Os conselhos que eu recebi para fazer o Caê dormir melhor

Caê dorme mal à noite. Bem mal. É daquelas crianças que acordam 4, 5, 6, 7 vezes por noite. E não foi sempre assim. Até os 3 meses e meio ele dormia bem. Mas aí, coincidência ou não, passou três dias no hospital e voltou de lá dormindo mal, mal para caramba, mal de me deixar feito um zumbi no dia seguinte.

E aí eu encontro as pessoas (com aquela cara de morta viva), elas me perguntam como está o Caê (já intuindo que tem algo errado) e quando eu confesso que as noites estão ruins, bem ruins, escuto uma pá de conselhos sobre o assunto, os quais resolvi compartilhar aqui com vocês, só para termos uma ideia de quantas “receitas” pode haver para fazer uma criança dormir bem à noite.

sono cae

Photo Credit: ::: M @ X ::: via Compfight cc

Vamos às mil dicas das amigas, conhecidas, vizinhas, parentes e até desconhecidas que eu já recebi.

Dar uma mamadeira de leite. Sim, quando eu digo que o Caê dorme mal e que ele ainda mama no peito, um dos conselhos que mais escuto é “Você deve dar mamadeira para esse menino. Aí ele vai dormir bem”. Pois bem, Leo tomava mamadeira e não dormia nada bem. Ou seja, não acho que isso irá resolver.

Fazer ele dormir direto no berço e não mais no meu colo. Diferente do Leo, que dormia direto no berço, eu faço Caê dormir no colo. E sabendo disso, tem gente que acha que esse é o motivo dele dormir tão mal à noite (acostumou com o colo, quando acorda quer colo). Só que o Leo, que dormia direto no berço, também acordava centenas de vezes à noite. Ou seja, não acho que dormir direto no berço vai resolver o problema. Não creio que esteja aí que está a solução dos meus problemas.

Deixar chorar. Sim, ouvi muito essa sugestão. Algumas pessoas me disseram: “Ele está mal acostumado. Quando ele acorda, você corre para atendê-lo. Deixe-o chorar algumas noites que ele vai acostumar e aí vai dormir a noite toda.”. Nessa hora, fiz cara de paisagem e nem respondi.

Dar chá de camomila. Caê já passou de 6 meses de idade, então, supostamente, já pode tomar água, chá, suco. Algumas pessoas me sugeriram dar chá de camomila, mas confesso que ainda não testei. Esse conselho é um dos que estou querendo experimentar, pois não achei tão estranho.

Colocar chá de camomila no banho. Sabe que já estamos testando esse conselho? E tem dado um pouco certo. Em vez de acordar 6 ou 7 vezes, há 3 dias Caê vem acordando só 4 vezes por noite. Será que é o chá? Não sei. Pode ser só coincidência. Mas por via das dúvidas, sigo fazendo.

Dar homeopatia. Muita gente me mandou buscar um homeopata para ver se ele dá alguma coisinha para o Caê dormir melhor. Também estou considerando essa possibilidade.

E o que eu acho disso tudo? Bom, eu acho que é uma fase e vai passar. Leo acordou toda santa noite até fazer 1 aninho e depois disso, simplesmente de uma hora para a outra, parou de acordar. Eu acho que acontecerá o mesmo com o Caê, no tempo dele. De uma hora para a outra, ele vai ficar com o sono mais tranquilo, vai dormir melhor e por mais horas e eu também vou conseguir descansar.

Até lá, vou ouvindo os conselhos, filtrando tudo, aceitando alguns e fazendo cara de paisagem para outros.

E vocês, me sugerem algo? Por aí funcionou alguma coisa? Se quiserem compartilhar dicas elas serão bem vindas.

 

68 comentários

  1. Sayuri

    Bom o meu filho até os oito meses gostava de dormir enroladinho numa manta bem fininha, do mesmo tecido daquelas fraldinhas de boca. E ele acordava três vezes no máximo. Tb mama no peito. Agora, c 11 meses já dorme até sem o berço – como todos dormem no chão, agora ele tb dorme pq ele já fica de pé.- mas ainda acorda mais vezes do q quando ficava enroladinho. Li em algum lugar q os bbs ficam c dificuldades p dormir a noite principalmente Qd estão aprendendo algo novo- rolar, sentar… E realmente há uns dias meu filho acordou as duas da manhã e ficou todo sorridente batendo palmas na cama affff kkkkk

  2. Julia

    Minha filha sempre dormiu a noite toda, até um dia em que ficou bem doentinha, primeira crise de bronquite. Daí passou a acordar durante a noite. Não acho que tenha uma receita especial. Só acho que é uma fase e logo logo a situação muda. Tem que ter fé rsrs

  3. Fabrina Dutra

    Eu me apeguei a Encantadora de Bebês.! Aqui funcionou com a primeira, a segunda tá chegando e vamos ver se vai dá certo.! #oremos

