10 Soluções caseiras para amenizar os sintomas de gripes e resfriados

Com o frio se aproximando começam a aparecer também as primeiras gripes e resfriados. Isso é super comum durante o inverno e não conheço nenhuma família que passe essa época do ano sem enfrentar, pelo menos, um resfriadinho.

E quando as crianças vão para a escola, a situação complica mais ainda. Como todos convivem muito junto – e muitas vezes em ambientes pouco ventilados, acaba que os vírus vão passando de um para outro e aí quem pega na escola acaba levando o problema para casa (e passando para o irmão, a mãe, o pai etc.).

IMAGEM DESTAQUE GRIPE

Photo Credit: Gwenaël Piaser via Compfight cc

É claro que temos medidas preventivas que valem a pena serem colocadas em prática para evitar gripes e resfriados – ventilar bem o ambiente, lavar bem as mãos, não compartilhar itens pessoais, manter a mucosa do nariz sempre bem hidratada…  – mas, como nem sempre dá para fugir do problema, o jeito é tratar.

Por isso, trouxe hoje algumas dicas de remedinhos caseiros que prometem amenizar os sintomas causadas pelas gripes e resfriados. Soluções simples que podem ser usadas no tratamento de crianças e adultos.

  1. Fazer repouso: é importante para economizar energia para o corpo utilizá-la no combate à virose. Ainda, praticar atividades desgastantes nesse período pode prejudicar as defesas do corpo.
  2. Se alimentar adequadamente e ingerir bastante líquido: eu sei que quando estamos gripados ou resfriados, quase sempre, o apetite vai embora. Mas uma alimentação equilibrada e com adequada ingesta calórica é importante para o corpo ter energia suficiente para combater o agressor. Além disso, o líquido, principalmente água, é importantíssimo principalmente no caso de febre, já que ele evita a desidratação. Ainda, a ingestão de, pelo menos, 2l de água por dia ajuda a diminuir a produção de muco.
  3. Gargarejar com água e sal: isso promove o alívio da dor de garganta e ajuda a “lavar” a garganta e carregar embora o excesso de secreção deixado pela virose.
  4. Umidificar o ambiente: o uso de umidificadores faz com que o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz sejam diminuídos.
  5. Usar bolsas de água quente: elas ajudam a relaxar os músculos tensos e, assim, a diminuir a dor no corpo.
  6. Mergulhar os pés em água morna: essa simples atitude ajuda a diminuir a dor de cabeça e o nariz entupido.
  7. Consumir chá de mel com limão: preparar uma mistura de uma xícara de água fervente, duas colheres de sopa de mel e o suco de um limão e tomar 3 vezes ao dia. Essa mistura promote descongestionar o nariz e a garganta.
  8. Tomar chá de gengibre com limão: colocar 1cm de gengibre em 1 copo de água e ferver. Depois adicionar gotas de limão (fica uma delícia! Eu estou viciada nessa combinação). Se preferir, pode adoçar com mel, que também é bom para tratar os sintomas da gripe.
  9. Lavagem nasal com água morna e sal: para desentupir o nariz a dica é fazer uma lavagem nasal com uma mistura de 200ml de água morna (filtrada ou fervida) e 1 col de café de sal. Depois, é só colocar o soro numa seringa e esguichar dentro da narina, fazendo com que o líquido saia do outro lado (vire a cabeça de lado, esguiche na narina de cima que o líquido sairá pela de baixo). Isso ajuda retirar a secreção do nariz e desentupi-lo.
  10. Toalha úmida e fria para combater a febre: colocar uma toalha úmida e fria sobre os pulsos e a testa ajuda a baixar a febre.

Essas são soluções simples e caseiras para combater os sintomas da gripe e de resfriados em adultos ou crianças. Mas, caso essas medidas sejam tomadas e o quadro geral não melhore, ou seja, a pessoa gripada/resfriada continue se sentindo mal, o ideal é procurar ajuda médica.

Já existem no mercado opções seguras de tratamento para gripes e resfriados e que combatem os principais sintomas – febre, dor e congestionamento nasal – de forma bastante eficiente. Uma delas é o antigripal líquido Benegrip Multi, que é indicado para crianças a partir de 2 anos.

Ele vem no sabor frutas vermelhas e sua apresentação líquida é para ajudar os pequenos que costumam ter dificuldades de engolir comprimidos e cápsulas. Como vem com copo dosador, ele ajuda a diminuir a chance de erro na dosagem (o que é importantíssimo em se tratando de crianças). Achei bem legal poder contar com um produto só que resolve os três sintomas principais da gripe: nariz entupido, febre e dor!

Converse com seu pediatra e, caso os sintomas persistirem, procure o médico novamente!

Benegrip Multi: Paracetamol 13,30 mg/mL, cloridrato de fenilefrina 0,33mg/mL e maleato de carbinoxamina 0,13mg/mL. MS 1.7817.0768. Indicações: Analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aeres superiores. Benegrip Multi é um medicamento. Durante o uso, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua agilidade e atenção podem estar prejudicadas . Abril/2016. COSMED S/A. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO

publi-incentivo

2 comentários

  1. rayssa

    meu bebê de 2 meses tá com com catarro no peito e não sei oq fazer? Bjos

    1. Macetes de Mãe

      É importante levá-lo ao pediatra, Rayssa!
      Bjs

Deixe seu comentário