Eu chorei

Eu chorei quando o resultado do teste de gravidez veio positivo. Chorei quando vi você ainda em formato de feijãozinho dentro de mim. Chorei quando ouvi seu coração bater pela primeira vez e vi seus bracinhos e perninhas mexendo sem parar naquela tela minúscula.

Eu chorei quando contei para os seus avós que você estava vindo, quando tive aquele pequeno sangramento e achei que o nosso sonho poderia não se realizar ainda, quando ganhei o primeiro presentinho que era, na verdade, para você.

Eu chorei todas as vezes que o médico disse que estava tudo bem, quando soube que você seria Leonardo e não Helena, quando você me chutou pela primeira vez.

Eu chorei quando cheguei perto do fim da gravidez, com medo de não dar conta, com medo de não saber o que fazer, com medo de não conseguir protegê-lo.

Eu chorei enquanto seu pai segurava forte a minha mão e eu gritava de dor, enquanto via o rosto emocionado da sua avó, enquanto o médico dizia para eu não desistir.

Eu chorei quando ouvi o seu choro pela primeira vez. Chorei quando te toquei pela primeira vez. Chorei quando senti o seu calor e o seu cheiro. Não vou esquecer nunca deles.

Eu chorei quando entramos pela primeira vez na nossa casa (eu tinha medo!), chorei quando vi meu leite não descer e você gritar de fome, chorei quando tive que te dar mamadeira, contra tudo que eu havia planejado.

Eu chorei quando você teve cólicas, quando ficou doente pela primeira vez, quando cortou a testa naquela quina de mesa.

Eu chorei por medo, por insegurança, por cansaço, por não saber o que fazer, por dor. Sim, eu tive dor. Meus peitos doíam, minhas costas doíam, meus braços doíam, minha alma doía.

Eu chorei quando senti a solidão dos primeiros meses, quando vi uma parte da minha vida ir embora, quando vi que nada mais seria como era antes.

Eu chorei a primeira a primeira vez que fui obrigada a ficar longe de você, a primeira vez que você foi para a escola, a primeira vez que te magoaram.

Eu chorei quando você disse pela primeira vez “mamãe”, deu seus primeiros passinhos, me abraçou e falou baixinho que me amava.”

Eu chorei todas as vezes que não sabia o que fazer, não sabia se estava agindo certo, não tinha certeza se estava sendo uma boa mãe.

Eu chorei em todos os seus aniversários. De emoção e gratidão. Chorei por você e por mim. Chorei por você ser quem você é por eu ter me tornado quem eu sou graças a você.

Com você, eu vivi e vivo as maiores emoções da minha vida e sem você tenho certeza que minha vida não seria completa.

Cada uma das lágrimas derramadas tiveram o seu valor e significado. Cada uma delas me ensinou algo e todas elas são importantes para mim.

De alegria, amor, dor ou medo, não importa, o choro sempre será a expressão máxima da nossa emoção.

30 comentários

  1. Adriana

    Que emocionante!!

  2. Helena

    E eu chorei tb lendo seu texto, Shirley!!
    Meu bb só tem 3 meses ainda, mas ne identifiquei com praticamente tudo o q escreveu!!
    Adoro seu blog! :)

    1. Raquel

      Somos 2 Helena! Minhas palavras são exatamente as suas! Meu bebê ainda vai fazer 2 meses! Isso significa que ainda teremos muitos choros pela frente!! :)

      1. Ana Carolina

        E a minha tem 3 meses e meio e eu também já chorei muito! E tenho certeza que vamos chorar muito mais… O amor é um infinito, não é mesmo?

    2. Nayana

      Minha bebe te 4 meses e grande parte do que está escrito eu vivi e estou vivendo, muito importante mamães que já passaram por isso compartilhar com a gente q é marinheiro de primeira viagem.

  3. Ana

    Que lindo! Não tem como não chorar também lendo isso, muito verdade!!!

  4. Andressa

    Parabéns pelo texto! Traduziu todas as minhas emoções também! Tenho uma filha de 2 anos e ela é uma benção na minha vida! Abraços,

  5. Denize Reis

    Super me identifiquei com esse post.

  6. Fabiana

    Lindo!!!Choramos e ainda vamos chorar muito mais. Meu Pedro tem 2 anos e desde que descobri que ele tinha APLV, achei seu blog e sempre leio seus textos. Hoje ele está curado, graças a Deus.
    Adoro seus textos! Parabéns!!!