  4. Gabriela

    Olá! Meu filho tb me deu um baile!! Chorava descompensadamente até 13 vezes a noite! Agora esta com 1 ano e meio e ha uns 6 meses estamos na homeopatia e no treinamento de pegar no sono sozinho no berço! Sou pediatra então vc pode imaginar q fiquei louca! Penei em colicas, refluxo, terror noturno… Acabava levando o menino p minha cama em inúmeras noites pois o cansaço era extremo!!! E adivinhe!?! Na nossa cama dormia que era uma beleza!
    Com orientação da minha psicóloga ,p colocarmos no berço e sentar lá do lado até adormecer e não ceder de levá lo p nossa cama+ homeopatia, Flavinho esta dormindo a noite toda há 2 meses!
    Ainda dá trabalho p adormecer… De 1 hora a 1 h e 40 minutos! Pula no berço, bate a cabeça, conversa, chama… De repente apaga!
    E com a orientação de que uma criança leva em torno de 3 meses para adquirir e estabelecer uma determinada rotina, estamos firmes no deixá lo no bercinho!
    Acho muito válida a homeopatia! Isso que sou alopata! O treinamento, a paciencia, os banhos com ervas, as massagens , músicas e ” whote noise” , acupuntura… Fiz tudo!!! O que deu certo!?
    Boa pergunta!!!! Kkk será que fou uma fase !?! De 1 ano e 4 meses!?!?? Só sei que só a mãe que passa por isso nos entende!
    Ab aços

  5. Larissa

    Meu bebê tem 6 meses e acorda também 5,6,7 vezes todas as noites, já tentei tudo dessa lista, menos deixa-lo chorar pq não faria isso e essa semana temos consulta com o homeopata… Estou torcendo p que dê certo e as noites sejam mais tranquilas !!

  6. Carla Marques

    Olá, com a minha filha o que sempre resultou melhor foi ver conceryos ao vivo e ficar a dançar com ela ao colo, quando via que estava meio ensinada, punha mamar e em menos de um minuto era só deitar no berço. Não é nada cientifico nem que tenha lido em algum lugar, fui aorendendo no dia a dia mesmo. Ainda hoje uso o mesmo método, sobretudo na hora da sesta, quando tem sono mas não quer deixar a brincadeira. Explico melhor o método aqui: http://www.vinilepurpurina.com/2015/08/02/adormecer-um-bebe-em-10-minutos-ou-menos/
    Boa sorte e tudo de bom! :)

  7. Ana

    Minha filha está com 2 anos e 2 meses e até hoje da pra contar nos dedos as noites que dormiu inteira , amamentei até 2 anos e 1 mês , quando ela estava com 1 ano e 8 meses , comecei a dar uma mamadeira de leite junto com o peito antes de dormir , não resolveu nada .
    Sempre dormiu no colo tb, agora que está um pouco maior tem dias que dorme ouvindo histórias , mas tb não resolve .
    O que tem ajudado é realmente a homeopatia , já tem 2 meses que está usando, inclusive por conta dos dentes que estão judiando , e diminuiu muito o número de vezes que acorda e o tempo que ela leva para dormir depois (teve noite da gente ficar 3 horas fazendo ela dormir de novo ), tenho esperança que essa fase passe logo , porque é muito desgastante, tanto para nós como para ela que no dia seguinte fica enjoada .

  8. Juliana

    Você já tentou osteopatia? Para o meu filho foi um divisor de águas! Recomendo muito, e ele tinha menos de 2 meses!!

  9. Monica

    Incrível como sempre tem alguém pra dar um conselho milagroso.. Mas cada Bb é de um jeito! Não sei se serve de consolo, mas meu Bb q está com 7 meses vai pro berço acordado, pega no sono sozinho e mesmo assim acorda várias vezes a noite…

  10. Lise

    Aqui o meu caçula tbem acorda, ele tem 4 meses e acorda geralmente uma vez ou 2 (considerando uma noite de 22 as 6hs). Ele tbem mama exclusivamente no peito, mas não acho que esse seja o motivo, pois meu mais velho tbem mamava e dormia de 8 a 10hs seguidas nessa fase. Eu tenho uma teoria que é pelo fato dele mamar “as prestações”. Ele não mama muito antes de dormir, não é guloso e as vezes qdo ta com muito sono dorme sem mamar ou fica no peito sem puxar, então acorda em 4 horas com fome. Meu filho mais velho mamava muito bem, do tipo de suar a testinha rsrs, ficava satisfeito, se jogava pra trás com aquela carinha de cheio e dormia bem. É o jeitinho de cada um mamar. Tbem concordo com vc que um dia as coisas vão entrar nos eixos. Tem dias que fico muito cansada, mas vamos tocando. Passa muito rápido né?! ?

  11. Helena

    Fazer uma rotina do sono, sempre na mesmíssima ordem. Jantar, banho, luz baixa, brincadeiras tranquilas, mamar, escovar os dentes, ninar cantando as mesmas músicas.

