Dicas para montar uma bela brinquedoteca

Hoje, aqui no blog, tem dicas de uma profissional para montar uma brinquedoteca. Quem compartilha seu conhecimento e inspirações é a Michelle Mariotto, colunista do blog e sócia da Midáideai. Confiram as super ideias abaixo. Eu amei! Boa leitura!

DECORACAO

Dicas para montar uma bela brinquedoteca

Por Michelle Mariotto

Oi, mamães, tudo bem?

O post de hoje foi originalmente publicado no blog Midá (www.blogmida.com.br), na semana das crianças.

Como imagino que muitas de vocês podem ter interesse pelo tema e as dicas estão bem completinhas – além das fotos bastante inspiradoras – resolvi dividir esse conteúdo por aqui também. Espero que gostem!

Seja uma área comunitária – na escola, num hotel, no condomínio – ou um simples cantinho no próprio quarto da criança, o importante é que esse espaço seja montado pensando essencialmente nos pequenos.

Portanto, vamos começar com um check-list. Lembrando que vou elencar aqui o essencial e alguns itens que considero bastante lúdicos, garantia de diversão. Afinal, o céu é o limite, né?

  • Espaço para a imaginação – pode parecer óbvio, mas reservar uma área livre onde os pequenos possam montar brinquedos e situações diversos, é essencial;
  • Tapete ou tatame – um tapete apropriado ou um simples tatame em EVA propiciam isolamento térmico, conforto e uma superfície ”almofadada” para o caso de uma queda;
  • Brinquedos ao alcance – para o livre acesso das crianças, é importante que os brinquedos estejam ao alcance delas. Baús, nichos, prateleiras baixas e caixas organizadoras são bons aliados nessa tarefa;
  • Mesa e cadeiras – nem toda brinquedoteca vai comportá-las, mas elas são um convite à criatividade dos pequenos. Apóiam desde os desenhos até jogos e quebra-cabeças;
  • Lousa – num cavalete ou na própria parede, é diversão na certa;
  • Variedade – os tipos e quantidade de brinquedos vão depender do uso e do “dono” do espaço, mas o ideal é que haja variedade. Bolas, bonecos, carrinhos, quebra-cabeças, jogos, peças de montar…
  • Cores – quanto mais colorido, mais estimulante é o ambiente. Para um quarto de dormir, pode não ser tão interessante, mas para um local de brincadeira é investimento certeiro;
  • Assento para os adultos – lembrando que, dependendo da idade das crianças, algumas delas estarão sempre acompanhadas de um adulto. É bacana pensar num local onde eles possam se acomodar sem atrapalhar e podendo participar da brincadeira. Até para evitar que os adultos usem os móveis destinados aos pequenos.

Bom, essas são apenas algumas ideias básicas para a montagem de um espaço lúdico e agradável para as crianças. Lembrando que também é legal deixá-las participar da escolha e montagem. Agora vamos ver algumas fotos inspiradoras!

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

22

23

24

25

26

27

28

 

Meu pedido pro Papai Noel esse ano é um espaço bem bacana pra eu montar uma dessas bem caprichada pro meu pequeno. Feliz Natal!!!

Fotos: Reprodução

1 comentário

  1. Lucinda

    Gostaria de contato dos móveis das ideias da brinquedoteca acima,são lindos.

Deixe seu comentário