Sintomas estranhos de gravidez

Um dos papos mais divertidos que tenho com minhas amigas, as de sempre e as novas, é sobre como nós descobrimos que estávamos grávidas. Acabam aparecendo histórias supercuriosas, divertidas, algumas que causam surpresa e outras que ninguém entende ou consegue explicar.

Eu descobri que estava grávida do Leo e do Caê porque houve o tradicional atraso menstrual, mas já ouvi mais de uma amiga contar que descobriu que estava grávida por que não vivia sem café e, de uma hora para outra, não podia nem sentir o cheiro da bebida. Tentaram colocar na boca e foram correndo para o banheiro enjoadas. Até fui atrás disso para saber se tinha alguma pesquisa específica que explicasse, ou se o café tinha alguma coisa específica que desse esses efeitos. Mas não achei nada.

Photo Credit: carmen_seaby via Compfight cc

Aí acabei pensando que tem mesmo uns sintomas que a gente nem imagina que possam significar que tem um bebê a caminho. E fui atrás deles para contar que pode ser que aquilo que vc está sentindo não seja um mal-estar ou sintoma de doença, viu? Nem todos têm uma explicação científica comprovada, acaba que os hormônios levam a má fama de causarem quase tudo e também algumas modificações no fluxo sanguíneo do corpo da mulher. Mas se você está planejando engravidar, vale saber que eles podem sim ser um sinal que…deu certo! Aproveitei pra colocar também umas outras coisas que podem ocorrer durante os nove meses:

Nariz entupido – lá vai você pensar que a culpa é do ar condicionado do trabalho. Ou achar que é alguma gripe ou resfriado e sair tomando aquele remedinho básico de sempre. E, mal sabe você, pode ser que isso seja um sintoma de gravidez

Suor excessivo e ondas de calor – se não pode ser a chegada do climatério e a proximação da menopausa, de novo a culpa vai para o ar condicionado. Mas que não está dando conta do calor. Será mesmo? Dê atenção se um ventinho a mais ou um dia mais fresco não resolverem o problema

Cabelo estranho, pelos esquisitos – sabe aquele pelo mais grosso que nasce em lugar indevido, tipo perto do umbigo? Ou aquela sensação que seu cabelo mudou de personalidade? Pelos e cabelos mais grossos são comuns na gravidez por conta dos hormônios.

Olfato tinindo – aquele cheiro que você nunca reparou pode se tornar algo insuportável. Tenho até uma história engraçada que me contaram: quando a mãe de uma amiga estava grávida, ela não podia nem abrir a geladeira, tamanho enjoo que o cheiro lhe causava. Foi assim que ela descobriu, inclusive, que estava esperando um bebê. Essa minha amiga tem mais de 30 anos e até hoje não pode sentir cheiro de geladeira, como é desde que era só um microscópico punhado de células. Vai saber se tem a ver, né? (Shirley, essa sou eu e minha mãe, hehe)

“Pézão” – polêmica! Um monte de mulheres juram que seus pés cresceram durante a gravidez, que elas mudaram de um a dois números nos sapatos e nunca mais voltaram a usar os sapatos antigos. Ou seja os pés cresceram para sempre! Já li vários textos sobre esse tema e os médicos afirmam que não deve ser isso, pode ser pelo pé ter inchado, mas que ele volta ao normal. Mas tem muita gente por aí que reclama de ter perdido os sapatos que usava antes da gestação.

Mudanças na libido – bom, gente, essa é daquelas que confunde mesmo, pois tem tanta coisa que pode afetar nosso desejo sexual, né? Mas se você não encontrar outro motivo aparente para ter mais ou menos libido, quem sabe não é gravidez?

Sangramentos na boca – durante a gravidez, os dentes e as gengivas ficam mais sensíveis, com mais riscos de sangramentos e de gengivite. Mantenha as visitas ao dentista em dia e, caso perceba esses problemas, cuide bem deles.