  12. Angela

    Bom meu bebê tem 7 meses e nessa pouca experiencia que tenho eu acho que é tudo fase mesmo.
    Ele começou a dormir melhor com 2 meses e meio, chegava em algumas noites dormir oito horas direto e foi assim até os 5 meses. Ai desandou tudo e ele começou a acordar 3 a 4 vezes por noite até 3 dias atrás e ai agora esta acordando só 1 vez.
    Sei la se tem algo a ver mas reduzi meu Consumo de cafeína esses ultimos dias, então como ele mama só no peito talvez tenha feito diferença.

  13. Mariana

    Bom meu filho tem 3 meses e não dorme bem, ao contrário da minha mais velha que com 40 dias dormia a noite toda, sim 12 horas seguidas sem resmungos sem mamadas, mas durante o dia era sonecas de no máximo meia hora. Voltando ao meu menino, muita gente me disse que meninos são mais nervosos, sem impacientes e eu as vezes acho mesmo. Enfim, essa última semana fiz chá de flor de maracujá que acalma com camomila ou erva doce e dei antes dele dormir (ele só mama no peito, mais depois de tantos pitacos e noites mal dormidas resolvi tentar o chá ), pois bem na primeira noite ele dormiu 15 minutos depois do chá umas 9:30 e só acordou as 2 para mamar e as 5 novamente até fui checar ele no berço kkkk. Acredito que deu uma acalmada,embora ele seja ” ruim” pra dormir e só no colo quando dorme tem dormido algumas horas até acordar para mamar…que antes era umas 7x por noite tem acontecido no máximo 3. Mais cada criança é única né.

  14. Fabiola

    O meu, coincidência ou não, passou a dormir a noite inteira depois que eu desmamei… antes, ele acordava de 3 a 6 vezes por noite…. eu ia trabalhar feito um zumbi!!! Mas sei que o que funciona para um não funciona para outro… cada bb é de um jeito!!

  15. Cristiane

    Meu conselho: espere ele completar 12 meses! Até lá haverá dias melhores outros nem tanto…vc sabe que o tempo voa! Estou grávida do quarto filho e o meu caçula era assim, espero que o próximo não seja, mas se for, pelo menos sei que apesar do cansaço a gente aguenta…e um dia, ou melhor, uma noite, eles dormem mais de seis horas seguidas…

  16. sempre tem gentee pra dar conselho e os piores são qndo falam como se fossem donos da verdade…. deixar chorar no berço é o fim!!! acho q vale tentar dar chá pois realmente tem propriedades naturais q acalmam… mas pode ser q pro seu filho não funcione, néh? cada um é cada um… aqui o q fez Níc dormir melhor é a cama compartilhada :)

  17. Daniele

    Eu simplesmente tentei de tudo e mais um pouco e minha última tentativa (que eu não queria de jeito nenhum) foi coloca-la na minha cama. Começou a dormir a noite toda. É claro que essa escolha tem muitas desvantagens. Mas por hora, foi a melhor solução. Ahh, a homeopatia ajudou muito no comportamento dela que era terrível durante o dia.

  18. Bianca

    Passo por isso não desde que meu filho nasceu, no próximo dia 04,ele completará 7 meses e acorda pelo menos 3 x por noite e só dá uns cochilos a tarde. Já fiz de tudo,ele tem rotina,leite,chá de camomila,homeopatia, experimentei dar Calman e só resolveu nos 3 primeiros dias…Não vejo a hora disso acabar.

  19. Sablyna Colino

    É muito fácil falar qdo o bebê dorme a noite toda, né!? Pois bem, aqui era assim até o quarto mês, passou disso adeus descanso. Minha bebê tem 1/4 meses e ainda acorda pelo menos três vezes a noite. Embora mame no peito já tentei mamadeira, cama compartilhada, chá, suco de maracujá e nada.. Como sai do trabalho para cuidar dela encarei o mantra e o desafio de aguardar que um dia vai passar..rs

  20. Andréa

    Meu bb, q amanhã completa 10 meses, dormiu mt bem até 7 meses de idade… até ficar resfriado. Desde então minhas noites foram sofridas. Mas fazem uns 15 dias q o sono dele tem melhorado.
    Acho q é fase e cada baby tem seu tempo. O q ajuda mt (isso p o meu bb) é um banho morninho e se o dia foi mt cansativo acrescento a camomila no banho. O q ñ me garante uma noite inteira de sono, mas ele fica bem relaxado rs

  21. Ana

    Shirley, quando Caê acorda, como vc o faz voltar a dormir?

    1. Shirley Hilgert

      Colo ou mamá.

