20 verdades sobre ser mãe de menino(s)

Ultimamente, tenho pensando bastante sobre a experiência de ser mãe de dois meninos e do quanto eu descobri sobre o universo masculino por conta dessa minha vivência. E assim, resolvi fazer esse post, falando um pouco sobre o que é ser mãe de menino, sobre o que a gente vive, descobre e aprende com eles.

mae de menino

Photo Credit: ChrisGoldNY via Compfight cc

  1. Você, que sempre odiou as aulas de educação física, terá que aprender a jogar bola. E ter paciência para jogar por horas e horas e horas e horas…
  2. Você terá que se acostumar com aquela perguntinha chata que todo mundo insiste em fazer: “Ah, mas agora vai tentar a menininha, né?”.
  3. Você também terá que se acostumar com um amor infinito e grudento. Mas isso é fácil. Na verdade, é uma delícia!!!! (sim, os meninos são um grude com a mãe)
  4. Você terá que aprender a lidar com o ciúmes que seu filho sente de você: ciúmes do pai, ciúmes do irmão, ciúmes de qualquer homem que se aproxime. (Sim! Eles querem a gente só para eles).
  5. Você terá que aprender a lidar com o ciúmes que sente do seu filho (Sim! Você também vai querer ele só para você).
  6. Você terá que aprender sobre uma parte do corpo que você desconhece quase completamente.
  7. Você irá agradecer o fato do seu filho poder fazer xixi de pé (Lembra como você sempre sonhou poder fazer isso?).
  8. Você terá que se acostumar com uma energia que parece que nunca acaba: sobe, desce, corre, pula,… e repete tudo de novo ad infinitum.
  9. Se você tem agonia de sangue, terá que aprender a lidar com isso. Mais dia ou menos dia, você irá se deparar com uma canela rachada, cabeça cortada, unha arrancada.
  10. Você terá que se acostumar a ver o chão da sua casa repleto de Legos e Hot Wheels.
  11. Você irá economizar muito tempo da sua vida só não tendo que arrumar cabelo e nem tendo que discutir sobre a roupa que ele irá vestir (normalmente, meninos pouco se importam com isso).
  12. Você irá descobrir que, nas lojas, o número de araras de roupas para meninos é infinitamente menor que para meninas.
  13. Terá momentos que você se sentirá excluída, deixada de fora do clube do bolinha. E vai doer.
  14. Você irá derreter todas as vezes que ele te olhar e disser: “Você está linda”.
  15. Você irá morrer de amor todas as vezes que ouvir “eu te amo”. E eles falam muito! É amor mesmo!
  16. Você terá que aprender a lidar com situações constrangedoras (tipo quando eles começam a descobrir o pipi e resolver “brincar” com ele a toda hora).
  17. Você irá perceber que a amizade entre meninos é mais simples, com menos mimimi.
  18. Você irá descobrir que eles se divertem com pouco. Basta uma bola para eles terem o que fazer por horas.
  19. Você irá perceber que, no geral, eles são bastante simples e objetivos.
  20. Você terá uma tarefa importantíssima: educar seu filho para ser homem decente e admirável, que respeita as mulheres, que não acha que chorar é para os fracos, que não engole essa de “tarefa de homem e tarefa de mulher”. Ou seja, tarefa de educar seu filho para ser aquele homem que você sempre sonhou ter ao seu lado.

E você, o que incluiria nessa lista? Deixe sua opinião no espaço para comentários.

84 comentários

  1. Gisele

    Concordo com todas menos a numero 3. Meu Guto é grudado com o pai. Quer fazer tudoooo com o pai…o resto é assim mesmo. E adoro ouvir ele chamar infinitas vezes mãe mãe mãe e na centésima vez quase sem paciência você fala o que foi filho? E ele responde nada mãe só queria dizer q te amo….. ❤❤❤

    1. Fabiana Carrilho

      Ownnn

  2. Tania Barbieri Pinto

    Você precisará saber como surgiram os super heróis e explicar as origens de cada um. E aprender que ele poderá ser mais de um. Afinal são tantos favoritos que fica difícil ser um de cada vez. E estar pronta para responder toda vez que ele te perguntar: Eu sou o The Flash e vc mamãe?
    Amo muito!

