“Limpe” o sono do seu bebê (ou dicas para seu bebê dormir melhor)

Você já ouviu falar em “higiene do sono”? De acordo com a consultora de sono materno e infantil, Marcia Horbacio, a higiene do sono ajuda, e muito, os bebês a dormirem melhor.

No post de hoje, confira as dicas da Marcia para fazer a higiene do sono dos pequenos. Dicas simples e que funcionam.

“Limpe” o sono do seu bebê (ou dicas para seu bebê dormir melhor)

Por Marcia Horbacio 

Olá mamães, hoje vou falara para vocês de um assunto importante para o sono dos bebês: a higiene do sono. Veja abaixo alguns componentes dessa higiene e avalie se o seu bebê está com o soninho “limpo”. Se não estiver, vou ajudar você a “limpar” o soninho dele tornando-o, assim, bem mais saudável.

dicas para o bebe dormir melhor

Photo Credit: Fraser Mummery via Compfight cc

8 dicas importantes para essa higiene do sono

Vigie o tempo que o seu bebê fica acordado:

Bebês até 6 meses precisam dormir com frequência, geralmente a cada duas horas. Muitos deles não sabem disso e passam o dia lutando para não dormir, mas isso não quer dizer que não precisem. Cabe a mamãe ou outro cuidador propiciar uma boa rotina, um bom ambiente e levar o bebê para dormir antes dele ficar super cansado. Depois dos 6 meses, esses intervalos de sono vão ficando maiores até que o bebê chega na fase entre 13 e 18 meses, quando ele já passa a fazer uma soneca só e aí fica com certeza boas horas acordado de manhã e outras boas horas à tarde.

Quando o bebê se recusa a dormir e as mamães não percebem que, mesmo sem querer, ele ainda precisa, isso pode gerar um super cansaço que traz tanto problemas de despertares múltiplos à noite como problemas para cair no sono na hora de ir para a cama. Cuide das janelas de sono do seu bebê e acompanhe o crescimento dessas janelas.

Proporcione um ambiente de sono ecologicamente correto

Mantenha o ambiente de sono o mais livre possível de produtos químicos, evitando produtos de limpeza e dando preferência à água e vinagre para limpar o quarto. Evite a presença de muitos aparelhos eletrônicos que emitem ondas magnéticas.  Muitos ainda tem luzes que podem despertar o bebê. Sabe aquelas luzinhas verdes da babá eletrônica? Ponha um tape em cima delas. Evite também  cortinas que possam juntar poeira, tecidos que não sejam algodão nos lençóis do berço e roupas que não sejam de tecidos naturais como lã ou algodão.

Você sabia que muitos brinquedos de plástico juntos podem contaminar o ar? Os melhores brinquedinhos são feitos de tecidos naturais ou madeira.

Parece muita preocupação? Lembre que um bebê fica grande parte da vida dentro do quarto principalmente até os 3 meses, portanto, cuide bem do ambiente que ele fica.

Preste atenção na luminosidade, temperatura e nível de barulho

Luminosidade é bom para regular o sono, por isso dizemos que é bom que o bebê fique exposto à luz natural durante o dia. Mas a noite procure manter o ambiente bem escurinho e também fresco. Com calor o bebê vai acordar mais e com frio também. Alguns bebês dormem melhor com um barulhinho de fundo como o ruído de um rio ou uma chuva caindo. Se você testar e perceber que o bebê gosta, não hesite em deixar ligado à noite, podendo baixar um aplicativo no IPAD. Bebês que tenham irmãozinhos que fazem muito barulho também podem gostar de um ruído branco nas sonecas do dia. Preocupada que o bebê fique acostumado e depois seja difícil tirar o hábito? É só ir reduzindo o barulho um pouquinho a cada semana.

Entenda que o sono do bebê não é igual ao seu e que o sono dele não é igual ao do bebê da vizinha

Muitas mães me falam que querem acostumar seus bebês com claridade e barulho, assim eles aprendem a dormir em qualquer lugar, facilitando a vida social da família e o sono dele mesmo.  É isso mesmo? Oi???

Todo mundo conhece um bebê que dorme até com espeto de churrascaria batendo ao lado dele. Isso é bom? Não sabemos ao certo. Se ele dorme, parece bom. Se ele acorda desse sono bem disposto, melhor ainda. Será que a qualidade do sono dele é a mesma de quando dorme num lugar mais calmo e um pouco escurinho? Pode ser que sim, mas pode ser que a qualidade do sono dele não seja a mesma. Sabemos que uma vez ou outra que isso venha a contecer, todo mundo (tanto os pais como o bebê) podem lidar bem com isso, mas, se for com muita frequência, a qualidade do sono dele pode estar sendo comprometida.