  22. Marina

    Pra mim o que mais ajudou e ainda ajuda quando meu bebê acorda algumas raras vezes, foi colocar o papai pra levantar e niná-lo um pouco pra voltar a dormir. Pois sempre que eu ia, ele sentia meu cheiro e queria mamar. Foram alguns dias com o pai indo e ele vendo que era pra voltar a dormir e não, mamar e ele começou a dormir sem acordar durante a madrugada. Hoje dorme direto das 21 às 6:30. É lindo! hehehe

  23. Dayana Polli

    Olá Shirley, lenfo seu post acabei me identificando muito, minha filha hoje tem 4 anos e deu muito, mas muito trabalho pra mim até os 2 anos de idade…recebia todo o tipo de concelhos e acabava até fazendo para ver se resolvia, mas nada dava certo…juro que tinha noites que eu sentia muita vontade de chorar pq o meu sono e cansaço era tanto que nao acreditava. Acho que cada criança tem sem tempo, e dicas são sempre bem vindas, mas muitas da vezes algo que funcionou pra mim não funcione para outras mamãe, por isso pesquisava muito e a internet era e é a minha melhir amiga para perceber que não sou a única a passar por certas situações kkkk, por isso também resolvi criar meu blog para compartilhar esses momentos de dúvidas.

  24. Tatiane

    Minha bebê tem 2 meses, sempre dormiu muito bem, ela desde pequena mama durante o dia e a noite mama e toma mamadeira e só acorda 1x e quase nunca 2x na noite no máximo, acho que vc deve seguir seu coração, mas com minha bebê deu super certo. ;)

  25. Rosângela

    Já tentei tudo e nada funciona. Então tratei de arrumar uma solução para mim: parar de esperar que ele durma a noite inteira logo. Eu acordava frustradíssima a cada resmungo, achando que só eu não tinha tido a sorte de ter um bebê dorminhoco aos 3 meses… O meu Léo era igual ao seu Caê (inclusive eles têm a mesma idade): acordava 4, 7, 10 vezes. De uma hora pra outra, aos 6 meses passou a acordar apenas uma vez pra mamar. No geral têm sido assim, fora uma vez ou outra que ele resmunga mas volta a dormir quando percebe que já estou por perto. E já conto duas vezes que dormiu a NOITE TODA nesse meio tempo. Acordo feliz, feliz! Rsrs

  26. jamile

    Eloisa tem dois meses e por conta das noites mau dormidas, fiz o teste do chá de camomila e deu certo!

  27. Ana Carolina

    Coloca ele pra dormir com você na cama… As vezes é uma fase que ele precisa mais de vc, do seu cherinho de mãe…eu sempre quis fazer as coisas certinhas como manda a cartilha, mas a cartilha de nossa casa quem dita é a gente… E desde q meu filho nasceu ele nao forme direito no berço… Qdo ele fez dois anos desiste e coloquei ele na minha cama com meu marido. Agora forme que é uma beleza e não interferiu no meu casamento… Fiquei fois anos sem dormir por burrice e achar o q é certo pro outros é certo pra mim. Sei que vai ter uma idade q ele mesmo vai querer dormir sozinho, mas por enquanto estamos todos bem na mesma cama. Acho q não custa tentar… S não der certo vc volta ele pro berço…e não é mal costume querer ficar perto d quem amamos!

  28. Lara

    Homeopatia funciona muito bem para a Mel. Acho que vale a pena tentar! Não só para o sono, nas também para a prevenção de doenças.

  29. michele souzs

    Também testei o chá na água, e agora uso uma essência de erva doce.
    Isso descobri procurando dicas sobre o assunto, e é um costume das mães antigas, nossas avós e bisavós.
    Hoje em dia é até um tipo de terapia, aromaterapia

  30. Magda

    Já ouviu uma música do Zeca Baleiro q diz: “vc me faz parecer menos só, menos sozinho. Vc me faz parecer menos pó, menos pozinho…”? Esse é o poder desse blog. Passo pela mesmíssima situação, e nas madrugadas, quase choro pensando q talvez seja a única a viver isso. Aqui, estamos na homeopatia. Ainda sem grande sucesso. Mas…sobreviveremos! E teremos muita coisa bonita pra contar!

    1. Macetes de Mãe

      Que lindo, Magda!
      Obrigada pelo carinho :)
      Isso mesmo.
      Bjss

  31. Eliz

    Aqui em casa, a camomilina ajudou bastante.
    Fora isso, só o tempo e paciência.

  32. Lara

    Cecília tb foi assim. Até os 3 meses acordava de 2 a 3 x. De lá pra cá (terça ela completa 6 meses) acorda umas 7x de 10 às 6h30 da manhã! De verdade, não sei como damos conta… Já coloquei pra dormir comigo e é o mesmo tempo de sono do berço. Deixei o ruído do secador ligado no app do celular, mesma coisa! Hj tentei a dica do chá na água do banho. Tomara que ajude!

  33. Guta

    Bem, meu filho está com 2 meses e tb acordava inúmeras vezes a noite. Até que nos aconselharam esquentar o lençol do berço e a bolsinha de sementes pra colocar na barriguinha dele. Moramos em Curitiba e aqui o frio é mais rigoroso. Enquanto ele está mamando, deixo no aquecedor ligado a bolsinha e o lençol pra aquecer e colocar no moisés. Eu também faço ele dormir no colo. Depois que passamos a fazer isso, ele passou a acordar de 1 a 2 vezes na noite.

  34. Glaucia ferreira

    Já leu o livro crianças francesas nao fazem manha? No capítulo 3 ela fala só sobre o sono dos bebês achei interessante.