  3. Marília Mol Araújo

    Oi! Eu incluo mais esses detalhes:
    Voce vai pedir pro seu filho pegar algo e depois de dizer a localização correta do objeto ainda vai ter que ir la e pegar pra ele. Pois achar as coisas é uma tarefa difícil pros homens.
    Vai ter que pedir atenção, olhos nos olhos, pra poder dar um recado ou conversar. Pois podem estar na bendita “caixinha do nada”… sim, começa desde pequeno…. aff…
    Vai aprender a fazer suas compras mais rápido, porque eles não tem paciência de esperar vc experimentar 10 roupas…
    Vai aprender a desmontar e montar coisas que vc nem imaginava… não se assuste se ele desmontar seu batom por exemplo.
    Dica: o desafio maior que eu acho é ensina lo a expor seus sentimentos, falar sobre empatia, parece que os homens tem dificuldade mesmo! Estou conseguindo alguns resultados, mas tenho que persistir, não é como as meninas que ja desabafam td.

    Ass: Marilia, mãe de um menino de 3 anos e meio.

  4. ramilla borges

    amo ser acordada com um beijinho e um eu te amo de manhã!!!

  5. Suellen Pollo

    Descobri que ser mãe de menino é ter um companheiro, acima de tudo! Eles sempre querem estar perto e fazer parte de tudo, até mesmo nas tarefas do dia a dia, e são muito carinhosos. Meu filhote adora fazer bolo junto comigo! É o melhor amor do mundo :)

    1. Nathasha

      O meu também adora fazer bolo comigo e fica chateado se não o espero… rsrsrs Que legal!

  6. Fabiana Souza

    Ele sempre ira te defender.seja de quem for…

  7. Adriana kelsiane

    Eu nem consegui ler até o final sem encher meus olhos de lágrimas. Tenho uma menina de 13 anos e sempre fui apaixonada por ela. Meu menino tem 5 e já vivi 98%dessas situações. Ele não se cansa de dizer que me ama, que sou a flor dele entre tantas outras coisas. É meu defensor, meu amigo, meu articulador e sobretudo um pedaço do meu coração. Minha filha é apaixonada por ele, aliás todos que o conhece se derrete por ele. Parece que trás o amor no olhar. Mamãe ama mesmo, meus filhos minha vida. ❤

  8. Diana Silva

    Ah! Passo todas essas fases em dobro.Meus gêmeos tem 6 anos e hoje é futebol 3 x por semana. Fora o pula,sobe,desce e tudo outra vez..rsrs mas,sim,é compensador e amo tudo isso. Pois meus meninos são carinhos demais e uns carrapatos realmente. Quero educalos para serem homens que as mulheres querem ao seu lado.

  9. Karmel

    Que lindo texto! Ser mãe de menino é também descobrir que a cor azul é tão linda quanto a rosa.
    Amo ser mãe de menino! Meu filho é carinhoso demais e sempre diz que estou linda toda vez que me arrumo um pouquinho mais. Tem um pique danado! Haja energia pra aguentar!

  10. Carol Rezende

    Vai ter xixi para fora, quase sempre. E temos q nos acostumar com as lutinhas, espadas e afins! Afinal eles são os heróis, cavaleiros e ninjas! E vc vai descobrir tb, q eles te dão o título de Power Ranger Rosa, só para vc não ficar de fora.

  11. Juliana

    Sou mãe de duas meninas e me enquadro em vários itens. Minha casa vive cheia de Lego e hot wheels pelo chão, a bola reina, é energia que não acaba mais, ciúmes, “eu te amo”, muitos cortes, galos…Não gastamos horas discutindo qual roupa e muito menos arrumando cabelo. Quanto estereótipo, gente. São crianças. Crianças são diferentes por serem crianças diferentes e não por serem menino ou menina. Somos pessoas diferentes!

