Pasta com flúor ou sem flúor para crianças?

No post de hoje, a odontopediatra Juliana Marchi irá falar sobre um assunto que gera dúvidas entre muitas mães: afinal, devo ou não usar creme dental com flúor para crianças?

No seu texto, Juliana dá a resposta e esclarece em detalhe essa dúvida.  Vale a pena a leitura!

Pasta com flúor ou sem flúor para crianças?

Por Juliana Marchi

prausiam du savo dončius

Photo Credit: c r z via Compfight cc

Você provavelmente já escutou de alguém ou de algum dentista que bebês e crianças que não sabem cuspir devem usar pasta de dentes sem flúor, certo? Ou você já leu que flúor faz mal às crianças. Através desse post vou tentar resolver algumas dúvidas relativas a esse assunto .

Há vários mitos sobre o flúor, mas o que é verdade científica? Leia este artigo até o fim e você vai se convencer de que flúor é essencial para seu/sua filho/a. Venha comigo!

Sabe como o flúor atua no controle da cárie?

O flúor, quando presente na boca, reduz a desmineralização do esmalte e ativa a remineralização dos dentes. O que isso quer dizer? Que o flúor presente na boca do seu filho, independente da idade, vai diminuir o risco dele/dela ter cáries.

A internet traz muita coisa sobre o uso de pastas de dentes infantis, gerando alguma controvérsia até mesmo entre dentistas. Algumas dessas coisas derivam de palpites sem base científica.

O seu filho deve usar o flúor na boca e não engolir a pasta contendo o flúor. Já que o flúor na cavidade bucal forma uma película protetora, impedindo as bactérias de formar as cáries.

Mas como fazer meu bebê entender que não pode engolir a pasta de dentes fluoretada?

Você não vai conseguirá fazê-lo ter essa compreensão, e isso não é motivo para usar uma pasta de dentes sem flúor. O importante é usar a quantidade correta de pasta, o que vai tornar a escovação segura.

A quantidade segura já foi tema de centenas de artigos científicos, portanto fique tranquila, usando a quantidade correta seu filho não terá risco de fluorose.

Além da quantidade correta, você pode tomar outras medidas preventivas, tais como:

  • Não deixe a criança brincar com a pasta de dentes;
  • Um adulto deve colocar a quantidade certa na escova;
  • Não realize a escovação com a criança em jejum, deixe para fazer após as refeições para diminuir a absorção do flúor;
  • Na escola, use uma pasta de dentes sem flúor, já que normalmente não temos controle da quantidade e de como a escovação é feita;
  • Deixe uma gaze ou uma fralda do lado durante a escovação e utilize para remover o excesso da pasta.

Esta não é apenas uma recomendação minha. É também a recomendação formal da Associação Brasileira de Odontologia, da FDA (a ANVISA americana) e da Academia Americana de Odontopediatria.

Mas qual é a quantidade correta??

Memorize essa tabela e à medida que seu/sua filho/a crescer, controle o flúor através da quantidade de pasta colocada na escova. Use esta fórmula:

quanto colocar de creme dental na escova quanto colocar de creme dental na escova de criancas

Ao comprar a pasta de dentes de seu/sua filho/a, olhe sempre o teor de flúor na composição da fórmula. Decida-se por aquelas que tiverem pelo menos 1100 ppm de flúor.

Mesmo que você não tenha detectado problemas na boca de seu/sua filho/a, saiba que ele/a precisa fazer uma visita obrigatória ao Odontopediatra a cada 6 meses para um exame mais aprofundado.

Essa visita também servirá para avaliar a necessidade de aplicação extra de flúor – ou não. Dependendo dos hábitos de higiene e da alimentação da criança, a aplicação de flúor em forma de gel deve ser reforçada pelo Odontopediatra para prevenir as cáries insidiosas.

Espero ter esclarecido todas suas dúvidas em relação ao flúor. Sinta-se à vontade para me enviar perguntas, se meus comentários deixaram em você alguma dúvida.

Dra. Juliana Marchi

Especialista em Ortodontia e Mestre em Odontopediatria

Porto Alegre (RS) Fone: (51) 3573-4777

10 comentários

  1. Bruna

    Olá!
    Meu filho tem 10 meses, três dentinhos embaixo e os dois de cima já apontaram também. Já posso então escovar os dentinhos dele com aquela quantidade mínima de flúor?

    1. Dra. Juliana Marchi

      Bruna, pode usar a quantidade indicada na figura (grão de arroz), e sua filha estará segura contra a fluorose! bjs

  2. Mariane

    Juliana, em primeiro lugar obrigada pelos esclarecimentos, com certeza “clareou” as ideias de muitas por aqui. Tenho um filho de 2 anos e 2 meses….uso um creme dental sem flúor pela manhã e ao meio dia e um com flúor à noite, eu estava colocando quantidade errada (como na terceira imagem) 😨vou me atentar a isso é corrigir a quantidade! Muitíssimo obrigada! Super beijo.

    1. Dra. Juliana Marchi

      Mariane,

      sei que esta é uma dúvida de muitas mamães! Que bom que te ajudou a esclarecer de uma vez por todas. bjsss

  3. Juliana

    Obrigada pelos esclarecimentos. Estou usando pasta sem flúor por orientação da pediatra, mas não estava muito segura sobre isso.
    Outra dúvida é sobre quando deve ser feita a primeira visita ao dentista. Meu filho tem 1 ano e 5 meses.

    1. Dra. Juliana Marchi

      Juliana,

      você pode levar a partir do nascimento do primeiro dentinho. Nessa consulta o Odontopediatra vai esclarecer várias dúvidas sobre escovação, mamadeira, chupetas etc. Levando desde os primeiros anos, a criança vai se acostumando com o ambiente odontológico e com o profisisonal. Assim não desenvolve medos e traumas ;) bjs

  4. Cristiane

    Também tenho dúvidas sobre quando devo levar minha menina ao dentista pela primeira vez. Ela tem 1 ano e 8 meses, mas morre de medo de consultórios, nas consultas com o pediatra é difícil segurá-la, então fico com medo de como será a reação dela no dentista.

    1. Dra. Juliana Marchi

      Cris,

      já leve sua filha a Odontopediatra, procure uma boa profisisonal que esteja acostumada a lidar com crianças pequenas. Dessa forma, a consulta será divertida. Ela pode ficar com medo num primeiro momento, mas com o passar do tempo vai se acostumar e ver que é bem divertido ir ao dentista ;) bjs

  5. Simone Azevedo

    A dentista da minha filha de 3 anos disse que eu tenho q comprar o creme dental com alguma coisa q tem na formula so q ñ consigo lembrar, vc pode me informar

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Simone!
      Não sei te dizer. Você deve perguntar para a dentista da sua filha.
      Bjs

Deixe seu comentário