Veias mais saltadas – nos braços, nas pernas, até mesmo nos seios. Todas as veias do nosso corpo podem ficar um pouquinho mais escuras, aparentes ou saltadas com a gestação e até ficarem doloridas, principalmente para quem já tem problemas com varizes. Se isso está ocorrendo com você, pode ser um bebê que vem por aí.

20 comentários

  1. Danielle

    MT bom!! Eu tive tanta coceira que fui ao Dermatologista. Estava numa festa e tive que ir ao banheiro, arrancar o sutiã e coçar com a unha, porque era insuportável!! Era no peito,na barriga, nas coxas, nas costas… RS

  2. Patricia

    Eu descobri que estava grávida por causa dos meus peitos que estava muuuuuito grandes (maior do que ficam na TPM).

  3. Fernanda

    na minha primeira gravidez sentia uma sede absurda no começo, acordava de madrugada com a boca seca igual de febre.

    1. Eliane

      olá Fernanda, também todos assim, com uma sede horrível, sono as veias do meus pés doem, calor, dor de cabeça, a m ainda não desceu, abdômen alto

  4. Simone

    Uma colega minha havia comentado que isso aconteceu com ela e eu pensei: será??? 10 dias de diarréia sem nenhuma dor de barriga…

    1. Raquel

      A minha cunhada descobriu a gravidez porque foi ao médico com diarréia, achando que era virose, agora a Luísa está quase chegando…

    2. Ana isis

      Rsrs quando descobri minha gravidez tive o mesmo sintoma 15dias de diarreia…. fui ao médico p ver o possivel motivo e ele disse vc está gravida!!!! Oi? Grávida eu kkkkk como pode diarreia ser sintoma de gravides fiz o teste deu negativo…. viu Dr. Falei q eu não estava grávida… ele riu e falou novamente vc está grávida volte daki duas semana… saí do consultorio dizendo é ruim q eu volto, médico doido!!!! Duas semanas depois fiz o teste de farmácia só por desencargo de consciência… E, e, e, e, Gravidissima!!!! Não e possível como ele descobriu??? Eu só disse q estava com diarreia kkkkkkkk em fim ate hj não sei como ele descobriu sei q minha filha esta linda grande e arteira rsrs com 1 aninho e 1 mês

  5. Beth

    Eu faço parte do time das que perderam todos os sapatos de antes da gravidez…usava 35 hj calço 37 com louvor…

  6. Roberta

    Eu só descobri por causa do inchasso absurdo dos pés, isso já com 25 semanas pq sou gordinha, tenho ovários policisticos e o estômago meio chatinho hehehe. E mesmo dps do parto não suporto mais iogurte.

  7. Mariana

    Sobre o pé, tenho uma prima, que é PhD na Alemanha em pés (uma especialidade médica), tendo inclusive trabalhado na Nike , e ela me disse que os pés efetivamente aumentam, e que isso é pela alteração que se dá em todas as articulações. Eu sou a prova viva disso. Iniciei a gestação calçando 35/36. Durante a gestação – a maior parte no inverno gaúcho (ou seja, sem calor para inchar) – meu pé foi para o número 37 e é assim até hoje (minha filha tem 2 anos e 4 meses).

  8. Débora

    Eu descobri que estava grávida quando eu me irritei no ônibus com um rapaz que estava sentado atrás do meu banco, a voz dele me irritava de tal maneira que eu tinha vontade de matá-lo, jogar o cel. Dele pela janela, pedir pra ele calar a boca enfim estava surtado e não via a hora de descer e quando enfim aconteceu ele desceu na mesma parada que a minha, eu sai tão rápido do ônibus que eu só pensava em nunca mais na minha vida ver aquele cara novamente kkkk, cheguei no serviço irritadíssima e comentei com minhas colegas e conclui com a seguinte frase: “só posso está grávida, vou fazer o teste” fiz e deu positivo 😂😂😆

  9. Simone

    Nas minhas duas gestações descobri porque acordei para fazer xixi a noite. Não tomo muita água e não vou com frequencia ao banheiro…dai quando acordei a noite apertada já pensei…será?? E era mesmo.

