13 dicas para viajar de avião com crianças

Como as férias estão aí, achei importante compartilhar algumas dicas para quem vai viajar de avião com crianças. Espero que gostem! Boa leitura!

aviao

Photo Credit: Silent.91 via Compfight cc

  1. Levar documento de identificação (certidão de nascimento, RG, passaporte) original ou cópia autenticada (se não for autenticada não é aceita). Se for viagem internacional, levar autorização do de viagem internacional de menor, se necessário.
  2. Levar o cartão de milhagem da criança (pode ser feito a partir de 2 anos pelo site da companhia aérea).
  3. Checar, com antecedência, se a companhia aérea fornece benefícios para quem viaja com crianças: comida especial, bercinho, etc.. (ligue para o SAC para checar, pois nem sempre se encontra no site essas informações). No caso do berço, ele comporta crianças até 10kg / 6 meses.
  4. Na hora do pouso e da decolagem, fazer com que a criança chupe ou mastigue algo (pode dar o peito, mamadeira, chupeta, algo para comer…), para evitar o desconforto no ouvido por conta da mudança de pressão.
  5. Levar, na mala de mão, itens que podem ser necessários durante o vôo: mudas extras de roupa (pelo menos duas), mantinha para cobrir a criança caso ela durma e o ambiente esteja frio, itens de higiene (fralda, pomada, lenço umedecido, trocador).
  6. Dar preferência por mochila no lugar de bolsa/sacola para deixar a mão livre.
  7. Antes da viagem, oferecer alimentos leves, que não poderão causar mal estar na criança durante o vôo.
  8. Em vôos de longa duração, dar preferência pelos horários noturno, pois aí a criança poderá dormir.
  9. Alguns dias antes da viagem, levar a criança ao pediatra para ver se ela está com algum problema (virose, resfriado, desconforto,…) e poder resolver isso antes da viagem. E também para pedir dicas de medicamentos de primeiros socorros que devem ser levados.
  10. Levar brinquedos que entretenham mas que não faça muito barulho para não atrapalhar os outros passageiros (livros, material de desejo, celular e tablet com o som desativado. Outra dica é levar opções novas, ou seja, um brinquedo que a criança ainda não tinha. Nessa hora, vale dar um presentinho simples para garantir mais tempo de tranquilidade.
  11. Levar o lanche ou as refeições da criança em lancheira térmica (de preferência por alimentos que se mantém próprios para o consumo por mais tempo).
  12. Vestir a criança com roupas confortáveis e práticas de serem tiradas/vestidas.
  13. Levar o carrinho (que poderá ser despachado na porta do avião).

Mais dicas sobre esse assunto aqui no blog:

Viajando de avião com um bebê – dicas

Dicas para viajar de avião, sozinha, com crianças que já andam.

Confira também esse vídeo: 

1 comentário

  1. Daianny Melo

    Olá Shirley, quantas dicas valiosas!
    Neste mês fizemos a primeira viagem de avião com nossa filha de 1 ano e meio. Foi tudo bem tranquilo, felizmente. E adotamos sim, muitas dessas dicas.
    Obrigada pelo carinho com que você as transmite.
    bjs

Deixe seu comentário