Bebês tem ciclos de sono mais curtos do que os adultos e passam mais tempo em sono mais leve, o sono REM, o tipo de sono onde acumulamos conhecimentos, onde formamos a memória, ou seja, o sono que favorece o aprendizado. Por isso, eles tem mais chances de acordar mais vezes que nós. E o sono é alimento. Você quer dar o melhor alimento para o seu filho não quer? Você escolheu o aleitamento materno, escolheu os alimentos sólidos mais naturais, com menos açúcar (ou nenhum) ou quando não dá leite materno, por uma razão ou outra, escolhe o melhor leite, a melhor qualidade em tudo não é? Pois é, no sono é a mesma coisa. Escolha sempre o melhor sono para o seu bebê. Isso, às vezes, significa renunciar um pouco a vida social para que ele tenha o melhor ambiente de sono possível. Vai valer a pena!

Algumas crianças dormem em qualquer lugar, com qualquer nível de barulho, luminosidade e até temperatura. Sabe o bebê da sua amiga? Bom, alguns fazem isso sim e não precisam de nada para dormir bem e rápido. Se o seu não dorme em qualquer lugar, aceite que ele é diferente,  que precisa de mais tempo para aprender a dormir com mais independência e vai precisar de mais ajuda.

Aprenda quantas horas seu bebê precisa de sono e não coloque ele na cama muito tarde

Hoje em dia, vivendo em grandes cidades, muitos pais não conseguem colocar os bebês na cama num horário que eles possam fazer todas as horas de sono necessárias à idade deles. Um bebê de 1 ano, por exemplo, deveria dormir de 13 a 14 horas num período de 24 horas e se ele dorme 2 ou 3 horas de dia, o resto deveria ser à noite. Se o bebê vai para a cama muito tarde, como crianças muito pequenas não conseguem dormir até tarde de manhã, muitos acabam ficando sem as horas de sono à noite que tanto precisam. Alguns pais também tentam colocar os bebês na cama mais tarde, na esperança que acordem mais tarde. Isso geralmente não acontece. Se o bebê vai para cama cansado, isso pode ter até o efeito contrário. Quando alguma mãe me conta que o bebê acorda muito cedo, a primeira coisa que penso é que ele está indo para a cama muito tarde. E aí, sugiro colocar na cama mais cedo. Elas até olham para mim sem entender! Mas como? Colocar na cama mais cedo para ele acordar mais tarde? Sim , funciona com muitos bebês. Se um bebê  precisa de onze horas de sono à noite, e for dormir às 9 da noite, ele não vai acordar às 8 muito provavelmente. (talvez alguns façam isso, mas a maioria não fará). Vai, talvez, acordar entre 6 e 7h e ficar com um déficit de sono semanal de pelo menos 7-10 horas de sono por semana. É muita coisa.

Alguns pais alegam que, se colocarem o bebê na cama mais cedo, não ficam tempo suficiente com eles porque trabalham e chegam tarde em casa. Como o bebê acorda normalmente cedo, tente passar tempo com ele de manhã, se for dia claro, até traga para sua cama para brincar um pouco, quem sabe relaxar um pouco  e passar um tempo bem gostoso juntos. Um bebê mais descansado pode até ter uma mini soneca nessa hora, pertinho de você, e você até conseguir descansar mais um pouco!

Entenda o que é ritual de sono e porque o bebê precisa de um

Ritual de sono é o conjunto de ações que você realiza, sempre na mesma ordem , que vai sinalizar para o bebê que é hora de dormir. Um exemplo seria: jantar, banho, mama, ler um livrinho e ninar um pouquinho. Outro exemplo: jantar, banho, shantala, mama, mamãe canta musiquinha e põe na caminha. O bebê entende que é hora de dormir quando você começa a praticar as mesma ações sempre na mesma ordem. Mesmo que seja outra pessoa a realizar essas ações. Isso ajuda o bebê a começar a relaxar para o sono porque ele entende que chegou a hora. Desde os 3 meses, os pais já podem começar com o ritual de sono para a noite e um mais curtinho para as sonecas.  Para as sonecas um bom exemplo é ir para o ambiente de sono de sonecas, fechar a cortina, ligar o ruído branco, ninar um pouco e colocar na cama. Para as sonecas é normal você ter um pouco mais dificuldade para fazer o bebê relaxar porque é dia, está mais claro, ele sabe que você está acordada e não quer perder nenhum tempo e ficar com você. Mas a mamãe que sabe que seu bebê precisa dormir, deve tentar dentro do possível, insistir em colocar na cama dentro das janelas de sono adequadas para a idade.

