Dicas de lanches salgados saudáveis para as crianças levarem para a escola

Que saber um assunto sobre o qual eu quebro a cabeça? Lanche “salgado” para o Leo levar para a escola. Lanche “doce” é fácil: frutas. Tem dezenas de variedades delas. Mas a verdade é que em se tratando de lanche “salgado”, eu vivo em busca de ideias e inspirações para variar o cardápio (e como é complicado achar alternativas “salgadas” que não caiam no bom e velho pão ou biscoito! Jesus!)

Mas a boa notícia é que, depois de muito pensar, repensar, pesquisar e experimentar, encontrei algumas sugestões de lanches saudáveis salgados e, claro, práticos. Porque se não tem praticidade, não é comigo.

Abaixo, algumas alternativas. E se vocês tiverem outras sugestões, é só deixar a dica nos comentários que eu atualizo o post.

lanches saudáveis para criancas

Photo Credit: venspired via Compfight cc

1. Sanduíches: sanduíche é sempre uma boa alternativa. As crianças gostam e, se quisermos, dá para fazer versões bem saudáveis e apetitosas. Algumas sugestões de “misturas” são:

  • Pão integral com queijo cottage e atum.
  • Pão integral, pasta de ricota e cenoura.
  • Pão integral, pasta de requeijão light e ovo (pique o ovo bem pequeno e misture ao requeijão) e tomate.
  • Lembrando: dar preferência por pães integrais “caseiros”, feitos sem conservantes (nessa hora, ter uma máquina de fazer pão em casa é uma ótima pedida).

2. Mini cenourinhas ou palitinhos de vegetais: mini cenourinhas podem ser uma boa opção de lanche para as crianças. Outra opção é cortar cenoura ou pepino em 4 pedaços, no sentido vertical. Pode-se acrescentar um pouco de sal ao pepino (a cenoura fica melhor sem sal).

3. Ovos de codorna: crianças que gostam de ovos vão amar esse lanche. Basta cozinhar alguns ovinhos de codorna, descascar, temperar com um pouco de sal e o lanche está pronto.

4. Espetinho de tomate e mussarela de búffala: uma ótima opção é fazer espetinhos juntando 1 tomate cereja, 1 bolinha de mussarela de búfala e 1 folha de manjericão.

5. Milho verde: crianças que curtem milho verde também vão adorar essa opção. Basta cozinhar, tirar da espiga (cortando) e depois temperar com um pouco de sal. Dependendo da idade da criança, não precisa nem tirar da espiga.

6. Biscoito de polvilho: acho que nunca conheci uma criança que não goste de biscoito de polvilho. Então, deixo aqui, a dica de uma receita na versão caseira, muito mais saudável e gostosa: Biscoito de polvilho caseiro.

7. Mini wrap: com pão folha, fazer mini wraps com recheios variados. Algumas opções podem ser:

  • Pasta de ricota com atum e tomate picadinho
  • Requeijão light com frango desfiado e milho verde.
  • Pasta de ricota, atum, alface picado e cenoura ralada.

8. Mini hamburguinho caseiro: muitas crianças adoram hamburguers, então, por que não mandar alguns de lanche, numa versão mini? Se quiser experimentar, veja essa receita do Canal PraPaPa. A dica de cortar o hamburguer com cortador de biscoito, para deixar com formas diferentes (estrela, lua, casinha, etc…) é ótima!

9. Mix de nuts: mix de castanhas, nozes, avelãs, amendoim, etc… também são uma boa pedida. Só tem que optar pela opção sem sal e cuidar a idade da criança. Crianças muito pequenas podem se engasgar.

10. Pipoca: pode parecer que não, mas pipoca é uma opção bacana para o lanche dos pequenos (depois de certa idade, por causa do risco de engasgo). Ela é um cereal integral natural e possui grande quantidade de fibras. Só cuidado com o preparo: dê preferência pela pipoca feita em panela e não microondas, evite colocar sal e não use manteiga.

 

3 comentários

  1. Roberta

    Eu comprei aquela fritadeira sem óleo, nela faço chips de maçã, mandioquinha e cenoura, faço também grão de bico temperado, fica parecendo um salgadinho.
    Ainda nesta fritadeira faço pão, faço uma torta integral bem rapidinha e bolo de frutas.
    Ixi, pareceu uma propaganda, né? Mas não é não, é que esta panela me quebrou um galpão.
    No recheio do wrap coloco também homus que faço em casa, é bem nutritivo, misturo com atum, por exemplo é fica uma delícia.
    Mando também ervilhas frescas e azeitonas.
    Beijos

  2. Valeria

    Nesse exato momento estou comendo cenourinhas babys no escritório… super dica! :)

  3. Paula

    Eu faço mini pizza e congelo. Também é super prático e dá para fazer uma versão mais saudável: massa integral (coloco grãos e uso azeite, ao invés de óleo), o molho é caseiro e eu adiciono cenoura e abobrinha para ganhar nutrientes, e a mussarela é normal (uso ralada que fica melhor quando assa). Ainda coloco um pedacinho de tomate por cima e pronto! Monto uma receita inteira de massa e depois vou assando no dia a dia. Recomendo!

Deixe seu comentário