    Acho muito chato quando leio que ser mãe de menino é energia, bola, carrinho e ser mãe de menina é laços, cor de rosa, bonecas… Se querem filhos que não classifiquem coisas como de homem ou mulher, comecem por não classificarem brincadeiras, brinquedos, postura, cores…

    1. Gabriela

      Aff não adianta vc querer mudar a natureza das mulheres, meninas passam horas se arrumando sim, meninos são bem mais práticos, me poupe desse seu discurso, não que seja algo ruim ser mãe de menina, não achei em nenhum momento que o texto criou estereótipos. Tem diferença sim entre meninos e meninas. Fui criada com duas irmãs e dois irmãos, eu tive brincadeiras q minhas primas (q não tinham irmãos) não tiveram, por isso sempre brinquei de boneca com minhas irmãs e de luta,armadilhas com os meus irmãos, e quando íamos sair, os meninos ficavam na sala junto com o meu pai esperando as mulheres ficarem pronta, pq mulher tem q ficar linda e maravilhosa sempre, menina sem laço e sem meia calça e vestido é muito feio isso sim!!!

    2. Lella

      Juliana, tava esperando alguém falar isso. Que bom que não fui a única a perceber! Esse sexismo é algo tão intrínseco que acaba passando por “natural” quando infelizmente são construções sociais sobre os papéis de homem e de mulher. Ainda bem que estamos aí pra rever os paradigmas! Parabéns pelas filhas!

  12. Débora Costa

    A praticidade masculina vem de fábrica!!!

  13. Lucimara

    Perfeito!!!

  14. Rosely

    Falou tudo é exatamente isso …..lembro que me casei com meu marido que ja morávamos juntos e por sinal e o pai do meu Pedro , é meu filho ficou indgnado kkkkkk disse que eu não podia me casar com homem nenhum por que eu era a mãe dele rsrsrs ai disse : mas meu filho vou me casar com seu pai , e ele falou : não quero saber não pode casar com ninguém kkkkkkk…..

  15. Aldiza

    Até hoje, Gabriel com 18 anos, acha que sou jogadora de futebol. Na última tentativa estirei o músculo da coxa. Mas é muito divertido.

  16. ana paula da silva

    Que lindo!! Pura verdade. Sou mamãe de um menino 17 anos , e tenho segundo que está com 2 meses. Pra mim é maravilhoso amo meus filhos. E já passei porque isso de perguntarem e ai vai tentar uma menina..rsrs
    Parabéns pelo texto viver tudo isso e vivo com meu filho mas velho , os ciúmes etc…

  17. Indiara Garcez

    Amei o texto. É tudo isso e mais um pouco. Tenho um menino de 11 anos e estou gravida de outro menino.
    “Vc irá ficar abismada (e um com ciumes) qndo ele te contar q ta gostando de uma menina e q ela tbm é linda.”

    1. Marilene

      Indiara ,pura verdade o que vc disse,e eu tenho um menino de 10 anos e agora um de 1 mês,e cada dia que passa vejo que foi a melhor escolha que fiz em ter esperado10 anos p ter outro,o de 10 conseguiu ficar ainda mais carinhoso que já era,sem contar a ajuda…

  18. Ilda

    Lindo texto, vc podee incluir: voce sabera de cor o nome e os poderes de todos os super heróis,

  19. Marina Cadavid

    Lindo Texto. Amo muito azul, meu filho é carinhoso comigo sempre fala mamãe vc ta lindo eu te amo

  20. Karlete

    Lindo texto e tudo verdade!…Sou completamente apaixonada pelo meu pequeno grande homem😃

  21. Gisele Carolino

    Amei o texto e amo ser mãe de menino, assim como de menina. Deus me presenteou com um casal. A diferença (única) entre os dois é que ele me ama até no olhar, com apenas 1 ano e 7 meses já demonstra que me tem como a pessoa mais importante da vida dele e isso me deixa cada dia mais apaixonada pelo mru pequeno príncipe!

  22. Priscila de Carvalho Silva

    Com certeza mãe de menino sempre descobre que o azul é tão lindo quanto o rosa, e que filmes de heróis são legais. Você até começa a esperar a estréia deles no cinema.. Muito show o post

  23. Mariana

    Adorei o texto! Meu menino, Bruno, tem 5 meses, e aamoooo o jeitinho que ele me olha com cara de apaixonado! Ser mãe de menino é tudo de bom!!

  24. Diana David

    Maravilhoso, maravilhada, e bem isso mesmo, tenho um príncipe e não troco essa vida louca, agitada , sempre descabelada. Por nada .

  25. Ciro

    Eu respeitosamente incluiria que mãe deve criar o filho para o mundo, e deve saber ensina-lo a voar, principalmente as mães solteiras.

    Depois dos 15, ele não é mais seu bbzinho, se não tiver um pai por perto, seja uma mãe forte e ensine-o a viver de forma neutra.