Compreenda e aceite as dificuldades com sonecas

Livrar o seu bebê e você mesma do seu estresse com as sonecas é um passo importante para o sono diurno se tornar mais frequente e menos cansativo para todos. Alguns bebês já começam a gritar logo assim que a mamãe entra no quanto, antes mesmo dela começar o ritual  de sono. O seu é assim? Principalmente por volta dos 4 meses, é muito comum esse cenário. Eles começam a entender que quando vão dormir a mamãe está lá na sala, e querem fazer parte de tudo, por isso, se recusam a dormir. Isso estressa muito as mamães que já sabem que a falta de sono numa soneca pode tornar o fim da tarde e o começo da noite muito cansativo para todos. Mas tente fazer assim: Se o bebê chorou, gritou, ficou zangado, saia do quarto, brinque com ele mais 10 minutos e tente de novo, num outro ambiente também mais calmo. Tenha dois ambientes para soneca.Todos dois mais claros um pouco que a noite mas ainda assim não muito claros. Se possível acostume o bebê em dois ambientes para sonecas. Quando ele recusar um, tente outro. Relaxe pensando que se estiver mais calma, ele vai ficar também. Vá tentando durante o dia assim. E pense que se hoje não for bom, amanhã você tenta de novo, amanhã vai ser melhor. O tempo passa rápido e logo ele já vai estar mais acostumado a essa necessidade de sono. . E tudo vai ficar bem. Aceite e acredite que é temporário e vai melhorar. Para limpar bem o sono do bebê , você deve estar o menos estressada possível!

Não conforte o bebê apenas com o seio

Nós que amamentamos sabemos que o seio materno é mais que alimento para o corpo, é um alimento para a alma. O bebê precisa desse contato com a mamãe e dormir com o seio na boquinha é muito mais gostoso. Não há problema desde que ele saiba dormir de outras formas também. Se ele não sabe, é preciso não  deixar ele dormir com o seio na boquinha por um tempo até que ele conheça outras formas de conforto para dormir. Isso é importante para você não chegar aos 2 anos pensando que devia ter desmamado seu bebê e que a culpa dele não dormir bem é do aleitamento. Não é! Dar mamadeira ou fórmula não é necessário para ele dormir melhor. Vá tentando, diariamente, passar o bebê para outras pessoas ninarem, cantarem para ele e, se não der certo, traga-o novamente para o seu colo e tente amanhã de novo. Dê o peito, quando estiver quase dormindo, tire, nine e cante para ele ou ligue o ruído branco. Se não der certo, volte para o peito, mas só um pouquinho e já comece de novo. Se está muito cansada, tente amanhã de novo. Um dia de cada vez, sem desistir e sem tornar todo mundo estressado demais.

Todas essas dicas vão ser muito boas se você não achar que é só começar a colocá-las em prática e sua vida vai mudar como num passe de mágica. O bebê pode precisar de tempo e tudo isso pode ser um processo de semanas ou, em  alguns casos, meses. Quando eu falo em meses, você pode até achar muito, mas lembre que seu bebê será dependente de você por anos e não semanas ou meses . Você tem tempo para implementar mudanças e, ao fazê-las, vai estar colaborando para uma vida familiar com mais saúde e felicidade. Bom sono a todas as mamães e seu bebês!

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

10 comentários

  1. Renata

    Olá, gostaria de corrigir um termo usado no post. Foi usado produtos químicos para produtos que podem ser tóxicos. Água, vinagre e leite, por exemplo, são produtos químicos e não queremos deixar nossos bebês longe deles, não é? Todos entendem o que querem dizer mas está conceitualmente errado.

  2. DeborA

    Oi Marcia, quando o bebê de 11 meses, tira as sonecas, vai pra cama às 20h dorme rápido , mas acorda no meio da madrugada e demora muito pra voltar a pegar no sono, o que pode estar errado?

  3. Fran

    Olá Márcia!
    Minha bebe tem 10 meses, e ela dorme no peito, o problema é que ela apaga já no que começa a mamar, como devo proceder???

  4. Sandra

    Estou amando esse blog e essa coluna da Marcia, as dicas estão me ajudando muito. Parabéns!

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pelo carinho, Sandra!! Bjss

  5. Analice Landim

    Uma bebê de 1.5 meses necessita de quantas horas de sono noturno e quantas diurnas?

  6. Chris

    Oi Marcia, minha filha tem 1 ano e 5 meses. Só dorme no peito e acorda a noite toda a procura dele.
    Não sei o que fazer, já tentei as dicas que vc deu. Não consegui, ando muito cansada e com dificuldades para trabalhar. Sempre te acompanho e adoro suas dicas, caso possa me dar mais alguma que possa ajudar, agradeço.Bjs

  7. Kelly

    Oi marcia tenho um bebe de oito meses e ele dorme comigo desde do cinco meses e quero passa lo para o berço e quarto dele mas ele dorme somente no peito e aorda muuito pra mama o que eu posso fazer??

  8. Karla Santos

    Isso vale para bebê de 1 mês?
    Pergunto isso pq eles acordam a noite para mamar, então ainda não tem um sono contínuo.

    1. Shirley Hilgert

      Vale sim. bjs

Deixe seu comentário