Dicas para organizar festa infantil em praça ou parque

Se tem uma coisa que está na moda em se tratando de festas infantis é fazê-las em pracinhas ou parques. Eu mesma, já vi várias. Minha sogra mora em frente a uma pracinha charmosa e aconchegante e aí, vira e mexe, vemos festinhas por lá.

E não é à toa que esse tipo de festa tem caído no gosto popular. Além de ser bacana, é também super divertido, as crianças adoram e deixa aquele gostinho de “diferente” no ar (foge dos tradicionais buffets ou festas em salão do prédio).

Só que é importante também salientar que fazer uma festinha numa praça ou parque não é como fazer uma festinha em casa ou num buffet. Na verdade, é bem diferente e há alguns cuidados que tem que se levar em conta.

festa em pracinha

Imagem: Google Images

Por isso, se você está pensando em fazer uma festinha para seu filho ou filha numa pracinha ou num parque, sugiro ficar de olho nessas dicas (para fazer esse post me baseei em pesquisas e na experiência de participar de algumas festinhas como essas):

  1. Autorização: Antes de começar a organizar tudo, informe-se se é necessário obter autorização para fazer a festa na praça ou parque de sua preferência. Quase sempre é. Para fazer uma festinha numa praça, entre em contato com a prefeitura da cidade (cidades menores) ou subprefeitura daquela região (cidades maiores) e cheque o que você precisa fazer para realizar a festinha. Já se a sua preferência for um parque, entre em contato com a administração do parque e veja se é só chegar e montar a festa ou se você também precisa de uma prévia autorização (raramente não é necessária a autorização).
  2. Número de convidados: Não é porque você está em um espaço aberto que poderá convidar um número infinito de pessoas para a sua festa. Pelo contrário. Por ser um espaço público, você deve respeitar o direito e o espaço das outras pessoas que também estão lá. Assim, realizar festas menores nesse tipo de lugar é o indicado (até porque, controlar um monte de crianças num espaço aberto nem sempre é fácil).
  3. Tempo: lembre-se que festas em parques e praças são ao ar livre, então, há sempre o risco de chover. Se o aniversário do seu pequeno ou pequena ocorre em meses que costuma chover, é melhor descartar essa opção e partir para algo mais tradicional.
  4. Banheiros: lembre-se também que em se tratando de praças e parques nem sempre há banheiros à disposição. Assim, o ideal é realizar festinhas mais curtas, de 2 ou 3 horas.
  5. Espaço, estrutura e brinquedos: lembre-se, você está em um lugar público. Aquele espaço não é seu. Então, você não pode fazer o que bem entender lá. Se você optou por fazer uma festa numa praça ou parque, faça uso da estrutura que esse espaço oferece e não queira levar tudo “de casa” para montar lá. Use a mesa do parque, use os brinquedos da praça. Montar mesas iguais as de uma festa em buffet ou levar um monte de brinquedos como pula-pulas, piscina de bolinhas, além de não combinar com o propósito da festa ainda estará “invadindo” o espaço de quem também está lá para aproveitar o lugar e não está participando da festa. Se quiser levar algum brinquedo, opte por coisas simples, como bolas, cordas, peões, entre outros…
  6. Seja gentil: como eu já disse, esse tipo de festa é em local público então, o que pode acontecer, é outras crianças presentes no local, por não entenderem que se trata de uma festa privada, quererem participar da sua festa. Nessa hora, seja educado e receba a criança com gentileza, convidando-a a aproveitar a festinha também. Converse com os pais da criança e diga que não há problema nenhum. O importante nessa hora é a alegria e integração dos pequenos.
  7. Lembrancinhas e comidinhas a mais: como acabei de dizer, outras crianças, sem entender que se trata de uma comemoração privada, poderão se juntar à festa (e você, sendo uma pessoa bem educada, não irá se opor a isso). Então, é sempre bom ter comidinhas e lembrancinhas a mais, para distribuir para essas crianças também (lembre-se, você está em um local público, não poderá impedir ninguém de usar o espaço desse local, mesmo que ali você tenha montado a sua festa).
  8. Lixo: muito importante numa festa em praça e parque é tomar cuidado para não gerar muito lixo. Evite levar muitos enfeites, embalagens, caixinhas e descartáveis (só o mínimo necessário) e antes de ir embora recolha todo o seu lixo e, se possível, leve para descartá-lo em outro local (as lixeiras desses locais nem sempre comportam).
  9. Bebidas alcóolicas: por se tratar de uma festa em local público, evite levar bebida alcóolica para evitar confusões (inclusive, muitos locais nem permitem que você leve).
  10. Comidas e bebidas: dê prioridade para servir comidinhas que se mantém gostosas e seguras para o consumo mesmo sem refrigeração (lembre-se, lá não há geladeiras e nem freezers). Para as bebidas, utilize caixas térmicas com gelo. E lembre-se de levar bebidas suficiente. Como a festa é ao ar livre, a tendência é que com o calor do local os adultos e crianças consumam mais líquido.
  11. Decoração: como já disse acima, leve poucos detalhes para decorar (vamos evitar lixo) e aproveite o que o local tem de bacana. Toalhinhas xadrez e um varal simples de bandeirolas já dão um charme especial. Balões devem ser evitados (voam e sujam o local).
  12. Listas e muita organização: esse tipo de festa demanda muita organização, não dá para deixar para resolver ou procurar nada na hora. Assim, anote, separe e organize tudo que você irá precisar com antecedência, para não esquecer nada.
  13. Serviço terceirizado: há algumas empresas que se especializaram em fazer festinhas em praças e parques. Contratar uma delas é uma opção, mas definitivamente não é necessário.

Confira outros sites e blogs que já publicaram dicas sobre esse assunto:

http://www.napracinha.com.br/2015/02/como-organizar-uma-festa-de-aniversario.html

http://chadebergamota.com.br/2013/10/15/dicas-para-fazer-uma-festa-de-aniversario-em-praca-ou-parque/

http://delas.ig.com.br/filhos/2015-03-19/como-organizar-a-festa-de-aniversario-infantil-no-parque-ou-na-praca.html

6 comentários

  1. Patricia

    Nossa, que ideia legal! Adorei!

  2. Adorei as dicas! Ainda quero fazer uma festa num parquinho para o meu pequeno.
    Linkei esse texto como um dos meus favoritos da semana lá no meu blog.

  3. Dani Brites

    Adorei as dicas! Vou fazer um picnic de aniversário pra minha bebê que completará 1 aninho. Já me planejei e anotei tudo… Cardápio, ingredientes, decoração (que será bem simples… Toalha xadrez, uns caixotes pra servir de “mesa” e umas bandeirinhas em formato de fatia de melancia com o nome dela), lista de convidados (que é bem pequena) e etc

  4. Julia Brito

    Oi Shirley,
    Alguma dica de lugar na ZN de SP?

    1. Shirley Hilgert

      Julia, infelizmente não. bjs

    2. Alessandra Rodrigues

      Julia , não moro na zn mais conheço o horto florestal talvez seja uma boa opção

Deixe seu comentário