Por que a proteína do leite materno é perfeita

Uma das coisas que mais se fala quando o assunto é maternidade é sobre a importância do aleitamento materno. Sabemos que o bebê deve ser, sempre que possível, amamentado exclusivamente no peito até 6 meses e, depois, receber leite materno como alimentação complementar até, pelos menos, 2 anos.

Mas você sabe por que o leite materno é tão importante? Um dos principais motivos são as proteínas que existem nele, que são as grandes “construtoras” do corpo humano e imprescindíveis para o crescimento e o desenvolvimento infantil (Você sabia que, depois da água, as proteínas são as substâncias mais abundantes do corpo humano?).

imagem post

Photo Credit: Mothering Touch via Compfight cc

São as proteínas que influenciam a altura, o peso e também a composição corporal da criança, ou seja, a quantidade de massa x gordura. Elas também agem sobre o metabolismo do corpo, interferindo no adequado ganho de peso. Quando ingeridas em quantidades adequadas, elas garantem o adequada digestão (esvaziamento gástrico mais rápido) e o funcionamento dos rins e atuam como agentes de defesa do organismo, por meio da modificação da composição de flora intestinal (proporcionando menos cólica, constipação e diarreia).

Só que, apesar das proteínas serem tão importantes, quando a qualidade e a quantidade da sua ingestão não são adequadas, acaba-se desenvolvendo problemas de saúde. Um deles é a obesidade infantil, causada pela ingestão em excesso de proteínas, e a outra são alergias, como a APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca). A APLV surge principalmente quando se ingere muito cedo leite de vaca e o corpo reage, desenvolvendo reações respiratórias, gástricas ou cutâneas (Leo passou por isso).

Por isso que é tão importante o aleitamento materno, já que ele tem a composição perfeita, diferentemente do leite de vaca, que tem cinco vezes mais proteínas e pode levar à obesidade ou ao desencadeamento de alergias. Além disso, o leite de vaca possui qualidade inferior desta proteína (aminoácidos essenciais) quando comparado com a proteína do leite materno que é perfeita. Fica a dica! Amamentar é tudo de bom e é o melhor alimento que seu filho pode receber.

publi-incentivo

1 comentário

  1. Jaqueline

    Meu bebe mama quais td hora e normal andanda sempre de barriga cheia

Deixe seu comentário