10 razões para ter o segundo filho

Para muitos pais, bate aquela dúvida: ter ou não ter o segundo filho.

Eles estão felizes, realizados e sentem-se completos com o único filho que tem, sentem medo de começar tudo de novo e, acabam achando que será trabalho em dobro.

Pois bem, eu me aventurei na experiência do segundo filho e, por isso, resolvi fazer um post com uma listinha de 10 motivos para as famílias não pararem apenas no primeiro. Confira!

irmaos1

  1. Você já sabe o que esperar: Como essa é a sua segunda experiência, você já sabe como as coisas são, não se desespera mais tão facilmente e já sabe lidar com os desafios. Isso torna tudo mais fácil.
  2. Não é trabalho em dobro: Ter dois filhos não é ter trabalho em dobro. O segundo filho, na verdade, dá bem menos trabalho que o primeiro deu, isso porque, você já tem experiência, já sabe como agir, já pegou o jeito da coisa.
  3. Eles se farão companhia: Eles brincarão juntos e te darão folga muitas vezes. Quando você viajar e tiver que deixá-los com alguém, seu coração ficará menos apertado, pois um tem ao outro.
  4. Você aproveitará boa parte do enxoval: Sabe aquelas peças do enxoval do primeiro que quase não foram usadas? Pois bem, elas poderão ser aproveitadas com o segundo. E assim, você vai sentir que não jogou dinheiro fora com aquele enxoval lindo e caríssimo que quase não saiu da gaveta.
  5. Você gastará menos do que com o primeiro filho: Ter dois filhos também não é gastos em dobro. Normalmente, você economiza mais com o segundo filho. O enxoval é aproveitado, escolas e demais atividades costumam dar desconto para o segundo filho e você já aprendeu no que vale a pena investir e o que é dinheiro jogado fora, então, não irá fazer nenhuma loucura.
  6. Eles aprenderão a socializar e a dividir: Ter um irmão é aprender a disputar espaço, atenção, tempo e um tanto de outras coisas. Assim, uma ajuda o outro a crescer, a amadurecer, a interagir e se desenvolver.
  7. Sua casa ficará mais divertida: Duas crianças podem não ser trabalho em dobro, mas com certeza são diversão em dobro. A casa fica mais alegre com dois filhos, mais agitada e cheia de cores.
  8. Você terá ainda mais amor para dar: Muitos pais tem medo de não amar o segundo filho como amam o primeiro, mas a verdade é que o amor multiplica com a chegada de um novo bebê.
  9. Você aprenderá mais: Filhos são diferentes e, assim, cada um deles ensina coisas diferentes aos pais. O segundo filho irá apresentar um mundo completamente novo e essa nova experiência irá ensinar muitas coisas.
  10. Eles terão um amigo para toda a vida: O melhor presente que você pode dar para um filho é um irmão. Com ele, ele terá um amigo para toda a vida.

Confira como foi a chegada do segundo filho por aqui:

38 comentários

  1. Marli

    Tenho uma filha de 1ano e 1 mês e estou tentando engravidar novamente, pensando principalmente no companheirismo, unidos para sempre no que der e vier,como também na responsabilidade de cuidar dos país quando mais velhos.Experiência própria, tenho apenas 1 irmão, esse que não vale de nada,com aquele que VC nunca poderá contar…muito triste isso….o melhor mesmo era ser filha única nesse caso!!

    1. Mariana Paraiso

      Passo pelo mesmo… e ainda cometi o erro de colocar ele como padrinho… nunca ligou pro meu filho… mas isso não me deixa com vontade de não ter mais filhos… penso q não temos controle sobre as pessoas… meus pais sempre incentivaram uma amizade verdadeira entre irmãos…. mas não controlamos o outro… triste mas ainda tenho esperança.

  2. Patricia

    Bacana, mas prefiro ter um só.

    1. Natália Estrella

      Muito bacana o post. Eu estou pretendendo ter o segundo em 2016 e tenho muitas dúvidas…mais até do que na primeira vez.

    2. juliana ritter

      Não acho que precise de tdos esses motivos para ter o segundo filho, nos dias de hoje precisamos de condição financeira e saude, só!
      Não terei o segundo por conta desses dois motivos!

    3. Juliana

      Idem Patricia, tenho 20 motivos para não ter o segundo kkkkk

  3. Fabiana

    Eu quero ter outro filho, mais pelo meu primeiro do que para mim. Mas que bate um medinho, bate!

  4. Patricia

    kkk… ainda nao tinha comentado, mas o comentario da Patricia acima traduz meu pensamento: legal, mas vou parar no primeiro mesmo… rs

  5. Andressa

    Estou grávida do meu primeiro filho Nicollas :) E simm já estou planejando o segundo para quando o Nick estiver com 2 anos. Todos dizem que vou mudar de ideia, pois, dá muito trabalho ter um filho… mas como diz na a cima o amor é muito maior!

