Dicas para retomar o romance depois da chegada dos filhos

No post de hoje, a psicóloga Tatiana Leite, terapeuta de família e casal, dá dicas práticas para o casal retomar o romance depois da chegada dos filhos. Confira!

Dicas para retomar o romance depois da chegada dos filhos

Tatiana Leite, terapeuta de família e casal.

Muitas mulheres receiam perder um pouco da intimidade que tem com o seu parceiro depois da chegada das crianças. Como os filhos requerem muita atenção é comum ouvirmos frases como “Fico atrás deles o dia inteiro”, “O cuidado das crianças me consomem muito”, “Não tenho tempo para me cuidar”, “Quando me deito, só penso em dormir”, entre tantas outras.

vida a 2

Photo Credit: couples in nature via Compfight cc

Contudo, por mais que essa fase seja realmente muito cansativa, ainda é possível aproveitar o sexo com o parceiro. Apesar de não existirem fórmulas mágicas, você pode tomar algumas atitudes para te ajudar nesse processo. Confira a seguir algumas dicas para colocar em prática agora mesmo!

>>> Leia também: Como ter vida a 2 depois que se é 3

Primeiro, pare de pensar negativo! – Encarar o dia a dia com positividade pode fazer a diferença no relacionamento do casal. Quem gosta de estar ao lado de uma pessoa negativa, que sempre está reclamando?!  Você pode estar pensando o que isso tem a ver com sua vida sexual, mas é simples. Se você passa o dia inteiro resmungando, quando seu parceiro chegar sua reação natural pode ser acusa-lo e responsabiliza-lo por suas frustrações. Essa atitude pode resultar em uma discussão e um consequente distanciamento entre vocês. Além disso, nosso apetite sexual aumenta quando temos a sensação de bem estar e de conexão com o outro, portanto sua autoestima reflete diretamente no sexo.

Assista a esse vídeo no qual eu falo sobre a necessidade de voltar a se cuidar após a chegada de um bebê:

Recupere o seu tempo – faça uma lista com todas as coisas que você faz no seu dia e quanto tempo leva para executá-las. Em seguida, faça outra com o que você gosta de fazer, mas nem sempre consegue, e também estime o tempo que levaria para realizar essas atividades. Não se esqueça de adicionar o momento de ficar junto com o seu parceiro, incluindo o sexo. Agora, é hora de replanejar. Revise a primeira lista, reduza o tempo de algumas tarefas e inclua as atividades da segunda lista. Uma atitude interessante é convidar seu parceiro para participar e fazer também, uma vez que o esforço tem que ser de ambos. Provavelmente, você irá se assustar ao perceber que todo o tempo que você dedica ao seu parceiro se resume aos 30 minutos antes de cair morta na cama.

>>> Leia também: Por que precisamos voltar a cuidar de nós e da vida a dois

Pequenas mudanças, grandes resultados – algumas atitudes simples podem melhorar (e muito!) a convivência do casal. Por exemplo, tire agora mesmo a TV do quarto, ela é a inimiga número um do encontro intimo. Quando estiverem juntos priorize o outro, é importante que vocês tenham uma boa ligação. Não há dúvidas de que um ambiente familiar saudável resulta em filhos mais felizes.

Estipule alguns limites às crianças – comece fechando a porta do quarto e ensinando seus filhos a esperar. Hoje em dia, existem aparelhos que permitem acompanhá-los à distância, portanto, não se sinta culpada por querer ter um espaço somente para o casal. Momentos de beijos e carinhos são extremamente importantes para a conexão e para o sexo. Mas, se não sentir vontade de fazer, você também não deve se sentir cobrada. Lembre-se que após todos esses cuidados com filhos, o cansaço diário, a rotina e o sexo precisam ser combinados.  Uma boa dica é planejar com antecedência, um sábado sem crianças pode ser uma excelente opção para você retomar sua vida sexual com o parceiro. Pode ser divertido e se transformar em um jogo erótico entre vocês. E, nada melhor do que desfrutar de uma noite sem interrupções para você retomar o contato com seu parceiro.

Por Tatiana Leite, terapeuta de família e casal.

 

Deixe seu comentário