Dicas para estimular o gosto pela leitura entre as crianças

Hoje, dia 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro. E eu, uma boa apaixonada por livros não poderia deixar de lembrar a data aqui no blog (vocês sabiam que eu já tive um blog sobre leituras? O Leituras Valiosas. Está abandonado, mas dava umas dicas bem legais de livros que eu havia lido).

Mas enfim… voltando ao assunto (risos!)… para celebrar o Dia Nacional do Livro, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para estimular o gosto pela leitura entre os pequenos.  Essas dicas me foram passadas pelo Luís Camargo, especialista em Monteiro Lobato, escritor, ilustrador de livros infantis e editor de Projetos Especiais da FTD Educação.

leitura para criancas

hoto Credit: MellieRene4 via Compfight cc

Confiram as dicas. Eu achei excelentes!

1 –  Frequente lugares que permitam o acesso ao livro –  leva seu filho para bibliotecas, locais que ofereçam contação de histórias e atividades lúdicas de leitura. Livrarias e Sescs são espaços com boas atividades.

2 –  Mostre diferentes tipos de livros–  ofereça livros de imagens, livros de pano, livros-brinquedo, poesias,peças teatrais etc.  Quanto mais contextos apresentados mais possibilidades de desenvolver repertórios. Deixe que seu filho brinque os livros.

3 –  Leia em voz alta –  Ao ler em voz alta, você estimula e permite que seu filho  se familiarize com os diferentes suportes de leitura (livros, revistas, folhetos de cordel etc.),  com as letras e a forma da escrita e, principalmente, com as estruturas da linguagem escrita,  distintas da linguagem oral.

4 – Crie um momento especial e calmo – a qualidade do tempo que se passa com os filhos é mais importante que quantidade e isso vale para as atividades que envolvam a leitura também. Procure ler para os pequenos em um ambiente calmo, num dia em que não tenham tantas atividades sociais e até no momento de dormir. Assim, seu filho relacionará a leitura com diversão e com bons momentos.

5 – Permita a interação infantil –  quanto mais seu filho perguntar e imaginar a história que você está contando, mais importante a leitura se tornará. Deixe que a criança interrompa sua narrativa para questionar, cessar curiosidades, fazer pontuações etc. Isto permitirá o aprendizado não só do significado de palavras, por exemplo, como também estabelecer relações com situações reais e episódios vivenciados.

6 –  Dê o exemplo – leia um livro perto de seu filho enquanto ele estiver perto de você. É uma forma de se familiarizar com este hábito no dia a dia.

E agora, para finalizar, algumas dicas de livros que os pequenos irão curtir:

>>> Confira nesse post outras dicas para estimular o gosto pela leitura entre as crianças.

O vestido da mamae - livro infantilO vestido da mamãe –  Ed. FTD Educação

Um menino tem a curiosidade de experimentar o vestido da mãe, com olhar infantil, ele vê o tecido como um pano mágico que se transforma em capa de guerreiro, camisa de futebol e outras fantasias. Mas um dia, ele resolve usar este vestido. Por que isso causa tanta curiosidade e espanto?Indicado para crianças a partir de 6 anos.  

 

Porque-Voce-e-Voce-Gilda-de-Aquino-1822862Por que você é você – Ed. Brinque-Book

Mamãe Coala diz ao pequeno coala que ele é especial, mas ele não tem certeza se é mesmo. Então, o pequeno coala vai tentar se enfeitar um pouco e aí mil aventuras acontecem. Eu adorei esse livro, porque além de lindo, passa uma mensagem super bacana e foi muito útil aqui em casa na chegada do Caê (o pequeno Coala tem um irmão bebê). Leo também adora. Já li milhares de vezes para ele.

 

chapeuzinho amarelo livro infantilChapeuzinho Amarelo – Coleção Itaú de Livros Infantis

Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível – sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido, ‘o lobo’, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque, compositor e escritor, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo. Também faz muito sucesso com o Leo, acho que é porque ele tem medo de lobo e aí quer aprender com a Chapeuzinho Amarelo como vencer esse medo. É uma fofura a história.

 

O que tem dentro da sua fraldaO que tem dentro da sua fralda – Ed. Brinque Book

Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera. Um divertido livro com abas sobre a grande curiosidade de um pequeno rato e sobre a passagem para o penico. Livro maravilhoso também. Leo adorava a história, pedia para eu contar a toda hora. E o mais bacana é que ajuda no processo de desfralde.

 

3 comentários

  1. Carla Marques

    Eu e o meu namorado gostamos muito de ler e, cá por casa, existem sempre muitos livros. Estamos sempre a ler um livro.
    Logo que a minha filha começou a andar (ou ainda antes) começámos a frequentar a biblioteca semanalmente. Comecei por trazer livros de tecido e de tocar, com sons e texturas diferentes. Depois comecei a trazer livros com animais e histórias simples. Ela sempre se mostrou interessada.
    Hoje, com 2 anos, adora livros e não há dia em que não interaja com eles. O problema começa a ser fazê-la dormir, sem que ela queira “ler” os livros todos que tem em casa. Já aponta para as letras e reconhece muitas delas. Já percebe que a mamã e o papá estão a ler as letras dos livros.
    Acho que foi tudo uma questão de hábito. Desde cedo que convive com livros e vê os pais a fazerem o mesmo. penso que, naturalmente, foi gostando.

    Deixo aqui um texto que fiz quando ela tinha 16 meses e já andava com livros para todo o lado:
    http://www.vinilepurpurina.com/2015/07/23/a-minha-filha-e-uma-leitora-voraz/

  2. Joelma o uyeno

    Muito bom seu blog parabens bjs

  3. Exatamente para estimular o gosto pela leitura nos pequenos e para facilitar a leitura das historinhas antes de dormir criamos um site voltado para tablets e celulares, o Contos para crianças. Recomendo para quem leu o artigo (muito bom por sinal) e quiser colocar em prática: http://contosparacriancas.com.br/

    Bjs e parabéns!

Deixe seu comentário