  6. Cássia

    Tenho um de 3 e outra de 7 meses, sempre quiz, é super cansativo, mass estamos super felizes

  7. Valeria

    A unica coisa que discordo é o ultimo iten, conheço muitos irmaos que nao sao amigos, nao sao companheiros. Ter irmao infelizmente nao é garantia de ter um amigo e companheiro para a vida.

  8. Luciana

    Tenho uma irmã super amiga e companheira. Acho muito importante ter irmão, porem a situação financeira com dois não será fácil no pais que vivemos. Ate para se divertir custa. Entao tem que pensar direitinho. Com o falecimento do meu pai percebi como eh importante ter irmão.

  9. Mimi

    Minha primeira gravidez foi complicada:internação, repouso absoluto por dois meses….. Depois do parto, minha bebê não evacuava sozinha, chorava com cólicas, que durou os primeiros dois meses…. Foi muito cansativo, até por eu estar habituada a dormir às 21h e sobacordar as 6h….Rs!!!
    Pensei muito sobre a segunda gravidez e todos me diziam: o segundo filho é sempre mais tranquilo, coragem!!! Rs!
    Resolvi ouvir os conselhos e planejamos a segunda gravidez. Consegui engravidar quando minha filha tinha 2 anos completos. Foi um pouco desgastante pelo fato da minha filha ser muito apegada a mim, acabando sempre me sobrecarregando, depois tive que fazer repouso novamente… Mas deu tudo certo, minha segunda filha é linda tmbm e realmente vc sente menos aquele cansaço todo que sentiu na primeira vez, pois seu corpo já passou por isso uma vez e já sabe como vai ser. Outro detalhe, minha segunda filha não teve cólicas, dorme super bem e evacua sem problemas!!! Rs!!

  10. Mamaholic

    Estava com tudo planejado, fazendo os exames para o segundinho ser bem emendadinho da primeirinha….e aí descobri o câncer na tireóide. Tuso resolvido, mas é preciso esperar um ano inteiro após a iodoterapia para começar a brincar de tentar de novo…paciência.

    Mas ó….acho que quem tem irmão não quer viver de filho único não! ;)

  11. Kerlia souza

    Ja to pensando na trabalheira, mas vou encarar assim mesmo!!!!

  12. Larissa

    Tenho uma filha de 1a e 10m e estou grávida do segundo, o que está me deixando mais angustiada é se eu vou dar conta de dividir atenção com as duas, já que a primeira ocupa todo o meu tempo…

    1. Shirley Hilgert

      Larissa, depois a gente dá conta sim. A mais velha vai sentir um pouco a diferença, mas no fim tudo se ajeita.

    2. Ágata L.

      Eu também tinha essa angustia, mas a Helô nasceu, o primeiro resolveu ficar um grude com o pai e nem liga mais para mim, a Helô é um amor, se acostumou desde RN não ficar só no colo com choro ou fome, coisa que nunca fiz com o Heitor. Mas tem aqueles momentos de ciúmes do mais velho que na verdade não são ciúmes, é birra por causa de sono fome ou coisa assim e requer atenção somente pra ele.

  13. Natalia

    Fizeram um post sobre 20 verdades de ter o segundo filho, e logo leio este totalmente ao contrário no mesmo site.

  14. Clarice

    Lindo texto …mas sinceramente tô sem.coragem….

  15. FERNANDA

    O que pesa pra mim é o financeiro, as contas apertadas, um verdadeiro sufoco… Se eu tivesse grana ia querer sim um segundo filho, acho importante ter pelo menos um irmão e não quero casal, quero outro menino, rs. Se Deus quiser as coisas vão melhorar e vou poder encomendar um segundo bebê!

  16. Nalga

    Eu quero muito ter outro filho,mais no momento não estar apropriado pois nosso financeiro estar devagar d+++,vms ver oque Deus tem preparado para mim no futuro daqui a uns dois anos 😊

  17. Rosangela

    Cada filho é único. Cada gestação é única. Assim como as necessidades de cada família. Tenho um casal, diferença de 5 anos, hoje acho que é muito grande essa diferença, mas msm assim, são muito amigos, não brigam. Rolou ciúmes da mais velha, mas não com relação a mim ou o pai, mas com o irmão. Ela achava que era dela e não gostava que pagassem. A gravidez e criação da mais velha foi mais tranquila. O mais novo, hj com 12 anos me judiou bastante. Não quero o terceiro, rss

  18. Tamara

    Pura verdade!! Adorei e eu já tenho até o terceiro. Animem-se é melhor ainda!