  26. Rejane Albuquerque

    Concordo em gênero e número e compartilho aqui minha teoria de que os homens na maioria das vezes são insensíveis e não ajudam nas tarefas de casa por educação equivocada da mãe, que mima mais o homem que as meninas. O ser feminino amadurece mais rápido por ser mais requisitada pelas mães do que os meninos, sejam para os afazeres domésticos, sejam para dividir as problemáticas do lar. Pura negligência nossa, desde de pequenos já achamos que ele não são para negócio doméstico e eles não darão mesmo. Treino o meu de 2 anos e 7 meses a lavar as coisas, me ajudar a varrer, estender as roupas, fazer comida e etc. Temos que educar nossos filhos homens como seres independentes e respeitadores e isso começa em seu primeiro universo, sua casa.

    1. Maribel

      Treina o filho de dois anos a cozinhar. Cuidado pra ele não se ferir querida. Cozinha e crianças pequenas não combinam

      1. Shirley Hilgert

        Você está enganada. Meu filho faz aula de culinária na escola desde os dois anos e nunca teve nenhum acidente. Desde que acompanhados por um adulto e com os utensílios certos, não tem nada de errado em uma criança cozinhar. Pelo contrário, é uma atividade super lúdica que, inclusive, ajuda na aceitação de novos alimentos. Beijos.

        1. Monica

          Amei o texto, é bem assim mesmo!!
          Meu filho também ama cozinhar!! Sempre me ajuda e nos divertimos muito! Quando bem supervisionada, esta atividade vira uma delícia e de quebra educamos para que ele seja independente e mande muito bem na cozinha!

  27. Jéssica

    Concordo com tudoooooo… Tão eu esse texto😙💞

  28. Daniela

    Muito bom!!!
    “Você aprenderá o nome de todos os heróis da Marvel e cia limitada.”

  29. Joice

    Texto verdadeiro, só faltou falar, todas as vezes antes de dormir, vamos ao quarto dele para ver se está coberto, pq o meu se mexe muito, e mandar escovar os dentes, menino é muito tranquilo. O meu tem 9 anos, sempre diz que sua família é linda, fico mais apaixonada.

  30. Andrea

    Amooooooooo ser mãe de menino, não queria nada diferente! 🙏

  31. Ana Paula

    Adorei o texto! Assino em baixo.Sou mãe de dois meninos adolescentes e amo ! E ainda ajudei a criar um sobrinho e um afilhado! Ou seja,sei tudo desse universo masculino.Quando os amigos se juntam lá em casa vira uma festa!Amo,amo,amo!!!!

  32. Erica

    Lindo texto !! Também amo ser mãe de um menino e a cobrança de uma é constante …

  33. Thais Garcia

    A número 12 já se vê no pré-natal. To sofrendo horrores pra achar roupa pro meu bebe. Eu entro numa loja e parece que to no mundo da Pantera cor-de-rosa.

  34. Mayra

    Que pum é seeeeeeempre engraçado! Rs

  35. Julia

    Amizade com menos mimimi ou falta de envolvimento? É tão dificl ver homens adultos com amizades para além das festas e bebedeiras. Parem de afirmar que mulheres são complicadas (o famoso mimimi) e se concentrem em auxiliar as mães e país a criarem meninos e meninas sem diferenças.

  36. Vivian

    Lindo texto e super concordo com tudo!

  37. Ana Luiza Machado

    Eu colocaria que as brincadeiras de meninos são Semelhantes a esportes radicais e MMA (sobe, desce, pula, joga, se joga, escala, desliza, se agarra, bate pé, bate mão, etc).

  38. Vilma

    Tudo verdade… Sempre amei filmes de romance, princesas… sendo mãe de menino aprendi a gostar de filmes como carros, aviões, patrulha canina… E eu gosto mesmo. Apesar de já ter assistido umas 50 vezes cada um. Sempre me pego assistindo sozinha

  39. Adorei! Super me identifiquei em vários pontos!
    Mas uma coisa é diferente por aqui: meu filhote é bem chato para se arrumar! Demora um tempão escolhendo a roupa, o sapato, penteando o cabelo… hehehe
    Ah! E outra coisa que dizem não ser coisa de menino que por aqui é diferente: meu filho fala pelos cotovelos!!!

