Meu filho não dorme a noite inteira. Isso é normal?

Eba! Hoje tem vídeo novo lá no Canal Macetes de Mãe. E o assunto do nossa Conversa de Mãe é crianças que não dormem a noite inteira.

Quando eu tive o Leo, eu entrei em desespero, porque parecia que todas as crianças do mundo dormiam, menos o meu filho. A verdade é que, por mais que eu colocasse em prática todas as coisas que eu tinha lido em livros e aprendido com amigas sobre como fazer um bebê dormir, por horas ininterruptas, nada funcionava. E aí eu me frustrava. E aí eu me sentia uma péssima mãe. E aí eu achava que só na minha casa é que as coisas estavam erradas.

VIDEO 2 - MEU FILHO NAO DORME A NOITE INTEIRA

Mas enfim, a realidade não era (é) bem essa. Mas até eu entender isso, eu penei muito. Sofria mesmo, sabe? Porque achava que só o meu filho é que não dormia a noite toda e que tinha algo de muito errado com isso.

Mas nada como a experiência, né? Nada como ir aprendendo, um dia após o outro, como as coisas são de verdade.

E para evitar que você também sofra e se sinta uma ET, como eu me sentia, só porque o seu filho não dorme uma noite inteira, eu resolvi fazer esse post. O primeiro da série Conversa de Mãe, que vai ao ar todas as Terças-feiras, às 11h.

Mas já adianto: nesse vídeo você não irá encontrar dicas e soluções mágicas para fazer o bebê dormir uma noite inteira. Aqui o papo é outro.

Você curtiu esse vídeo? Então inscreva-se no nosso Canal para receber, em seu e-mail, avisos de novas publicações e atualizações. Todas as Terças, às 11h, um “Conversa de Mãe” vai ao ar. E nas Quintas, também às 11h, o canal traz “Macetes e Dicas”. Inscreva-se, informe-se e divirta-se.

16 comentários

  1. Elaine Campos

    O Shirley! Aqui em casa o problema é outro rs Léo dorme a noite toda (claro que tem exceções rs) desde os 6 meses mais ou menos. Agora ele está com 1 ano e 1 mês, Porém, não consigo fazer ele dormir cedo de jeito nenhum! Não tem um horário certo, desde as 21 hrs já começa a tormenta, ele toma banho, mama LM, geralmente adormece no peito, ai é só ameaçar tirar do colo que já acorda. E ai demora horas pra conseguir dormir, fica querendo colo e peito de novo. Estou exausta, voltei a faculdade e preciso levantar cedo, por isso meu sonho era fazer ele dormir um pouco mais cedo.Normalmente ele dorme entre 23:00 e 00:00. Você teria dicas pra isso? Beijão

  2. Juliana

    Excelente! Fiz a mesma coisa, quando resolvi relaxar e continuar minhas atividades e ter o meu momento depois dele dormir, tudo ficou mais tranquilo. Meu filho tem dois anos e meio e ainda acorda quase todas as noites, mas aceito isso com naturalidade e sei que não vai ser pra sempre.
    Parabéns pelo vídeo e pelo site!

  3. Jaqueline

    Bom dia, depois que assiste este vídeo estou mais tranquila, vejo que somos muitas com o mesmo problema vamos dizer assim, se é que é um problema…Rsrsrsr……..O meu Alexandre Levi até seis meses dormia a noite toda, depois que comecei a trabalhar ele esta acordando umas 3 vezes ….mas como trabalho com uma médica Homeopata e Pediatra, perguntei para ele a mesma coisa, se era normal o bebe acordar varias vezes a noite e ela respondeu igual a você Shirley,não com as mesma palavras…. Adoro suas dicas e sugestões … Agora quando vejo alguma mãe falando isto: Falo relaxa que vai passar …Rsrsrsr….. Beijos

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Jaqueline!
      Que bom saber disso :)
      Muito obrigada pelo carinho <3
      Bjss

  4. Mariana

    Minha filha de 1 ano e 7 meses também ainda acorda toda santa noite! (e não acorda apenas uma vez) Pede pra mamar pra poder voltar a dormir (aliás, chora)… Não sei mais o q fazer.

