mae e minha sogra vao e vem cmg o meu esposo fica aflito e eu mais ainda pois temos pouco tempo juntos e o bb foi nosso presente de 2 anos. E ai eu Sony os essas dores cm pontadas vou ao médico e eles fazem o toque e dizem colo fechado mais não dizem mais nada so passam remédio e mandam bastante repouso.

  25. camila

    eu estou com 24 semanas e 2,7 cm o medico falou que é normal porém sinto dores nas costas e no pé da barriga. e minha outra gestação o meu filho nasceu prematuro com 33 semanas devo me preocupar?

  26. Juliana

    Olá!
    Tenho IIC, descobrir agora com 33 semanas de gestação, o obstetra passou progesterona via vaginal e repouso total. Não estou desesperada, porem preocupada mas com pensamento sempre positivo.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Juliana!
      Está certa! Pensamento positivo que tudo vai dar certo :)
      Fique bem!
      Bjs

    2. Camila

      Olá com 30 semanas descobri que estou com colo curto medindo 2,1. O médico da ultrassom me deixou bem assustada falando para eu fazer muito repouso e o uso da progesterona que o meu médico iria receitar. Fui a maternidade e a obstetra de plantão receitou a progesterona e mandou eu seguir minha rotina normal mais sem pegar peso. Trabalho é segunda e sábado no comércio e faço faculdade a noite. Será que está certo essa indicação da obstetra ? Estou com medo pois meu bebê está super encaixado e sinto um forte endurecimento a baixo da barriga várias vezes ao dia.

      1. Patricia

        Oi Camila tudo bem, também tive esse problema, meu conselho pra você é que faça repouso absoluto, ainda mais com uma gestação tão avançada assim. Eu fiz repouso desde as 20 semanas que foi quando fiz a cerclagem, e ganhei meu pequeno com 30 semanas. Graças a Deus deu tudo certo, mas me cuidei com repouso e medicação. Sorte para você e que Deus abençoe você é seu Bebê.

  27. Patricia

    Olá, também gostaria de deixar meu relato. Em 2015 fiquei grávida e descobri a insuficiência do colo depois de uma ultra-som com 20 semanas, meu colo estava medindo 2cm, muito importante quando descobrirem corram para o medico o mais rápido possível, pois minha ultra-som foi numa terça feira, consegui consulta somente na quinta da mesma semana e meu colo já estava com 1cm apenas em dois dias apenas. Pesquisei na internet sobre o assunto e qual os procedimentos, então descobri que existia a cerclagem para esses casos. Ao chegar no hospital da PUC em Porto Alegre que super recomendo, consultei com o Dr. Edson especialistas em gestações de alto risco. Ele prontamente disse que faria a cerclagem vendo meu ultra-som, mas quis fazer mais uma para se certificar, e aí foi meu desespero. Ele disse que não daria mais tempo, pois estava praticamente sem colo, medindo apenas 1 cm, foi fazer exame de toque e pode sentir os pezinhos de meu bebe. Prontamente em um momento de desespero implorei que fizesse mesmo assim a cerclagem, me falou de todos os riscos, eu e meu marido sem pensar assumimos todos os riscos, era tudo ou nada. Minha fé, e a experiência do Dr Edson e do Dr Carlos fizeram que esse tudo certo. Graças a Deus, disseram que foi um sucesso. Depois disso repouso e progesterona. Consegui segurar mais oito semanas, com 28 semanas comecei a sentir contrações, e estourou a bolsa. Fiquei internada com bolsa rota até as 30 semanas, que foi quando meu príncipe nasceu pesando 1.700gr. Ficou internado por 40 dias na UTI Neonatal. Hoje está com sete meses cheio de saúde Graças a Deus. Espero que meu relato conforte as mães que vierem aqui atrás de informações, um dia eu também vim apavorada na mesma situação. Tenham fé sempre é a certeza de que dará tudo certo. Repouso sempre, no meu caso acabei me descuidando na última semana, e acredito que poderia ter segurado mais um tempo, então eu recomendo façam repouso sim, porque todo sacrifício vale a pena, depois tudo passa quando tiverem seu bebê no colo. Digo que meu filhote é um milagre de Deus, porque foi sim uma luta, mas hoje estamos aqui para servir de exemplo a todos. Mais uma dica, para os que são do RS recomendo a PUC, melhor UTI Neonatal do Brasil, eles são referencia a nível Brasil. Fomos super bem tratados por todos e meu pequeno tratado pelos melhores especialistas. Que todas as mamães tenham a mesma sorte que eu, e confiem em Deus sempre. Um grande abraço.

