Dicas para ter uma casa segura para crianças

No post de hoje, a Karina Masijah Vainzof, baby planner, proprietária da The Mammys e autora da coluna Enxoval e Preparativos aqui do blog, dá dicas para se ter uma casa segura para crianças.  Dicas super úteis e importantes. Vale a pena a leitura.

Dicas para ter uma casa segura para crianças

Por Karina Masijah Vainzof, baby planner e proprietária da The Mammys

seguranca em casa

Photo Credit: Daddy-David via Compfight cc

O tema segurança é super importante mas muitas vezes deixado de lado. Afinal, nunca achamos que algo ruim pode acontecer conosco ou com aqueles que mais amamos.

Ter uma casa segura é muito importante e a segurança da casa vai além das redes de proteção e protetores de tomada.

Muitos acidentes domésticos acontecem em frações de segundos e por um simples descuido.

Os pais não precisam ficar neuróticos e proibir seus filhos de se divertirem e explorarem o mundo, mas algumas ações são fundamentais para garantir que os pequenos não corram riscos.

 

A COZINHA

Os acidentes mais comuns dentro de casa acontecem na cozinha, onde preparamos os alimentos e líquidos quentes, e onde se encontram facas, fósforos, outros materiais inflamáveis e produtos de limpeza.

Para evitar alguns dos principais problemas nesse ambiente, recomendamos colocar portões ou grades que limitem o acesso das crianças na cozinha.

Além disso, deixar as facas e todos os materiais cortantes, inflamáveis e tóxicos em compartimentos altos e protegidos com chave ou travas especiais (dessas que encontramos em lojas que vendem produtos para bebes), é uma ótima forma de mantermos as crianças protegidas.

Vale lembrar também que os cabos das panelas que estiverem no fogão, devem ficar virados para dentro e sempre que o forno estiver sendo usado, as crianças devem ficar longe!

 

ELETRICIDADE

Todas as tomadas da casa devem ser protegidas com protetores especiais. O ideal é usar um protetor branco ou incolor, pois aqueles fofinhos, com formato de bichinhos e coloridos, podem ter o efeito inverso, e chamar a atenção dos pequenos.

Organize e esconda todos os fios elétricos, como os fios de abajur, computador, TV, som, telefone e etc.

Outra dica super importante é nunca deixar os carregadores de celular na tomada, enquanto não estiverem em uso. A eletricidade que circula pelos carregadores pode ser muito prejudicial para os pequenos.

 

ESCADAS

As escadas são uma diversão para as crianças, mas um perigo constante! Se você tem escadas em casa, coloque corrimão e limite o acesso com portões adequados nas duas extremidades.

 

JANELAS

TODAS as janelas da casa devem ser vistoriadas e protegidas com redes de proteção de boa qualidade. Mesmo as janelinhas do banheiro devem ser protegidas com travas que limitam a abertura.

 

NA AGUA

De acordo com estudos feitos pela Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), as piscinas são a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos no Brasil.

As crianças que não sabem nadar, devem usar bóias, mas saiba que as bóias de braço não oferecem a segurança adequada porque podem desinflar, sair dos braços da criança ou atrapalhar a mobilidade da criança caso ela coloque a cabeça dentro da água.

Se você tem piscina em casa, devem ser instaladas cercas de pelo menos 1,5 metros de altura, equipadas com portões e travas, impedindo que a criança entre sem um adulto.

Tome algumas atitudes seguras para prevenir afogamentos na infância:

  • Nunca deixe a criança sozinha durante o banho ou qualquer outra situação em que ela esteja dentro ou perto da água, mesmo em lugares rasos.
  • Esteja sempre alerta e acompanhe as crianças em suas brincadeiras na água
  • Adote o uso de coletes salva-vidas infantil, aprovado pela guarda costeira
  • Seja na própria casa ou na casa de vizinhos e amigos, cuide para que a criança seja constantemente supervisionada por um adulto

Lembre-se que estes recursos e medidas protegem, mas não eliminam o risco de acidentes. Por isso, tenha sempre um adulto perto das crianças.

Karina Masijah Vainzof

coluna-mdm---karina---enxoval

2 comentários

  1. Raquel

    Olá, Shirley! Olha, amei suas dicas. Realmente temos que ter cuidados nesses aspectos. Basta um segundo para acontecer um acidente. Achei muito úteis suas dicas. Com certeza esse poste vai ajudar muitas mamães. Um grande abraço e obrigada pela postagem!
    Att. Raquel

  2. Ana Gomes

    Olá. Sou Ana Gomes. tenho lido os posts e dicas do Blog. A partir de vocês comecei a me interessar em ter o meu Blog e poder partilhar comentários e experiências. Achei super interessante as dicas de segurança e estarei compartilhando no meu blog também. Parabéns!

Deixe seu comentário