  5. Natacha

    Olá Shirley , aqui em casa é a mesma coisa , meu filho Pietro tem 1 ano e 5 meses e ainda acorda durante a noite , para ele voltar a dormir tem que mamar no peito, desde bebezinho não pegou a mamadeira , ele ganhou várias e não pegou nenhuma até mamadeira que parece com o bico do peito já comprei e nada faz com que ele largue o peito . Eu não trabalho, mas faço faculdade à distância e não consigo estipular um horário para estudar porque além de ele não dormir bem a noite quase não dorme a tarde então fica muito cansativo . Gostaria de saber se tem alguma técnica que possa ajudar ele a pegar a mamadeira e se tem algo que eu possa fazer para que ele consiga dormir melhor.
    Um beijo :)

    1. Shirley Hilgert

      Natacha, aqui no blog tem um post com dicas para o bebê pegar a mamadeira. Você já viu? bjs

  6. Talita Welter Ferreira

    Meu filho também tem 1 ano e 7 meses e acorda mais de uma vez na noite, chora quer mamar…. Achei que eu fosse a única, mas vejo que não… Fico um pouco mais tranquila de saber que não é só comigo..

  7. Katiane

    Olá! Quando vc diz que acorda numa boa para atender seu filho quando ele acorda de madrugada o que exatamente você faz? Porque eu já tentei acalmá-lo, fazendo xiii, dando a chupeta e tapinha na bunda mas isso nem sempre funciona. Antigamente (aos 2 meses) ele acordava uma única vez e eu dava o peito e ele voltava a dormir. Hoje com quase 8 meses ele acorda de duas a três vezes e eu tenho dado leite artificial na mamadeira. Ele não bebe muito mas volta a dormir, só que estamos criando um hábito que me parece a longo prazo ainda mais difícil de ser tirado para que ele consiga emendar os ciclos de sono por conta própria…

    1. Shirley Hilgert

      Faço exatamente o que você faz. Eu dou mamadeira e ele volta a dormir. Não me preocupo muito com a criação de um hábito errado. Até sei que é errado e tal, mas sei que um dia passa. Com o Leo, meu primeiro, foi assim também. Bjs

  8. Priscila

    Bom saber que nem todo bebê dorme a noite toda, minha filha tem 1 ano e 7 meses e desde os 6 meses que sigo religiosamente a tal rotina do sono, e mesmo assim não adianta pois ela acorda várias vezes. Se alimenta bem durante o dia e etc, já usei todas as técnicas (exceto deixar chorar, tentei uma vez e não deu certo então desisti), enfim, nada adiantou, mas já me conformei, estou na esperança que a partir de uns 5 anos de idade ela passe a dormir a noite toda. Rsrs

  9. Natalia

    Aqui em casa o problema é mais complicado rs Não estou ansiosa para que o meu pequeno (de 07 meses) durma a noite toda. Já tinha ouvido falar que isso varia muito de um bebê para outro. Mas há cerca de 2 meses meu filho começou a acordar vaaaaarias vezes na noite, mama no peito por alguns minutos e pega no sono de novo, para dali a 30-60 min fazer a mesma coisa novamente. Acho que se habituou tanto a dormir no peito que precisa dele a cada pequeno despertar (não consigo faze-lo dormir de nenhuma outra maneira). Já voltei ao trabalho, estou ficando exausta, cheguei a cogitar desmama-lo para que ele volte a acordar no máximo três vezes durante a madrugada…

    1. Shirley Hilgert

      Natalia, pela idade ele deve estar passando pela fase da angústia da separação. Lei sobre isso no link que colocarei no fim do comentário e boa sorte! Bjs

      http://www.macetesdemae.com/2013/03/fase-da-angustia-da-separacao-um-marco.html

  10. Fernanda

    Nossa, agora fiquei mais tranquilo, porque meu filho com 11 meses ainda não dorme a noite toda e acorda bastante!! Uma hora isso vai acabar né. Paciência….

  11. weny campos de santana

    A minha bebe só ta dormindo tarde antes as nove agora só ta domindo11 ou 00 meia noite ela vai fazer 4 meses dia 28 de maio!

  12. fabiana riberio rocha

    então tudo bem, ficarei esperando por isso

Deixe seu comentário