  35. Talita Marques

    Adorooooo o blog!
    Meu filho tem 1a9m e sempre dormiu mal. Desde os 3 no quarto dele e dos 4 sem mamar a noite. Tentei de tudo!!! Exceto deixar se esgoelar. Sou psicóloga e acredito que gera desamparo aprendido.
    Sabe o que funcionou perfeitamente?
    ENTENDER que bebês ainda estão estruturando seu ciclo circadiano (organização do organismo dentro das 24hs do dia) até 1ano, 1 ano e meio, ou seja, indenpende da rotina, dar muito colo, amor, carinho, shhh e o que ele precisasse pra se sentir seguro e voltar a dormir (exceto peito e cama dos pais).
    E ACEITAR quem ele é, seu temperamento, e que toda fase passa! Somos muito massacradas pelas expectativas da sociedade, família e amigos que, mesmo inconscientemente, nos cobram absurdos!
    O Miguel passou a dormir muito melhor, geralmente a noite toda ou acordando 1x por noite, a partir dos 1a4m.
    Sei que a privação de sono é de matar! Mas fique firme, revesa com o pai que antes do que vc imagina tudo isso vai passar!

  36. Fernanda

    Rotina, primeiro ponto…meu bebê também não dormia acordava várias vezes ainda acorda mas bem menos uma vez por semana…..banho com hora do sono, creme hora do sono, chá de camomila e cama….homeopatia vai bem também mas deixe o medico receitar.

  37. Thaisa

    Boa noite! Minha bebê de seis meses continua acordando umas duas vezes por noite. Considerando que ela adormece às 19:30 no máximo e acorda por volta das seis da manhã, acho que ela dorme bem. Esse horário dela foi se formando naturalmente e desde os quatro meses que é assim. Claro que um dia ou outro algo muda mas o mais comum é que ela siga esses horários. Acredito que o bebê é quem determina mesmo. Onde acho que interferi foi em manter uma rotina de está em casa nesse horário do sono dela (isso nem sempre é fácil para nós, pais) e de tornar a casa pouco iluminada, calma e silenciosa. Já durante o dia deixo tudo bem iluminado e não coloco para dormir no ar condicionado.

  38. Natalia

    Meu filho nasceu no inicio do outono e era muito friorento, quando largava ele sozinho no berço em menos de 15 minutos ele chorava (assim que esfriava o corpo mesmo bem agasalhado). Fiquei tentando deixar ele no berço até um mês e meio depois disso desisti e coloquei ele para dormir na nossa cama entre meu marido e eu, dai ele ficava bem quentinho e dormia. Ele tem 5 meses e desde que desisti do berço ele dorme a noite toda, nem chega a acordar quando precisa mamar só resmunga, dai coloco no peito, ele mama e segue dormindo (nem abre o olho). No verão vou tentar colocar ele no berço, acho que será mais fácil, se não funcionar vai continuar dormindo na nossa cama. O que importa é o que melhor funcionar para seu filho dormir bem e não o que os outros acham.

  39. Angela

    Oi Shi, acompanho teu blog há algum tempo, tenho uma mocinha de 1 ano e 5 meses. Super me identifiquei com você.
    Eu tinha muita dificuldade com o sono da minha filha quando bebê e recebi muitas sugestões. Só um funcionou por aqui, dica da pediatra: passear mais com ela durante o dia. Fazê-la se cansar. Eu passeava de manhã e à tarde no minimo meia hora por período na rua, no canguru. Confesso que antes disso passeava apenas por perto e bem rapidamente – dado a loucura de sair com um bebê e eu estava esgotada de sono – mas aí ela me incentivou a andar pelo bairro, tomar sol, bater perna. E aos poucos vi resultado.
    Outra coisa foi o início no berçário (que fazia ela ficar mais ativa durante o dia) e consequentemente mais cansada. Aos poucos deixou de acordar 5 vezes para 3, 2 e nenhuma. Hoje ela dorme das 20h até às 6h30 tranquilamente. Espero muito que logo você consiga dormir a noite toda. Boa sorte! Beijos.

  40. Angela

    Shi , acompanho teu blog há algum tempo e eu tenho uma filha de um ano e meio, que quando bebê também não dormia. A pediatra recomendou passear mais, fazê-la se cansar, bater perna pelo bairro. Eu ia de canguru e ficava uma meia hora pelo menos de manha e a tarde. Funcionou depois de um tempo. Ela passou a acordar menos vezes até dormir a noite toda. Melhorou com a entrada no berçário mostrando que agitar e ver coisas novas deu certo pra ela. Espero que te ajude. Bjs

  41. Teca

    A Oli sempre foi de acordar várias vezes. Melhorou depois de curar a alergia alimentar. E atualmente, com 1 ano e 4 meses, ainda acorda vez ou outra, e olha que temos uma excelente rotina e ela dorme direto na cama dela. Em noites tumultuadas eu me mudo para o quarto dela e isso ajuda. As vezes só de eu estar lá já bastava para ela dormir (imagino que ela sentia minha presença) outras eu a pegava e punha para dormir comigo na cama auxiliar. Sou mãe de primeira viagem, mas se tem uma coisa que eu sinto é que se o bebê acorda várias v zes é pq precisa da gente por perto. Boa sorte por aí e continue compartilhando suas experiências pois sempre ajuda! Bjs

  42. Bárbara

    Eu sempre sigo uma rotina que é assim: faço shantala com um óleo da jhonson roxo que se chama hora do sono (na verdade hoje sai uma massagem do jeito que dá, pois ele está com 9 meses e não para mais quieto), dou banho, mamá e ele dorme a seguir. Tem acordado uma vez por noite ainda, mas só por volta das 05 horas.

