15 Dicas de boas maneiras para visitar um recém nascido

Post de utilidade pública para as futuras mamães e papais. Compartilhem com o maior número possível de pessoas para garantir o bem estar do recém nascido e a sanidade dos pais.

dicas para visitar um recem nascido

Photo Credit: donnierayjones via Compfight cc

  1. Antes correr para o hospital, contate o pai da criança para saber se tudo bem fazer uma visitinha.
  2. Se você optar por fazer uma visita em casa, o ideal é esperar o primeiro mês passar.
  3. Não vá visitar o bebê se você está resfriado ou com alguma outra doença que o bebê possa pegar.
  4. Antes da visita, cheque se tudo bem levar crianças.
  5. Chegando lá, a primeira coisa a fazer é lavar as mãos e/ou passar álcool gel.
  6. É gentil levar um presentinho/lembrancinha para o bebê. Se quiser ser mais gentil ainda, leve também uma lembrancinha para a mãe, que irá adorar. Mas lembre-se: flores não são indicadas pois podem causar alergias no recém nascido e chocolate também não é a melhor opção (muitas mães evitam em função dele ser um suposto causador de cólicas no bebê). Uma boa alternativa de lembrancinha para a mãe são livros, chás, frutas secas (caso ela goste).
  7. Caso o bebê tenha um irmão mais velho, não se esqueça de levar um agradinho para ele também. Pode ser algo bem simples. O que importa é ele perceber que foi lembrado (esse momento é sempre muito difícil para o mais velho).
  8. Se a mãe for amamentar, deixe-a à vontade, saindo do ambiente. Caso ela não se importe, ela mesma irá dizer que você pode permanecer.
  9. As visitas devem ser curtas. Nada de passar a manhã toda lá. Bebê e pais precisam de privacidade e precisam descansar.
  10. Se você for fazer uma visita em casa, pergunte antes se os pais querem que você leve algo da rua. E chegando lá, pergunte se eles precisam de ajuda com algo. Isso é super gentil (claro que você corre o risco de acabar com uma vassoura em mãos ou com o convite de passar um paninho no chão).
  11. Tenha bom senso e fale baixo.
  12. Também evite fazer a visita usando perfumes fortes. Fumar antes da visita nem pensar.
  13. Não peça para pegar o bebê no colo. Espere a mãe ou o pai oferecerem.
  14. Caso eles ofereçam, não monopolize o bebê. Fique um pouco com ele no colo e devolva aos pais.
  15. Antes de fotografar o bebê e, principalmente, antes de postar qualquer foto nas redes sociais, pergunte aos pais se tudo bem.

4 comentários

  1. Raquel

    Sempre espero um tempo para visitar o bebê, um mês acho ideal. Quando minha filha chegou da maternidade depois de ficar onze dias internada, três dias depois já tinha visita. Estava ainda abalada pelo parto difícil, inchada e mal humorada. Tudo que não queria naquele momento era visitas a não ser as da minha familia, pai, mãe, irmãos. As pessoas são muito sem noção.

    1. Cláudia

      É verdade! Eu passei por algo parecido. Imagino que as pessoas pensam que estão sendo gentis e demonstrando interesse.
      O que achei pior do que a visita em casa foi uma visita que recebi no hospital. Minha nenê não tinha nem 24 horas de vida e a pessoa, sem lavar as mãos, já foi pegando no colo!

  2. Carlla

    Tudo exagero e é pra levar “Presentinho” pra familia toda é? Poupe-me gente cheia de frescuras.

  3. Eloina Costa

    Não é frescura não! É educação,sensibilidade, cuidado, carinho. Afinal ninguém se importa com a mãe que acabou de parir..esta com dor,cansada,descabelada e só quer dormir e conhecer esse novo ser que acaba de chegar ao mundo…E de repente começa uma invasão de gente vindo de todos os lados..Inconvenientes, chatas e desagradaveis…
    Ninguém merece é passar por isso!

Deixe seu comentário