  7. Iara Vanda

    Muito emocionante.Tbm chorei Abraço

  8. Silvia Fonseca

    Meu filho tem 2 anos, chorei, ainda choro e chorei também com seu texto.

  9. Daviane

    Muito lindo esse texto. É exatamente assim ser mãe é a maior Dádiva que Deus criou
    Meu filho tem 14 anos e até hj eu choro em seu aniversário a cada vez que ele chega pra me conta uma coisa boa ou ruim que aconteceu na escola ou na igreja. A cada nota a cada vitória em sua vida. Amo ser mãe amo meu filho e peço a Deus que me conceda essa dádivas de engravidar mais uma vez.

  10. Julio

    Chorei e Sorri, lindo este texto maravilhoso…. estamos com 11 semanas de gestação…. a Mamãe e Eu com Vinícius ou Aline….

  11. Pri Bianchi Lopes

    Lindo texto, me identifiquei com cada frase. Vc traduziu de forna tocante o quanto ser mãe é algo transformador e potente! Muito grata por ter lido seu texto-poema♥♥♥

  12. Carla Marques

    Eu fiquei uma grande chorona. Mas depois da minha filha nascer. Não chorei quando soube que estava grávida, nem quando a minha filha nasceu. Chorei quando ela deu a primeira gargalhada e depois disso, muitas vezes, em muitas ocasiões.

  13. Erika

    Lindo! Acho que faz parte da natureza materna. O meu tem 7 anos e ainda choro de cansaço, quando não sei como ajudá-lo, quando fico muitos dias longe, na sua adaptação escolar. E ainda choro quando me lembro de todos os momentos que você citou. Parabéns pelo texto.

  14. Angélica Silveira

    Eu tb!!! A Diana está com 4 anos, cada descoberta, cada Mamãe e uma alegria!!! Ser mãe foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.

  15. Tati.

    Tb chorei todas essas vezes e choro de novo só de lembrar!! Muito engraçado porque meu filho tb se chama Leonardo e tb seria Helena se fosse menina. ♡♡♡

  16. Gabriela

    Eu chorei em todos os momentos citados, chorei mais ainda ao ler esse texto lindo😭

  17. Juliana

    E eu chorei lendo seu texto e tb já chorei por todos esses motivos e já chorei por amar tanto meu filho que o amor transbordou.

  18. Daiana

    Eu ainda não sou mãe, mais acredito que é a maior experiência de vida, eu não sei o que é este sentimento, mais acredito que é único e especial só pela forma e pelo sentimento que você passa em suas palavras.

  19. Ionara

    Identificação absoluta com cada lágrima descrita! A minha Helena tem 11 meses e o coração é só emoção todo instante! E é claro que chorei lendo esse texto lindo e sensível!

  20. Fabiana

    Chorei chorei lendo o texto… lindo

  21. Fabiana

    Chorei chorei lendo o texto… lindíssimo

  22. Lucinéia

    “chorei quando vi meu leite não descer e vc gritar de fome, chorei quando tive que te dar mamadeira…”
    Chorei lendo principalmente esse trecho….
    Lindo texto!

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada!!

  23. Daniela Zuim

    Choro todo dia! Expressão maior daquilo que não sei sentir e nem dizer ou explicar !!! É maior que tudo! Só Deus pode saber pois esta acima deste amor! Chorei desde o primeiro momento! Choro ate se ele ficar triste!!! Ah que dor!!!! Choro mesmo!!! Choro de cansaço, choro pq tem 6 anos que vivo só pra fazer ele feliz!!!! Chorona cada conquista!!! Chorei ontem por que ensinei as horas no relógio de pontinhos, ele aprendeu!!!! Uhuuu já sabe as horas! Meu Arthur tem 6 anos! E eu???? Eu tb!!! Nasci com ele!!!!!

  24. Anna Marcondes

    Chorei lendo o texto pq é lindo e expressa exatamente os sentimentos de uma mãe. Chorei e ainda Choro muito , sou mãe de três filhos agora na fase adulta e ainda choro qdo tenho que me despedir deles indo para sua própria casa , sua vida pois ainda são minha vida.

  25. Valeria

    Meu filho tem 20 anos e eu continuo me emocionando…sentimento eterno!!!

  26. Cristina

    Que texto lindo. Chorei lendo.

Deixe seu comentário