  43. Elizabeth

    Amo essas reportagem sobre sono dos bebês ,tenho uma de 5 meses ela tem um sono horrível dorme pouco durante o dia e a noite acorda várias vezes pra mamar no outro dia acordo feito um zumbi para trabalhar .Quando escuto alguém dizendo meu bb dorme de dia e noite fico com um pouquinho de inveja boa sabe ai penso Senhor o que tem de errado com Sarinha ate quando vai ser assim ,mas com Fe em Deus vai melhorar !!!

  44. Zanuta

    Minha filha nunca mamou no peito, então com 4 meses depois de muitos conselhos e também de dicas que li neste blog passou a dormir das 20h as 6hs direto, uma benção. Então ela teve candidiase oral (sapinho) e tambem os dentinhos querendo sair. Fazem 15 dias que estou igual um zumbi, o que tem melhorado é a camomilina C que a pediatra receitou para os dentes ela tem ficado mais calma. Espero que tudo volte ao normal. Boa sorte para todas nós.

  45. Livia

    Sofri com isso aqui em casa. Qd meu filho fez 1a4m conversei sobre isso com a pedi dele, que indicou procurar um neuropediatra. Eu já havia tratado refluxo, “nariz”, dado passiflora, camomilina, etc. Paralelamente, procurei homeopatia. Já havia tentado, sem
    Sucesso. Nessa segunda tentativa foi tudo de bom! Passou de 6x pra umas duas. Na consulta de neuro fiquei bem tranqüila: como achava e ela
    Confirmou, meu filho não tem distúrbio de sono, ele é assim. Mas deu dicas preciosas: ritual do sono – estimular todos os sentido com banho morno, mamadeira morna, cheirinho (lavanda ou colônia), música calma e luz baixa. – colocar luz noturna (isso melhorou consideravelmente); colocar na mino cama. E não correr pra acudir. Não Eh deixar chorar, mas eixar que ele se vire pra dormir sozinho. Isso tb Eh bom, qd vc tem baba com Câmera, vc pode ver se ele despertou ou não. Se não, eu deixo q ele volte a dormir sozinho. Se despertar, eu vou lá pra dar bico ou água e ele
    Dormir rápido de novo. A médica me explicou q crianças tem 8 Livia de superficialidade de sono por noite e q se o
    Ambiente n tiver ideal pra ela
    Continuar dormindo, ela vai acordar.

  46. tatiana Lithien

    Olá. Minha pequena Marina também acorda muitas vezes a noite. E procurando respostas do porque, li num site de pediatria que nessa fase (ela fez um ano no último dia 5), o cérebro da criança está a todo tentando assimilar assimilar descobertas e aventuras do dia, e ficam por isso muito agitadas mentalmente, o que gera agitação motora. Não sei se eh verdade , mas… eu uso o esquema do banho de camomila e melissa, e acho q está ajudando.

  47. julia

    Bem, o meu bb tá com 10 meses, e há 7 meses ele tem dormido tranquilo,criei pra ele uma rotina de dormir, as 21:30 ele toma um banho morninho, e faço uso do sabonete líquido com essência de calman, hora do sono, da Johnson e Johnson, acho que o cheirinho passou a ajudar a identificar que é noite e é hora de dormir, dou a mamadeira pois a 4 meses ele já não mama no peito, e ele dorme até as 10:00 do dia seguinte!

  48. Sintia

    Concordo com a Ana Carolina, as regras de casa quem dita é a gente! Bom, meu pequeno tem 1ano e meio… e desde os 3 meses tem o sono muito agitado, a hora de dormir é um caos e acorda 1 ou 2 vezes de noite… ja tentei quase de tudo, inclusive a tal rotina q dizem que tem q ter…. por aqui nao funcionou nada por enquanto… e assim vamos levando… sem desespero…. com muuuuito cansaço… esperando a horinha dele se acomodar.

  49. ezileide

    Olá
    Está certa em filtrar pois cada criança tem o seu tempo suas necessidades. É importante sim vc considerar questões como fome as vezes pensa q ele está alimentado e nos enganamos, outra motivo é saúde: refluxo, cólicas …eu fiquei de vigilância no sono da minha pequena de 1 ano, pra vê porque ela despertava tanto a noite e percebi o refluxo. Esse tratado veio os gases tb sobre controle. É importante comparar com a experiência com o irmão mais velho mas acredite a necessidade desse pode ser diferente do outro, pode ser q o Leo mamava e não dormia mas com Caê seja diferente. Nao acredito tb em nada milagroso muito menos radical, mas tb nao acho q devemos achar q mao poderia dar certo e nao tentar. Tenho certeza q logo passará e q boas noites de sono virão.

