Dicas para escolher o enxoval já pensando no segundo filho

Muitos pais, quando engravidam do primeiro filho, já sabem que vão querer ter o segundo (ou até terceiro, quem sabe). E aí, é bacana montar o enxoval já tendo isso e mente e selecionando coisas que poderão ser usadas também pelos irmãos.

Aqui, aproveitei praticamente tudo do Leo para o Caê, mas confesso que, foi por sorte. Quando monte o enxoval do mais velho não fiz isso pensando em já usar para o segundo (só algumas coisas mais básicas, como móveis e utensílios grandes, como cadeirão, banheira, trocador, por exemplo).

Mas a verdade é que dá sim para montar um enxoval neutro e, principalmente, durável. Para isso, selecionei algumas dicas que compartilho hoje com vocês.

E se vocês tiverem outras ideias, não deixem de compartilhá-las nos comentários. Elas serão úteis para outras mamães.

enxoval segundo filho

Photo Credit: carriejeberhardt via Compfight cc

Cor e estampa – (acredito que essa é a primeira preocupação) já tem algum tempo que não tem mais aquela regra de menina tem que ter enxoval rosa e menino azul. Hoje em dia pode tudo (se você quiser, claro) e há muitas estampas lindas e neutras, como estrelas, nuvens, folhas, formas abstratas, etc… (Dica: Uma marca que investe bastante nesse tipo de peças, com estampas neutras, moderninhas e transadas e que eu adoro, é a BazarBizarro. A mesma peça pode ser usada por menino e por menina.)

>>>> Confira também: como guardar as roupinhas para o segundo filho (sem amarelar ou mofar)

Durabilidade –  se quiser garantir o mesmo enxoval para o segundo filho tem que investir em produtos de boa qualidade. Crianças não são os seres mais jeitosos da face da terra. Eles batem, arrasta, esfregam tudo. E aí, se as peças do enxoval forem muito frágeis, elas não irão usar. Isso vale para roupas, móveis, brinquedos e demais objetos.

Higiene – vale a pena investir em peças e itens que sejam fáceis de limpar (cadeirão com material impermeável, móveis mais lisos, brinquedos que podem ser lavados, etc…). Quanto mais difícil de limpar um objeto ou móvel, mais rápido ele parecerá usado, velho e feio.

Prefira itens fáceis de guardar – tudo que for dobrável é muito bem-vindo, como carrinhos, trocadores, banheiras. Afinal, a gente não sabe quanto tempo pode demorar o próximo filho e sempre precisamos de espaço na casa. Ah, outra coisa importante é guardar tudo em plásticos e locais fechados, para não acumular tanto pó. Se os tecidos desses objetivos forem laváveis ou impermeáveis, melhor ainda, porque assim eles irão parecer itens novinhos ao serem reusados.

E aqui, outras dicas para a hora de montar o enxoval:

Como lavar as roupinhas do bebê que está para chegar

Como organizar e guardar as coisas do enxoval do bebê

Confira também dicas para economizar no enxoval do bebê:

 

 

1 comentário

  1. Pequetuxo

    Ótima Matéria! A palavra para definir a escolha é comprar coisas básicas e que funcionem sempre, independentemente da moda.

Deixe seu comentário