Quarto Montessoriano todo feito pela mamãe

Quem acompanha o blog sabe que já falei aqui algumas vezes sobre quarto Montessoriano. Num post eu expliquei tim tim por tim tim como montar um e em outro eu trouxe 30 inspirações para quem quisesse criar um quarto Montessoriano para seu filhote.

Pois bem, hoje é a vez de eu trazer as fotos de uma quartinho Montessoriano LINDO, e todo pensado, planejado e executado pela mamãe.

O resultado ficou incrível, de um bom gosto danado, e a mamãe Deborah nos explica um pouco como é que surgiu a ideia de criar esse quartinho para o pequeno Benjamim, de 13 meses, e também passa algumas dicas para quem quer criar um.

Confira

quarto montessoriano destaque

O quarto Montessoriano do pequeno Benajamin

Por Deborah Mello, mãe do Benjamin

Meu filho tinha apenas 1 ano quando decidi mudá-lo do berço para a cama. Um dos motivos foi o fato dele ser muito ativo e começar a tentar escalar as grades do berço muito cedo.  Assim, achei que era hora de montar o seu novo quartinho, mais adequado e seguro para as suas peripécias.

Decidi fazer o quarto montessoriano para meu filho pois, como psicóloga e mãe, queria estimular a criatividade e autonomia dele. A proposta Montessoriana é de que os pequenos possam se expressar e aprender através da liberdade. Assim, o ambiente deve ser todo adaptado para que eles possam explorar de forma livre e  segura.

Para montar o quartinho montessoriano do Benjamin, busquei inspiração na internet e em aplicativos/sites como o Pinterest. Alguns itens não foram fáceis de encontrar e por isso mandei fazer, como, por exemplo, a cama. 

Muitos itens de decoração também é possível a gente mesmo fazer, como as gravuras na parede, o cesto de cruzes e outros. Basta deixar a criatividade rolar. O legal é escolher as cores que você quer para o quarto e ficar de olho quando for dar aquela voltinha pelo shopping! Sempre achamos itens legais e com um preço bacana. 

E o resultado final dessa minha experiência como aspirante à arquiteta? Benjamin amou o quartinho novo e passou a  dormir a noite toda, deixando mamãe e papai muito felizes! :)

E aqui algumas dicas extras que eu quero deixar, de segurança, principalmente se quarto for para bebês, como é o caso do meu Benjamin:

  • ter proteção em todas as tomadas (a criança tem muita mobilidade nesse tipo de quarto e aí pode acabar se deparando com alguma tomada)
  • móveis presos na parede (para evitar que tombem sobre a criança)
  • nenhum brinquedo ou objeto que seja pequeno ou que representem riscos para a criança (como tudo fica ao alcance da criança, não pode haver objetos perigosos no ambiente)
  •  colocar livros é sempre uma ótima opção! 

Assista também:

E aqui, imagens fofas que a Deborah me mando para mostrar como ficou o quartinho do Ben. Eu amei e tenho certeza que vocês também vão curtir.

quarto montessoriano6

quarto montessoriano7

quarto montessoriano

quarto montessoriano1

quarto montessoriano2

quarto montessoriano3

quarto montessoriano4 quarto montessoriano5

Deborah Mello, é brasileira, mãe do pequeno Benjamin, de 13 meses, e mora com sua família na Nova Zelândia.

Gostou desse tema? Então não perca esse vídeo:

9 comentários

  1. Ana

    Bonito, mas achei sem cores. Eu tentaria deixar mais colorido.

  2. Tainara

    Minha filha estuda em uma escolha que tem está metodologia pedagógica e para que nossa pequena seguisse na mesma linha desenvolvimento, mudamos o quarto dela tb. Na vdd a iniciativa partiu dela dela!
    Ela eh muito feliz e independente.
    Iniciou na escola com 1ano e hoje com dois tem o quarto nesta proposta.

    1. Macetes de Mãe

      Que bacana, Tainara!
      Bjs

  3. Izabela

    Amei!!!
    Eu adoraria conversar com essa mamãe.
    Eu estou planejando um pra minha Clara mas queria umas dicas sobre a cama!
    Ela mesma montou tb?

  4. Djenane

    Eu adorei a idéia, já estava pensando como passar o meu Benjamin pra cama? o berço já está perigoso pra ele, tbem gostaria muito de mais umas dicas sobre a cama.
    Parabéns pela criatividade… vou tentar fazer…

  5. Keila

    Oi….adorei as dicas sobre o quarto montessoriano mas fiquei curiosa: no quarto não fica as roupinhas do bebê? Se fica, onde são guardadas?

    1. Shirley Hilgert

      Keila, bem observado. Nunca aprece o guarda roupas nesse tipo de quarto, né? Mas ele está lá sim, e uma das ideias é que as roupas também fiquem ao alcance da criança, para ela pode escolher o que quer usar. bjs

  6. Michele Vicente

    Muito Maravilhoso.
    Com quantos meses é recomendado um bebê ir dormir no chão no quartinho dele?

    1. Shirley Hilgert

      Pode ser desde o início. Fiz um outro post aqui no blog com dicas para cama montessoriana para bebês. Dá uma olhadinha. bjs

Deixe seu comentário