Dicas para dirigir em segurança durante a gravidez

Uma das coisas que costuma gerar dúvidas nas gestantes é a questão Direção x Gravidez: dá para usar cinto de segurança quando a barriga começa a aparecer? Como ele deve ser usado? Até quando a grávida pode dirigir? Entre outros questionamentos.

No post de hoje, o Dr. Edson Kayanuma, médico e supervisor de Saúde da Ford, indica alguns cuidados que toda gestante deve ter ao dirigir, para garantir a sua segurança e a do bebê. Confira!

dirigindo gravida

Photo Credit: Dean Terry via Compfight cc

  • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a barriga, debaixo do braço ou da axila. Ela deve cruzar o meio do ombro, passar rente os seios e lateralmente ao abdômen.
  • Durante o primeiro trimestre da gravidez, período em que é mais comum a ocorrência de tonturas, náuseas, vômitos e sonolência, é aconselhável que a gestante não dirija caso apresente algum desses sintomas.
  • Como regra geral, não é recomendado que a mulher dirija a partir do oitavo mês de gravidez, já que a barriga pode ter crescido o suficiente para estar muito próxima ao volante. Em alguns casos, isso pode ocorrer até antes desse período havendo, em caso de colisão, um risco maior do descolamento da placenta ou de indução ao parto prematuro. (Minha dica: converse sobre isso com o seu obstetra. Eu dirigi até poucos dias antes dos meninos nascerem. Isso porque, é claro, eu me sentia bem para isso e tinha recebido a liberação do meu obstetra para tal. Ainda, eu não fazia mais longos trajetos. Apenas me deslocava para locais próximos da minha residência).
  • É aconselhável deixar os telefones do obstetra e de familiares em um local de fácil acesso, dentro do carro. Em caso de qualquer mal-estar na direção, como contrações, por exemplo, a gestante deve parar o veículo em local seguro e pedir ajuda por telefone. Caso seja necessário ir a um hospital, recomenda-se pegar um táxi.

“Esses são apenas alguns conselhos gerais de direção para grávidas. Dependendo de possíveis limitações adicionais, a mulher deve sempre seguir as orientações aconselhadas pelo seu obstetra”, recomenda o Dr. Kayanuma.

Deixe seu comentário