  50. Simone

    Meu filho está com dez meses e ainda mama no peito… tb já tentei de tudo mas ele não dorme tranquilo a noite. Ele acorda de três a cinco vezes e quando pego ele no colo, ele procura o aconchego do peito e volta a dormir… e só dorme comigo… raras as vezes que o pai consegue colocar ele para dormir no berço…
    Estou cansada e esgotada… mas tenho esperanças que essa fase passe logo e eu volte a dormir direto pelo menos umas quatro horas seguidas…
    Adoro o seu blog! Seu posts são meus companheiros na madrugada… rs

  51. camila

    A minha filha nasceu prematura e ficou 4 meses internada e quando veio pra casa já estava com 4 meses dr idade mas com a rotina do hospital ela ainda dormia um pouco mal mas foi se adaptando e começou a dormir super bem mas quando chegou nos 8 meses nossa ela acordava de madrugada pra brinca não queria ficar no berço ai comecei a dar chá de camomila mas percebi que estava rececando ai eu só dava um banho rápido (pq banho longo antes de dormir desperta ) com a camomila mas em florzinha mesmo sabe ajudava muito .
    Aora com 1 ano e 2 meses ela volto a não dormir de novo ai Me falarão do suco de laranja com alface nossa pra minha filha foi milagroso eu coloco o suco de 2 laranjas e 2,folhas de alface Bato e do depois do jantar nossa a neguinha dormi a noite todinha e uma maravilha e durante o dia vai dando chá de alface ferve o alface com agua coa e serve frio mesmo não fica com gosto de nada pelo menos pra minha filha que é super hiperativa ajuda e muito espero que te ajude também.

  52. Juliana

    A minha sugestão é a seguinte, Qdo vc colocar ele no berço cólica alguma peça de roupa ou msm uma fraldinha dele com o seu cheiro, pra ele se sentir mais próximo de vc, Qdo acontece isso comigo foi o que eu fiz, não funcionou 100% mas melhorou muuuito, ele começou a acordar menos !!! ??

  53. lud

    Minha filha sempre acordou muito! Sempre fizemos todo um ritual, mas não adiantava! Com um ano e 5 meses, tirei o peito da noite! Melhorou por um tempo, depois voltou a acordar.. um mês depois comecei a faze-la dormir direto no berço, ficando do lado dela até dormir… e aí sim dormiu a noite toda.. acho que foi uma mistura da maturidade dela e tirar algumas “manias”… Hj com 2 anos e meio dorme 12 horas seguidas, mas de vez em quando acorda falando que tem monstro, jacaré, bichinhos na cama… heheheh

  54. Marjorie

    Shirley,
    Você já tentou a Shantala? Quando minha filha era bebê funcionava muito bem! Fazíamos um ritual massagens com óleo de passiflora todos os dias antes do banho, muitas vezes ela não aguentava nem terminar o banho acordada, mamava dormindo!!! Vai mais um dica, quem sabe ajude!!!

    Beijos e Boa Sorte!!

  55. Fabiana Ribeiro

    Shirlei, Davi, que é o meu mais velho, sempre dormiu muito bem a noite inteira no berço. Daniel, que tem 1 ano, com 6 meses começou a acordar muito durante a noite, mesmo parando de mamar aos 8 meses. Tentei várias coisas, mas a que adiantou foi colocá-lo na minha cama (o que sempre me apavorou). Mas ele só foi dormir mesmo, mesmo estando na minha cama, a pouco tempo. Além disso, eu dou o chá de camomila junto com a mamadeira antes de por pra dormir. Li uma matéria sobre o quarto Montessoriano, onde o bebê não dorme em um berço, e sim em uma caminha do com colchão e protetores. Confesso que vou tentar, pois acho que ele não gosta de se sentir preso.

  56. Leticia

    Você coloca o chá na água como? prepara como se fosse beber? ou põe só o sachê?

    em relação à mamadeira, aqui em casa funciona. meu filho tem 5 meses e toma leite materno exclusivo. mas eu tiro leite e dou 180 ml numa mamadeira entre 23h e 0h. às vezes até mesmo com ele dormindo. ele tem dormido até 6 ou 7h. quando mama peito de madrugada acorda de 3 em 3h. mesmo sendo o meu leite, na mamadeira ele toma uma quantidade maior comenos esforço.

    1. Shirley Hilgert

      Prepara uma xícara bem concentrada e mistura na água.

  57. Thayz

    Passo exatamente por isso há quase 10 meses(idade da minha filha) e também já ouvi de tudo. Ela está melhorando aos poucos principalmente depois de começar a jantar, mas ainda estamos longe de uma noite inteira de sono profundo. Ela acorda muito, se mexe, senta, deita de novo, enfim, espero que assim como Léo, ao completar 1 ano tudo mude! Beijo.