  28. Ellen

    Amei os documentários me ajudou bastante psicologicamente sofro de pânico ansiedade e no momento ando muito sensível estou grávida de gêmeos um casal e também Tenho o colo curto desde as 17 semanas começou com 2,8cm o médico passou 3 x ultragestan + probióticos para evitar infecções e foi diminuindo com 26 semanas estava com 2,00 cm fui internada e recebi injeções na veia para pulmões dos bbs e para evitar contrações depois do tratamento passei a tomar 3x ultragestan e 3x adalat para evitar contrações magnesium e probióticos e tive que fazer uma semana com antibióticos porque detectaram infecção no colo do útero ,Agora com 30 semanas recebi a última dose que poderia tomar para evitar as contrações e a última injeção para amadurecimento dos bebês , eles estão bem um com 1,760 e o outro com 1,700 estou querendo chegar nas 32 ou 34 semanas , vi acima muitas mulheres que conseguiram chegar ao termo e estou aqui confiante em
    Deus estou sempre deitada com as pernas ligeiramente para cima bebendo muita água e me alimentando muito bem procurando dormir o máximo que eu puder e também evitando estresses ou está muito tempo com pessoas que não me fazem bem , Seja o que Deus quiser ! Obrigada este blog me ajudou muito

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Ellen!
      Ficamos muito felizes em saber que o blog ajudou.
      Bjss

  29. Glauciane Padilha

    Boa tarde meninas, sofri um aborto tardio de 26 semanas no ano de 2006, após 6 meses engravidei novamente, quando estava com 27 semanas, tive que fazer uma cerclagem de urgência pois meu colo estava dilatando, fiz o procedimento graças a Deus a cerclagem foi um sucesso, fiquei em repouso moderado, e não podia pegar nenhum tipo de infecção pois eu já havia perdido o tampão, lógico, andava, tomava banho, comia, somente na primeira semana, fiquei o tempo todo deitada, meu filho nasceu de 37 semanas por parto cesariana, pois eu estava com contrações e não podia esperar mais, Deus colocou 3 anjos em minha vida, o médico de minha cidade que fez o procedimento da cerclagem, depois com medo de precisar de uma UTI neonatal e a cidade onde moro ainda não dispõe fui então para a casa de meu pai de avião que fica a 2.560 km de onde moro para ter meu filho, lá encontrei este segundo anjo que cuidou muito bem de mim. E o terceiro meu presente (meu filho). Não desistam é possivel.

  30. Adriana Araujo

    Bom dia meninas

    Estou com 27 semanas de gestação, e estou com dilatação no colo uterino. A médica encaminhou um novo pedido de ultrassonografia para acompanhar o colo. A princípio não passou repouso. Mais pediu para ter certos cuidados, disse que o bebê está bem e eu também mais alguns cuidados são necessários. Tomei 4 doses da injeção Celestone, para fortalecer o pulmão do bebê, caso nasça antes da hora. E passou também Utrogestan ( progesterona natural micronizada) aplicar todos os dias pela manhã até 36 semanas. E pediu para ir às consultas a partir de agora de 15 em 15 dias para acompanhamento do colo. Isso é perigoso?

  31. Natalia lima

    Olá meninas.. fico mais calma em ler os relatos de vcs, estou com 19 semanas e descobri que meu colo só tem apenas 1.3cm. Chorei muito, me desesperei, pedi forças a deus e que ele cuidasse da minha filha. Estou internada já fazem 2 dias, infelizmente peguei uma infecção no útero e estou tratando, irei fazer a cerclagem e, com fé em Deus vai dar tudo certo!!voltarei aqui para contar como foi, que Deus cuide dos nossos tesouros!!abraço.

  32. Amanda

    Olá meu nome é Amanda estou grávida de 23 semanas,porém com 20 semana fiz uma transvarginal para medir o colo do útero o médico que realizou o exame disse que estava ótimo pro tempo de gestação medindo 2,5cm porém quando passei em consulta com o vi com 23 semana ele disse que isso era pouco e meu colo estava curto porém não sinto mais as dor que sentia mais estou usando progesterona e repouso..alguem passou por isso e conseguiu leva a gestação até o final ?o colo do útero pode crescer ainda ?