  10. Inês C

    Eu descobri com candidiase. Nunca havia tido e de uma hora pra outra mal conseguia sentar devido ao incomodo.

    Depois, no decorrer da gravidez, tive dermatite atópica no corpo todo e síndrome do túnel do carpo. Quando o bebê nasceu, ainda no hospital, tudo sumiu.

    Enjoo não senti nenhuma vez.

  11. Ana Caroline

    Dias antes da minha menstruação vir percebi que as veias dos meus seios estavam saltando aos olhos…rsss…ocorreu nas 2 gestações.

  12. Eva

    Tb tive diarréia e soube logo q estava grávida ( é o 3º). Na gravidez do meu primeiro o pé passou de 37 para 38 e continua 38 até hoje. Minhas gengivas tb ficam mais sensíveis e uma coisa q acho super chatinha q acontece sempre é q meu nariz fica meio ressecado, como se estivesse sempre sujo.

  13. Ste

    Estou com sintomas de gripe…
    Corpo ruim, dores de cabeça insuportáveis!!
    Faz quatro meses q estou tentando. Oque acham meninas?

  14. Diana

    Estou com gases, dor no pé da barriga, seios maiores, doloridos,suador nos pés, fazendo xixi muitas vezes durante o dia e a noite umas 3/4 vezes. Minha m veio diferente, 2 dias antes, somente um muco marrom, nada de sangue vivo. Oque Vcs acham? Sou mãe a 8 anos já. Mas na primeira gestação não tive nenhum sintoma.

  15. Anna

    Ainda acho que podem ser sintomas devido à parada do anticoncepcional, mas… Antes do AC, os únicos sintomas que tinha eram seios sensíveis, cólicas e às vezes diarreia e agora (menstruação prevista para o final dessa semana) estou com muuita dor de cabeça, coceira no corpo, muito sono e cansaço e uma fome sem tamanho. Parei com o anticoncepcional pq só consegui comprá-lo 5 dias depois da pausa e resolvi esperar o próximo ciclo para retomar. Ainda estou aguardando o próximo ciclo e, caso não menstrue, farei um teste de farmácia só por desencargo de consciência, pois sei que parar com o anticoncepcional pode desregular.

  16. neneca

    Estou a mas de tres semanas com os seios doloridos minha M Esta atrasada a seis dias nao consigo me firar de lado na cama pois meus seios parecem ki vao cai de tanta dor nao to sentindo nenhum sintoma de M fora os seios no qual estao doloridos desde o periodo fertil no qual tive relaçao duas vezes edtou com medo de fazer o btt pois tenho micropolicistos …alguem sentui muita dor no deio e estava gravida??

  17. Ro

    44 anos. Um filho 15 anos. Um aborto final de 2014. Hã?? Grávida? Será?
    Primeira gestação. Alergia ( coceira, feridas) pelo corpo. Enjoos “até o final” a partir do exame beta positivo (terceiro mês). PS. Primeiro exame deu negativo.
    Segunda gestação: ( aborto espontâneo, terceiro mês). Dois exames de farmácia negativos. Eu já devia estar na quarta semana. Dor seios e uma vontade enorme de comer salada num copo plástico. ( era um almoço de domingo. enchi um copo de salada e comecei a comer com um garfo.
    Terceira???? Provável indo para quarta semana. Ansiosa q sou, Já fiz dois exames de farmácia e um beta. Todos negativos.
    Sintomas: m atrasada. síndrome túnel carpo e dor nas articulações na segunda semana. Um pouco de febre. Enjôo do cheiro do marido. Terceira semana. Vontade “incontrolável “de comer pipoca ( aquelas docinhas do pacote rosa). Insônia às vezes. Boca seca a noite. Ora irritada, ora calma. O bico do seio começou a ficar sensível. Veias mais salientes… nem sinal da m. Ácido fólico e… Aguardando final da quarta semana para um novo teste.

Deixe seu comentário