Dicas de brincadeiras montessorianas

Ontem, uma seguidora deixou como dica de assunto para um próximo vídeo do Canal Macetes de Mãe o tema brincadeiras montessorianas. Ou seja, brincadeiras baseadas no método Montessori, que é um método de ensino/aprendizagem no qual “o ponto mais importante não é tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.” (Fonte: Lar Montessori)

Conceitos desse método vem sendo cada vez mais utilizados, inclusive em projetos de decoração, com os famosos quartos montessorianos, que tem utilizado essa ideia de autonomia e liberdade da criança para criar ambientes onde tudo é projetado tendo em vista as suas necessidades e não as de um adulto. (Confira aqui 30 ideias para um quarto montessoriano).

Bom, mas voltando à sugestão da seguidora, a dica dela foi anotada e o vídeo sobre brincadeiras montessorianas irá sair. Entretanto, como fazer um vídeo não é algo da noite para o dia, e como não gosto de deixar minhas seguidoras esperando, resolvi fazer esse post, com algumas dicas de brincadeiras baseadas no método montessoriano que prometem divertir e agradar as crianças. Confira!

2. Atividade de abrir e fechar – para crianças entre 1 e 2 anos

Crianças entre 1 e 2 anos de idade tem particular interesse em abrir e fechar coisas (já reparou que seu bebê vive querendo colocar a tampinha naquela garrafinha d`água que ele encontrou pela casa?). Assim, oferecer para elas bandejas que contenham diferentes caixas, potes, garrafas, bolsinhas com botões e zipers e outros objetos que possam ser abertos e fechados de alguma forma é uma simples, mas muito interessante brincadeira montessoriana. Nessa idade – 1 a 2 anos – a criança está desenvolvendo a sua coordenação motora fina e, sendo assim, esse tipo de brincadeira torna-se ainda mais interessante (mas nada impede que essa brincadeira possa ser realizada até 3 ou 4 anos, desde que aí, os desafios apresentados sejam maiores, para que a atividade continue sendo atrativa).

abrir e fechar

Fonte: http://www.howwemontessori.com/how-we-montessori/2016/05/montessori-open-close.html

2. Caixa misteriosa – para crianças entre 2,5 e 4 anos

A ideia é colocar dentro de uma caixa de papelão alguns objetos simples que a criança possa identificar através do tato (que ela reconheça, que façam parte do seu cotidiano de alguma forma). Depois, deve-se fazer dois furos circulares para que a criança possa colocar os braços e tocar os objetos, um a um. Nesta brincadeira, o adulto pede para a criança encontrar determinado objeto dentro da caixa, só pelo tato, ou então, ela deverá pegar um objeto qualquer e tentar adivinhar o que é (e depois o adulto deverá questioná-la por que ela acha que é isso). Essa brincadeira é ideal de ser feita com crianças de 2,5 a 4 anos e o seu propósito é desenvolver os sentidos, principalmente o tato.

caixa misteriosa

Fonte: http://www.howwemontessori.com/how-we-montessori/2015/07/five-minute-montessori-diy-mystery-box.html

3. Caminhe sobre a linha (2 a 5 anos de idade)

Desenhe sobre o chão, com uma fita adesiva, diferentes linhas: reta, em zig-zag, fazendo curvas, etc… Depois, peça que a criança ande sobre elas. Para crianças menores, a orientação é andar simplesmente colocando um pé em frente ao outro (a partir de 2 anos). Já para crianças maiores, a sugestão é pedir que andem de costas, de lado, pulem num pé só. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.

caminhe sobre a linha

Fonte: http://handsonaswegrow.com/fun-kid-activity-lines-of-colored-tape/

Gostou desse tema? Então não perca esse vídeo:

5 comentários

  1. Larissa Barros

    Obg ;)

  2. lucimeres

    muito bom! vou começar a primeira hoje!;)

  3. Thais Pereira da Silva

    Que legal! Amei essas dicas !

  4. janaina

    Adorei esse post, estou sempre estudando o método Montessori, pois é um método fantástico e eficaz,Parabéns pela matéria!

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pelo carinho, Janaina!
      Bjs

Deixe seu comentário