  40. katia

    Adorei o texto, ainda estou descobrindo esse mundo, meu bebé tem 4 meses e ja to amando tudo isso. Mas acho q já elegi qual será a mais dificil, a ultima com certeza, pq o mundo ao redor cobra q ele tenha várias namoradas já desde q nasceu, que homem não chora, não chega nem perto de boneca, etc. Dificil essa tarefa, rs.

  41. Araceli

    O meu ainda não fala, mas me olha encantado quando me arrumo…😍E quer escolher as roupas e tênis, e ele ainda vai fazer três anos…tenho uma amiga que me disse outro dia, que sempre sonhou em ter menina, mas que está encatada com o Léo, que agora quer eu menino também.

  42. Aline

    Ser mãe de menino é passar a considerar a bola de futebol uma pessoa da família, rsrs.

  43. RAFAEL PEREIRA BALBI

    Este texto deveria ter uma versão para os pais também. O meu tem ciúmes de mim quando estou perto da mãe dele. Tenta ficar sempre no meio dos dois. Mesmo com dois anos de idade, parece entender que “precisa” dar atenção para os dois.

  44. Geane

    lindo! amei, exatamente isso!

  45. Alessandra

    Linda, mgs. Sou mãe pela primeira vez aos 41 anos e já sou grata por isso. E ter filho homem está sendo mágico ele tem 1ano 5 meses, é super carinhoso e beijoqueiro. É meu chicletinho. Mas não é parecido comigo :(‘. É idêntico ao pai. Mas eu amo muito muito por demais da conta. Mãe babada e coruja.

  46. Maria Luísa

    Ser mãe de menino é ótimo, mas ser mãe de menina também. Não acho amizades entre meninos menos “cheias de mimimi”. Os códigos de relacionamento masculinos são bem complexos. E muitas amizades femininas são descoladas. Devemos cuidar para não trazer aos nossos meninos essa ideia de tudo no universo feminino é “desinteressante” e “complicado” (e para nós mesmas não cairmos na armadilha de acreditar nisso). Abraços!

  47. Glacimara

    Amo ser mãe de meninos…sim 2.O primeiro com 2 anos e 4 meses é segundo com 6 meses.Hoje mesmo estávamos na farmácia e do nada eu falou “mamãe te amo”.💕

  48. Mariana

    Andar em todas as bancas de jornal da cidade até achar a figurinha que falta pra completar o álbum de futebol dele!

  49. Isabel Cristina

    Ficará toda orgulhosa quando ele te defender dizendo: Ela é minha menina…
    Tenho gêmeos de 9 anos e eles são super carinhosos dizem a todo momento” te amo minha linda”. Amooooooo ser mãe de menino!!!

  50. Deyse Viana

    Me identifiquei com tudo! e posso dizer uma coisa? Se eu ficar grávida novamente quero ter outro menino!!
    Eu amo ser mãe de menino! Amo ser mãe do Raul”!!!❤

  51. Tatiana Oliveira

    Simplesmente perfeito,meu filho é tudo isso é amo ser mãe de menino pois com menina acho que não teria muito jeito.

  52. Alessandra

    Muito bacana seu texto! Amei!
    Uma sugestão a ser incluida na lista:
    ” Voce tera que aprender a jogar luta, chutes, golpes e espadas fazem parte das brincadeiras deles…”
    Também tera que aprender a utilizar muito bem o videogame!!! Se parceira de jogo no Minecraft e nos jogos online, tera que aprender a ser rápida para conquistar o mundo dos Plants X Zombies!!!
    Meninos são muito companheiros!!!

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pelo carinho, Alessandra!
      Kkkk! Muito bom, adorei!
      Bjs

  53. HILDERLEID

    Você vai pirar de tanto amor quando ele cortar o cabelo e prrguntar: “mamãe tô lindo?..

  54. Rosemeire

    Amei seu texto. Sou mãe de menino e me identifiquei com todas as situações rsrsrs
    Bjs

  55. Carla

    Você terá que conhecer todos os super-heróis, seus super poderes e fantasias. Inclusive usá-las…

  56. Simone Prado

    Que texto mais lindoooo 😍😍Amo ser mãe de menino😊

  57. Dora Alice Monduzzi

    Lindo o seu texto, sou mãe três lindos homens e, realmente passei por tudo isso mesmo. Grande abraço

  58. Leandra de Figueiredo

    Gostei muito do seu texto. Acrescentaria que ser mãe de menino é… descobrir que o príncipe encantado nasceu de você! Amooooo e sempre desejei ser mãe de menino. Um grande abraço.

