Tudo que você precisa saber para organizar uma festa do pijama

Até bem pouco tempo, raros eram os casos em que uma festas do pijama era escolhida para comemorar o aniversário das crianças. Mas parece que, de uns tempos para cá, esse tipo de evento está virando uma febre.

Já tem diversas empresas especializadas nessas comemorações e, como já era de se esperar, também para as festas do pijama o céu é o limite. Ou seja, é possível fazer comemorações suuuuuppppper profissionais, com uma parafernalha incrível para deixar o ambiente adequado ao tema, mas também é possível organizar algo BEM bacana de forma simples. O que eu, particularmente, prefiro.

destaque-festa-do-pijama

E então, como tem muita gente que segue essa minha linha, ou seja, prefere organizar por conta própria uma festa do pijama bem bacana e divertida em vez de contratar uma empresa para fazer isso, resolvi abordar esse assunto no post de hoje. Nele, trago as dicas mais importantes para vocês organizarem uma festa do pijama sem stress e sem contra-tempos e também compartilho algumas ideias e inspirações para tornar essa comemoração memorável.

Espero que curtam!

 

Idade: a idade ideal para os participantes da festa do pijama é a partir de 7 anos. Com essa idade, eles são mais independentes, sentem-se mais seguro dormindo longe dos pais e aproveitam melhor a brincadeira.

Número de participantes: festas dos pijama não podem ser muito grandes. O ideal é ter entre 5 e 8 crianças. Isso porque, você terá que encontrar espaço para todo mundo dormir num mesmo ambiente e, além disso, tem que considerar que há um número limite de crianças que os adultos conseguem supervisionar com segurança.

Dia e hora: já que a festa chama-se “festa do pijama”, o ideal é que ela aconteça à noite, para as crianças entrarem 100% no clima. Ela pode começar a partir de 18h e o ideal é que o início não ultrapasse às 20h, para as crianças não chegarem já cansadas, com sono, e não aproveitarem quase nada do encontro. Já o melhor dia é no sábado, tanto para quem recebe quanto para quem leva (é bem mais fácil de organizar a logística dos pais num dia em que estão mais livres e que não tenham compromissos profissionais no dia seguinte).

O convite: deve ocorrer com, no mínimo, 15 dias de antecedência. Na minha opinião, para ser sincera, acho que 20 é o ideal. Isso porque, dessa forma, os pais podem organizarem suas agendas a fim da criança se fazer presente. Quando o convite é feito muito em cima da hora, corre-se o risco dos convidados já terem outros compromissos. No convite, além das informações básicas, como dia, hora, local e data limite para o RSVP, tem que ser informado também se a criança deve levar algo – pijama, travesseiro, edredon, muda de roupa, escova de dentes, toalha de banho, etc… Outra informação importante que deve contar no convite é o horário que os pais poderão passar para pegar as crianças no dia seguinte.

convite festa do pijama

Ideia de convite temático para festa do pijama https://br.pinterest.com/pin/481885228848860713/

Como escolher quem irá participar: já que essa é uma festa bem íntima, com pouquíssimos convidados, o critério de escolha para os convidados é proximidade com o aniversariante. Já que a criança só poderá chamar de 5 a 8 amiguinhos (estourando eu diria 10), é importante que ela convide quem realmente ela tem mais afinidade, se dá melhor, que quer realmente que vá na festa.

Decoração e organização do espaço: festa do pijama tem que ter todo mundo dormindo no mesmo ambiente (essa é a graça!). Por isso, escolha um cômodo da casa e tire todos os móveis que puder tirar, para deixar mais espaço para as crianças se divertirem. Algo que fica bem legal é colocar barraquinhas (que normalmente são alugadas) ou então montar tendas improvisadas, com fios/fitas e lençóis pendurados sobre eles. Para decorar as barraquinhas use luzes, ursinhos, balões, etc… Outra ideia para decorar o cômodo é  passar um fio pelo cômodo (como um varal) e pendurar nele pijamas, pantufas, travesseiros, etc… Outro detalhe da organização é separar um espaço da casa para as crianças deixarem os seus pertences e despirem/vestirem-se quando necessário.

festa do pijama

Cabaninhas que podem ser feitas em casa com ripinhas de madeira, lençol e luzinhas https://br.pinterest.com/pin/43417583884819000/

 

barraquinhas festa do pijama

Cabaninhas alugadas https://br.pinterest.com/pin/505740233133571769/

O que servir para comer e beber: como é uma festa que acontece à noite, o ideal é servir algo nutritivo, mas leve. Sanduíches naturais são uma boa pedida. Outras opções são tortinhas, macarrão, pizza. E se tiver uma sessão de cinema na noite do pijama, não se deve esquecer da pipoca. Quanto aos doces, podem ser os tradicionais de festa infantil e/ou frutas. No lugar do bolo, podem entrar cupcakes, que são mais práticos de servir nesse tipo de festa e ainda podem combinar com o tema da comemoração. Também não dá para esquecer do café da manhã. É importante servir algum lanchinho para os pequenos comerem ao acordar.

doces decorados festa do pijama

Doces decorados temáticos https://br.pinterest.com/pin/116812184058111718/

festa do pijama 1

Ideia para o café da manhã https://br.pinterest.com/pin/476537204301534036/

Lembrancinhas: como toda festa de aniversário, uma festa do pijama também pede lembrancinhas (as crianças adoram!). Para quem está disposto a gastar mais, uma excelente lembrancinha é um pijaminha, que a criança usa na própria festa, ou então uma pelúcia para a criança dormir. Outras opções mais em conta são máscaras de dormir, chinelinhos, travesseirinhos, kits de escova, copo, toalhinha e creme dental e lanternas.

lembrancinha festa do pijama 1

Lembrancinha com chinelos e máscara  de dormir https://br.pinterest.com/pin/541698661408720196/

 

lembrancinha festa do pijama

Kit de higiene https://br.pinterest.com/pin/202662051959535337/

>>> Confira lembrancinhas de aniversário que dá para fazer em casa

>>> Mais lembrancinhas de aniversário que dá para fazer em casa

Brincadeiras: claro que a festa do pijama tem que ter muita diversão. Algumas sugestões de brincadeiras e passa-tempo são: contação de história, roda de violão, Imagem e Ação (mímica e adivinhação), sessão de cinema, guerra de travesseiros, karaokê, caça ao tesouro, entre outros. Lembrando de programar as atividades mais agitadas para o início da noite e deixar as mais calminhas para o fim (para as crianças já relaxarem para dormir).

brincadeira festa do pijama

Brincadeira simples e divertida https://br.pinterest.com/pin/526850856383522070/

>>> Confira dicas para organizar a primeira festinha de aniversário da criança

4 comentários

  1. Tatiana Cali

    Amei as idéias!
    😉😘

  2. Yasmin oliveira

    Legal essas dicas vai ser no sofá já organizei tudo os doces as brincadeiras ela vai ter que trazer doces também dois doces e um salgado o mesmo que eu preferi convidar só uma porque mais e pior ela e muito legal vou sábado dia 08/10/16 e hoje e 4/10/16😘😍😘😎🐶🐕🐱🐈🍇🍄🍞🍑

  3. daiane

    qual material preciso para fazer o convite?

    1. lara luisa o rodrigues

      eu tambem queria saber

Deixe seu comentário