  33. Paula Prado Carreiro

    As mamães e papais com IIC,
    Quando era pequena que viajava para o interior do estado de férias, tomava banho no rio. Por vezes via grávidas de barrigao lavando roupas na margem, carregando na cabeça latas ou baldes cheios, nas ruas via grávidas andando de bicicleta pelas ruas de paralepipedo. Mulheres fortes. Gravidez não é doença. Aos 26 anos, quando tocou meu relógio biológico todo pré natal normal até as 27 semanas, quando perdi o tampão, internada tomando medicamentos diversos tanto para amadurecer o pulmaozinho do bebê quanto para tratar infecções, e hidratando com muito soro ainda sustentei até 28 semanas quando entrei em trabalho de parto e minha filha nasceu. Dezoito dias na Uti, mas cinco dias de volta à maternidade dessa vez no método Canguru. Ouvia todos os relatórios da gravidade do caso sem crer em nada. Só pensava que logo tudo estaria bem. Não sabia o que era ter um bebê nascido a termo então se era assim que minha filha havia nascido assim eu a receberia. Cantava para ela na uti. Mesmo em casa fiz canguru por muito tempo. Até os três meses dormi sentada com ela no meu peito. Hoje, prestes a completar 10 anos, uma pipoca!
    Em 2008 aos 28 anos engravidei novamente, ao ter a notícia busquei logo um especialista de risco. Que inicialmente avaliou que tudo estava normal, colo normal. Então apenas sob vigilância. Mas, aos cinco meses, no trabalho eu senti que perdi líquido, liguei para ele é fui direto para o hospital, ele foi me buscar na porta já reclamando da demora, me avaliou e fui direto para sala de cirurgia. A cerclagem foi tardia, passei uma semana internada sob medicação e hormônio novamente para amadurecer o pulmaozinho do bebê. Me avisou dos riscos, falou que ficaria feliz se atingisse 29 semanas, mas uma vez não absorvi nada pois só pensava que daria tudo certo. Repouso absoluto. Fui proibida até de ficar muito tempo sentada dada a cirurgia tardia. O que procurei seguir à risca. Meu filho nasceu com 34 semanas a bolsa estourou e só foi cesaria porque estava sentado. Lindo vai fazer oito anos!
    Passados esses anos, tive uma grata surpresa! Grávida aos 36 anos! Não havia dúvida sobre o que deveria ser feito. Busquei pré natal especializado, em prematuridade, cerclagem às 13 semanas, estou com 22 agora. No primeiro trimestre meu colo normal. Mas só o histórico já foi suficiente para recomendação de cirurgia profilatica. Licença médica do trabalho. Peço à Jeová que possa levar até às 37 semanas. Já vi muitas mães onde faço pré natal que chegam até lá. Quando quero ficar triste pego o enxoval e namoro mesmo, vou ler, conversar no WhatsApp.
    A que conclusão cheguei?
    Somos todas fortes! Se a gestação é delicada ou não. Mãe leoa desde a concepção. Não estamos sob o controle de tudo, mas fazemos o que podemos. E a primeira coisa é acreditar que tudo vai dar certo.

  34. Jéssica

    Fiquei um pouco mais alivia em ler todos os relatos e descobrir que não estou sozinha!! Estou de 23 semanas e meia com 2,1cm de colo do útero. Estou em repouso absoluto e tomando Utrogestan. Chorei muito e estou com medo, mas entreguei nas mãos de Deus e sei que ele vai abençojar a minha gestação! Espero que tudo corra bem.

  35. valnegra2008@hotmail.com

    Hoje fiz utrason varginal 38mm e considerando curto ou normal consiga leva gestacao adiante si deus tô disesperada

  36. valquiria

    Meu colo está com 38mm considerado como será gestacao normal até fim da gestacao fiz ceclagem

  37. fernanda

    oie ; perdi minha 1* bb com 20* semanas com o colo m: 2,2 . hoje é minha 2* bb estou com 20*semanas e meu colo esta m: 2,6 … nas duas gestaçao fiz cerclagem e repouso estou com medo …

Deixe seu comentário