Atividade para as férias: piquenique de inverno

As férias de inverno se aproximam e já começa a bater aquele desespero nos pais: o que fazer para entreter e divertir as crianças durante tantos dias? Ainda mais que, em grande parte das cidades, faz frio nesse período e sair para parques, praças e parquinhos não é uma opção.

Nesse caso, entra em cena uma ideia bem bacana e divertida que costumo fazer por aqui e gostaria de compartilhar com vocês. Trata-se do piquenique de inverno, que pode ser organizado com as crianças do condomínio, os primos ou outros amiguinhos.

Organizar esse tipo de piquenique é bem simples. Basta um pouco de criatividade e cuidados com alguns detalhes:

imagem destaque dunite

Quantas crianças chamar?

Depende do tamanho da sua casa/apartamento e do número de amiguinhos que seu filho tem. Mas um número bacana é de 5 a 8.

Como montar o ambiente?

Não precisa ser mega produção. Basta colocar uma toalha no chão da sala, espalhar algumas almofadas e, se tiver espaço, montar uma tenda usando um cordão e um cobertor. As crianças adoram essa ideia da tenda e fica bem aconchegante nos dias frios.

Quais brincadeiras fazer?

Nesse dia, nada de ligar a TV. Algumas brincadeiras que podem ser feitas são:

  • Passa anel (veja nesse post como é)
  • História inventada: contação de história onde cada criança conta um pedaço, uma após a outra, e todos juntos montam a história (Dica: escureça o ambiente e peça que a criança que está contando a sua parte da história a segure uma lanterna iluminando seu rosto. Os pequenos adoram!)
  • Laser de obstáculos: a ideia é bem simples, mas muito divertida. Basta prender alguns fios em diversas posições e depois pedir que as crianças passem por eles sem encostar em nenhum. Eles se divertem por horas! Ainda mais se você falar que os fios são, na verdade, raios

laser_obstacle_course

O que servir de lanche?

Bom, depois de tantas atividades, os pequenos vão sentir aquela fome. Ainda mais que é inverno e aí o apetite sempre aumenta. Então, a dica é servir alimentos gostosos, que as crianças curtam, que combinem com o frio e que forneçam bastante energia.

E as dicas são:

Preparar um chocolate quente bem gostoso (cuidado para não servi-lo muito quente. Apenas morno). Receita fácil e rápida de fazer no fim do post.

Preparar mini brioches recheados. Minhas sugestões de recheio são: creme de ricotta com frango desfiado e ovos mexidos com queijo mussarela e cenoura ralada. Para isso, experimente o novo Dunitê, da Pullman, que tem carinha de pãozinho feito em casa, pois leva ovo, manteiga e leite e não contém corante nem aromatizante.

dunite preparado

E servir uma opção doce gostosinha, para fechar com chave de ouro. Você pode escolher entre um mini pastel recheado de banana com canela (Receita rápida no fim do post) ou uma opção mais prática, como o Dunitê recheado de chocolate ou morango, que é uma espécie de brioche/bolinho recheado e que combina super bem com os dias mais frios.

Saiba mais sobre essa novidade prática e gostosa da Pullman:

O Dunitê é um pãozinho tipo brioche da Pullman (Ou, dito de outra forma, é um daqueles tradicionais pãozinhos pequenos e macios que as crianças adoram. Sabe?). Ele veio nas versões tradicional e recheado (sabores chocolate e morango). Entre seus ingredientes estão ovo, leite e manteiga, o que o deixa com carinha de pãozinho/bolinho feito em casa. Além disso, ele não leva corante e nem aromatizante na sua receita e a versão tradicional vem numa embalagem familiar inovadora, com sistema zip que garante praticidade e conservação dos Dunités.

Uma opção bem bacana e prática de lanche para os pequenos, seja nos dias em casa ou quando vão para a escola. Clique aqui e conheça mais sobre o produto e confira opções de diversão para os pequenos (boas opções para as férias).

RECEITAS:

Receita de chocolate quente (Dá para 6 crianças)

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de leite,  1 colher (café) de amido de milho, 1 colher (sobremesa) de cacau em pó, 1 pitada de canela em pó, 1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo ou demerara.

Modo de preparo: Dissolva o amido de milho em 2 dedos do leite frio e reserve. Misture o restante do leite com o cacau e o açúcar e leve ao fogo.  Quando estiver morno, acrescente o leite com o amido de milho diluído e mexa até ferver. Coloque em 6 canequinhas e polvilhe canela ou chocolate em pó.

Receita de pastel de forno de banana com canela

Ingredientes: 4 bananas maduras, 6 massas de pastel, 1 gema de ovo, canela em pó a gosto

Modo de prepare: Pique a banana madura, misture um pouco de canela, recheie a massa de pastel, pincele o pastel com gema de ovo e leve ao forno até dourar.

publi-incentivo

3 comentários

  1. Daniela

    nossa, qdo li o título do post pensei q teria várias ideias de atividades para se fazer com as crianças nas férias… e não um post de propaganda :/

  2. Elaine Juraski Bonassoli

    Amei a matéria parabéns completíssima!!!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Elaine!
      Que bom que gostou :) Obrigada pelo carinho!
      Bjss

Deixe seu comentário