  58. Renata

    Eu tentaria aromaterapia… E para o meu baby, deixo o ventilador ligado no quarto para ele acostumar com o barulho, mesmo no frio… Funcionou para mim! Boa sorte com seu lindão! Bjos

  59. Gisele

    Oiiii. Já tentei um monte de coisa tbm, inclusive dar chá de camomila na última mamadeira, funcionou por algumas noites mas logo dps ele voltou a acordar.
    Meu bebê tem 10 meses, já me presenteou com algumas noites inteiras de sono, o máximo foram 5 noites seguidas, mas do nada volta a acordar. Não consigo entender pq. Não mama mais peito e nem mama mamadeira de madrugada. Será q do nada ele vai passar a dormir a noite toda q nem o Léo? O Léo acordava pq? Pra mamá?

    Ver seu depoimento q o Léo do nada começou a dormir a noite toda me da esperança, kkk.

    Abç.

    Gisele..

  60. Mariana

    Olá!
    Que coisa… Tantas mães dizendo que os filhos melhoraram com o tempo! A minha filha vai fazer 10 meses essa semana e há uns 3 meses, o sono dela piorou significativamente! Até pouco mais de seis meses, ela dormia às 20h, e acordava duas vezes,às vezes uma só vez para mamar e dormia bem no berço dela. Depois dos seis meses, ela começou a acordar muito, pensamos que pudesse ser fome e o nascimento dos dentes, a médica sugeriu complementar com fórmula, ela não aceitou a fórmula, come muito pouco, só quer saber de mamar, só quer saber de peito, acorda hoje 10, 12 vezes em uma noite! Estou desesperadaaaa! Se todas as crianças melhoraram com o tempo, pq a minha piorou???

  61. Simone

    Tenho bebê de 2 meses e 15 dias e o que deu super certo para dormir bem a noite das 22h as 07h e acordar no máximo 2 vezes foi os métodos “ninho” que faço com a almofada de amamentação e o método do “charutinho” que enrolo ela em um cueiro de algodão.
    Eu tenho a rotina de todo dia 20:30 dou banho, faço massagens no corpo todo, amamento e coloco no charutinho e balanço um pouco no colo e pronto.

  62. Cecilia

    Meu filho começou a dormir a noite toda depois de 1 ano, mas o sono dele começou a melhorar com 7 meses que foi quando a alimentação sólida estava bem estruturada e deu para seguir uma rotina com horários mais certos, não rígidos. Até os 7 meses eu pratiquei a livre demanda, então rotina zero. Mas depois q voltei ao trabalho, não foi mais possível continuar. Acredito que o que fez diferença para o meu filho foi a rotina e o ritual do sono.

  63. Dani Wasem

    Shi, o Caê tem APLV? Acho que muito do sono agitado está relacionado à alergia. O meu filho mais velho tem 2a9m. Ele tb dormiu bem até o 3º mês de vida e depois que as reações alérgicas se manifestaram ele passou a dormir muito mal. Até 1a6m eram 6, 7 vezes por noite. Com o desmame noturno melhorou um pouco, mas ainda assim ele ainda acorda pelo menos 3x. Com 2 anos ele parou se mamar naturalmente, e nada mudou quanto ao sono. Como trabalho durante o dia, por algum tempo fizemos cama compartilhada, o que não alterou as acordadas, mas confesso que diminuiu muito meu cansaço. Depois ele mesmo pediu pra dormir no quarto dele, mas até hoje nos chama a noite. As x temos que deitar com ele, noitras basta dar um beijinho e dizer que está tudo bem. Atualmente, quem o atende à noite é o pai, pois temos uma bebê de 2 meses.
    Ah, além de acordar, ele tb tem episódios de sonambulismo e como não dorme mais em berço temos que tomar mto cuidado. Já teve noite em que olhamos pelo monitor da babá que ele não estava na cama e o encontramos sentado dentro do armário, na barraca de brinquedo do quarto, perambulando no corregor rsrsrs.
    Seguimos como você, acreditando que vai passar e curando o cansaço com amor. Espero que a maldita alergia passe até os 3 anos e leve com ela essa agitação noturna!

    1. Shirley Hilgert

      Dani, Cae não tem APLV não. bjs

  64. Andrea Sueli Pedrosa

    Infelizmente não tem receita…cada bebê é de um jeito…o meu Theodoro nos primeiros meses me deu muito trabalho a noite mas por motivo de cólicas…hoje com 8 meses, ele tira uma soneca no período da manhã e outra no período da tarde…e a noite vai dormir por volta das 23 horas, porém dorme a noite toda…acorda por volta de 8:30 ou 9:00 na manhã seguinte…ao ler a maioria destes comentários me sinto privilegiada, mesmo ele dormindo tarde…paciência pra todas nós mamães…e a nossa sorte é que tudo passa….

Deixe seu comentário