Quando posso levar meu bebê para a praia?

Se seu filho nasceu em pleno inverno, ou no final do outono, talvez a praia não seja uma coisa que vá passar pela sua cabeça tão cedo, embora quem more no Brasil saiba que a gente pode ter ondas de calor bem forte em julho, agosto, setembro, sem cerimônia de estação do ano.

Já para quem, como eu, teve bebê em pleno verão, a praia e a piscina são tentadoras e um sonho de refresco, pois se tem uma coisa que incomoda os bebês é o calor.

hora de ir na praia

Photo Credit: tomit via Compfight cc

E aí que logo na primeira oportunidade você já vai perguntar ao pediatra: quando é que posso levar meu filho para a piscina e para a praia? Bom, foi pensando nisso que fui pesquisar, reuni as informações que meu pediatra me deu e escrevi este post para vocês já saberem tudo antes do verão chegar.

A primeira coisa que descobri é que não há um total consenso sobre a idade, mas há muitas informações interessantes para você levar em conta. Para dar um pulinho na piscina do prédio, que pode ser um passeio bem rapidinho, por exemplo, já dá para fazer isso a partir do quarto mês. Leve o bebê para dentro da água no seu colo e nada de deixá-lo molhado ou secando ao sol. Enxugue com uma toalha macia e prefira ficar na sombra, sempre.

Se você for viajar de carro, na hora da descida da serra para evitar que a pressão cause dor ou incômodo no ouvido da criança, é bom que ela tenha algo para sugar. Sabe, como nós, adultos, às vezes mascamos um chiclete para aliviar esse efeito? O ideal seria que o bebê pudesse mamar no peito neste momento, mas como é perigoso e ele precisa estar na cadeirinha e você também com cinto de segurança, a solução seria uma chupeta.

Confira dicas para viajar de avisão com um bebê:

A praia e o mar precisam de mais tempo para serem apresentados ao seu filho. É que a areia e a água salgada são mais propensas a terem micro-organismos que podem causar doenças ou irritações e o organismo dos bebês ainda é muito frágil para lidar com esses “inimigos”. Alguns pediatras recomendam que a praia entre nos planos só após o sexto mês, outros dizem que antes de um ano não é muito seguro.

Antes dos seis meses é muito complicado proteger as crianças do sol e tudo mais. Os protetores infantis e especiais para bebês são formulados apenas para serem usados depois dessa idade. Já os repelentes, a grande maioria só pode ser usadas depois dos dois anos, então, antes disso, o melhor é escolher lugares que tenham menos mosquitos e insetos ou checar com o pediatra uma marca segura para ser usada após 6 meses (até essa idade, nenhum pode ser usado).

A exposição ao sol deve ser bem controlada, por cerca de 15 minutos apenas, sempre antes das 9h da manhã (10h no horário de verão) ou depois das 15h (16h no horário de verão. E sempre com protetor em todas as partes do corpo, inclusive orelhas, e na cabeça, que ainda tem pouco cabelo e a pele muito sensível. Chapéu, guarda-sol, sombra e nada de ficar o dia inteiro na praia com os pequenos.

Ainda assim, não dá para deixar eles se esbaldarem na areia ou na água do mar. Até porque, de verdade, eles ainda não curtem tanto assim esse passeio. Pode molhar os pezinhos na água, para fazer aquela foto linda do primeiro encontro com o oceano. Mas curtir mesmo, brincar na água, fazer castelinhos de areia, isso só depois de começar a andar.

E dá uma tentação de deixar eles peladinhos em cima da toalha ou da canga, não dá? Mas também não é uma ideia tão boa quanto parece. A areia pode acabar incomodando mais nas partes íntimas e você pode ter de lidar com um cocô surpresa na areia ou na água, já que as crianças só começam a controlar mesmo as necessidades por volta dos dois anos. Invista nas fraldas especiais para praia e piscina.

Seja qual for a idade dos seus filhos, alguns cuidados valem para todos: passar e repassar protetor solar, não abusar do tempo na praia, manter as crianças sempre bem hidratadas com água mineral, frutas e alimentos leves e tentar manter uma rotina de alimentação e sono para que eles se divirtam de verdade durante o passeio!

 

4 comentários

  1. Náy

    A Sofia Gabriely tomou banho de piscina com menos de dois meses e foi a praia com 6 meses.Foi muito bom.Hoje ela está com dois anos,é super saudável e adora água.

  2. christyana pereira

    Meu filho tem dois meses posso levá-lo ?
    A praia e deserta e vou bem cedinho.

  3. Mylena Carvalho

    Meu bb tem 4 meses e meio queria muito ir à praia com ele mais ainda estou com um pouco de medo, seria melhor esperar até os 6 ?

  4. ingryyd

    a minha filha tem tres 3 e já esteve na praia mais fui logo cedo de 6:00 e voltei de 7:40 e estou pensando em leva agora nós 4 mes dela

Deixe seu comentário