  19. Tatyanne

    Eu discordo de algumas razões principalmente o de economizar reaproveitando coisas do primeiro filho… e pior é pra vida toda muitos pais tem essa atitude compra pro primeiro tudo novo e o segundo só nas sobras do primeiro… Muitos segundos filhos crescem se sentido menos amados porque tudo é pro primeiro. Quando bebê não vão saber que tão reaproveitando mas crescem e com o tempo vão perceber. Um exemplo é o aniversário de 1 ano tem pai que gasta 10 a 15 mil ou mais e no segundo vai ser só um bolinho e gastam 1000 reais com muita pena. Como se essa criança não fosse crescer e ver fotos porque do primeiro no mínimo 1000 fotos e no do segundo as que tirarem ele vai saber ver a diferença… enfim em mim me causa uma revolta esse tipo de atitude. E não, não sou uma segunda filha sou filha única que percebeu ao longo dos anos a grande diferença que muitos pais fazem entre primeiro e segundo filho… e só pretendo ter um segundo filho se eu puder dar as mesmas coisas que o meu primeiro filho teve se não puder vou ficar só com o primeiro…
    E nem vou entrar na questão de que muitos pais também fazem diferença entre primeiro e segundo em relação a amar mais o primeiro do que o segundo e o pior não enxergam e morrem negando, mas quem tá de fora observa nas atitudes dos pais. Então tomar decisão de ter um segundo filho é muito sério… tem condições financeiras? Tem condições físicas? Psicológicas e sentimental? Se não melhor ter só um mesmo.
    Só expressando minha opinião e sei que muitos não vão concordar, mas espero que respeitem.

  20. Priscila

    Adorei tudo! Eu amei tanto ser mãe que ja sai do hospital dizendo que queria ter outro…e todo mundo rindo de mim dizendo que queria ver eu dizer isso daqui a algum tempo…pois bem meu Caio ja esta com um ano e dois meses ,aprontando todas e mais um pouco e eu ainda estou no mesmo proposito ..Vou ter o segundo sim .
    Gostoso dmais ter nenem em casa …amamentar é tudo de bom e ele fazendo carinho em mim é tudo…e ja dizia nossa vó onde come um come dois …é dificil imaginar a parte financeira mas a verdade é que era dificil quando agente ainda ñ tinha filho algum e tudo se ajeitou né …então com o segundo tambem ñ vai ser diferente ,no final tudo da sempre certo. Tenho dois irmão e foi tudo de bom ,então ñ posso privar meu Caio lindo dessa alegria.

  21. Léia Fernanda

    Muito lindo o post, tenho uma filha de 9 anos, ela pede muito um irmão, mas tenho medo devido a situação financeira, porque quero dar tudo para o 2 o que dou para ela, ainda estou pensando rsrs.

  22. Paula

    Esses comentários hein?! Só reclamam de dinheiro, vivemos numa sociedade de covardes com medo de bebês. Façam-me o favor.

  23. Cissa

    Bacana o texto. Tenho um filho de 2 anos e 10 meses e estou grávida de 4 meses..sempre sonhei em ser mãe de filhos..meu filho não estará sozinho. ;-)

  24. Julia

    Não quero o segundo filho de jeito nenhum.

  25. Gisele

    Eu tenho um filho de 3 anos e estou grávida de 2 meses, minha única preocupação é com relação ao amor. mas estou confiante que dará certo.

  26. Elisa

    Que horrível ver mães dizendo não querer outro filho “de jeito nenhum”.
    Parece que se arrependeram de ter tido o primeiro.
    Pensem ouvir suas mães dizendo isso sobre a possibilidade de ter tido outro, além de vocês.
    Já não se fazem mais mães como antigamente.

    1. Carol

      Não Elisa. Antigamente viviam para o marido e casa. Hoje queremos ser mães, esposas, profissionais, estudantes, intelectuais, cuidar do corpo e da mente. A vida não é só filho meu bem. Se não queremos ter o segundo, é Pq sabemos da renúncia de vida que o primeiro deu. Isso não quer dizer que amamos menos que vc. Pra bom entendedor…

  27. Nicoli

    Tenho um bebe de 10 meses e descobri que estou gravida, meu primeiro foi muito planejado e existia a possibilidade de não poder engravidar devido a um tratamento para cancer de mama que me submeti, estou ainda assustada e com medo de não dar conta, mas vamos lá.

    1. Macetes de Mãe

      Vai dar conta sim, Nicoli!
      Aconteceu por que era pra ser assim <3
      Fiquem bem <3 Bjs

  28. Carol

    Te dou 20 motivos para não ter. Menos trabalho?! OI?!
    Acorda pra realidade autora!! Menos vai.
    Faça um texto que fale da real maternidade. Não iluda quem está com duvida se tem ou não o segundo filho.

  29. Eliane

    Tenho duas meninas…uma de 1 ano e dez meses e uma de 4 meses…no começo foi muito difícil a adaptação ..mas agora percebo que foi a melhor coisa ..passar tudo de uma vez só..não escolhi assim mais Deus quis assim ..então vamos la ..o segredo é Viver um dia de cada vez..
    Evellyn e Geovanna mamãe ama muito vocês!

  30. Débora

    As vezes a decisão de não ter o segundo filho não é nossa e sim de deus

Deixe seu comentário