  59. Jacqueline

    Tenho 2 filhas, já adultas. Recentemente fui avó de um menino e estou super curtindo essa experiência de ter mais um “homem” na minha vida. Ainda não dá pra saber como ele vai ser, mas adorei o texto e acho que as possibilidades dessas coisas se confirmarem são enormes!

  60. Marcone

    Acredito que o número 20 – Educar seu menino para se tornar um ser humano digno, que respeita diferenças, sem preconceitos, mereça um destaque especial, pois as influências externas, principalmente da cultura conservadora, estão a nossa volta, impondo-se sem pedir licença. Para cultivar valores nobres, é necessário uma postura ativa de mães e pais, ensinando e exemplificando a cada instante, pois a educação que se resume a corrigir problemas quando estes se apresentam é insuficiente.
    A propósito, eu só vi mães aqui! Onde estão os outros pais?

  61. Naiana

    Estou vivendo exatamente o Que o texto está dizendo! Amo ser mãe de menino! 😉

  62. Marcia

    Tenho 3 meninos e o mais novo é o grude do pai da um ciumezinho rs mais tudo bem e sim aprendi e aprendo muito do mundo masculino sendo mãe de menino , mas em algumas situações ainda me vejo perdida rsrs.

  63. Patrícia

    Adorei o texto! Principalmente o item 3 e é assim mesmo! Parabéns!

  64. Ana Paula

    Lindo texto..sou mãe de um menino de 3 mês e aprendo muito com seu blog que sigo…Parabéns…

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pelo carinho, Ana! <3
      Bjs

  65. JOELIA COSTA

    Não concordo com item 11, meu filho que escolhe as roupas desde cedo, é uma novela pra sar, nunca quer botar a roupa que eu escolho. mas o resto é exatamente igual.

  66. Madá

    A número dois é uma bobagém, pois se vc for mãe de menina, vão perguntar, e aí? qdo vem o menininho?
    A tres e quatro tbm não concordo tanto! Enfim! Sou mãe de menina e menino e não vejo muita diferença! rsrs

  67. Gloria

    Ser mãe de menino é a garantia de ter um melhor amigo mesmo depois que ele crescer muito e puder te carregar no colo.
    É saber que o grude continua igual mesmo que só te fale isso pelo WhatsApp.
    Ser mãe de menino é o maior presente de Deus❤️

  68. Rosangela Ribeiro

    Tenha certeza que ser mãe de menino é bom demais, mas avó de menino é duplamente divino, adoro!!!!!!!

  69. Sílvia Benevenuto

    Ser mãe de meninos é um amor incondicional. … É maravilhoso!

  70. Daniela

    Tenho 4 meninos e sou absolutamente doida por eles. Concordo com quase tudo. Só agregaria na 7, que tem dias que você vai agradecer o fato de eles fazerem xixi em pé, e tem dias que você vai entrar no seu banheiro e tudo que vai desejar é que eles fizessem xixi sentados

  71. Anna

    Tenho 3 meninos..é isto mesmo…mas nãos troco por nenhuma menina…

  72. Rosani

    Ser mãe de menino, além de tudo que foi dito, é ouvir ” Mamãe, vc não vai comprar mais sapatos né.” rsrsr
    Mãe de menino com quatro aninhos, amor infinito, amor que dói.

  73. Kamila

    Chorei com esse texto, estou grávida de menino e não vejo a hora de passar por isso!!! Sempre sonhei em ser mãe de menino e Deus me deu esse presentão! Espero que possamos ser muito ligados

  74. Leticia

    Assim mesmo! E para aquelas que insistem que os meninos e meninas são iguais: estudem a fisiologia dos meninos e meninas. Os hormônios são diferentes e já desde novinhos sofrem influência deles. Os meninos tendem a brincar mais de lutas, atividades que exigem mais esforço corporal sim e as meninas tendem a brincar com menos energia. São todos crianças, de fato, e com energia de sobra. Mas há diferenças.

Deixe seu comentário