Preparando a lancheira – o que levar e o que evitar

Toda manhã é aquela correria: acordar os meninos, trocar a roupa, preparar e dar o café da manhã ou mamadeira e partir para a escola. Será que faltou algo? É, faltou montar a lancheira.

Em meio a essas dezenas de tarefas, às vezes, acabamos não tendo muita criatividade e, vira e mexe, acabamos repetindo sempre as mesmas coisas.

E pensando nisso, resolvi separar umas sugestões para ajudar no tarefa de montar o lanche dos pequenos nesse segundo semestre. São ideias que tenho usado aqui em casa, para montar a lancheira do Leo, já que o Caê come lanche que é oferecido pela escola.

Também, acho legal deixar um “cardápio” semanal pronto. Assim você não precisa improvisar nada e dá para preparar algo bem legal, diferente, sempre. Então para começar:

Sucos 

Nem preciso dizer que na lancheira não vai nada de refrigerante, né? Acho que isso já é de conhecimento de todos.

E quanto ao suco natural, uma preocupação comum é a de que a fruta irá perder o nutriente e o suco ficar sem gosto. Para evitar que isso aconteça, sugiro frutas que tenham uma oxidação mais lenta, como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá, ou então sucos industrializados, mas que sejam integrais ou orgânicos, sem conservantes, o que os torna mais saudáveis. Outra dica legal é armazenar o suco em garrafas térmicas quando você os preparar em casa.

Sobre os sucos industrializados, a dica é, ao comprá-los, ler muito bem o rótulo e escolher aqueles sem corantes, acidulantes, sódio ou açúcar (ou, como disse acima, optar pelos integrais e orgânicos).

Frutas (sem ser banana e maçã)

Se o dia estiver muito corrido até dá para incluir uma banana ou uma maçã na lancheira, mas se isso virar rotina a criança pode perder a vontade de comer. Nesse caso, vamos abusar das frutas da estação. Você pode colocar uva, morango, manga, melão e melancia. Se estiver com tempo, uma salada de frutas também é uma ótima pedida.

Lanches salgados

Eu, particularmente, tenho mais dificuldade na hora de preparar lanches salgados saudáveis. Parece que sempre falta criatividade (vocês também?). Mas resolvi reunir alguns que faço por aqui para deixar como dica para vocês.

Costumo fazer três tipos de sanduíches para o Leo. Um é com recheio de queijo cottage e ovo cozinho, outro com pasta de ricota, cenoura e atum e a terceira opção de pasta de ricota, frango desfiado e milho verde. Depois, embrulho no papel-alumínio ou papel-filme, para conservar o sabor.

Outra dica legal, que o Leo gosta bastante, são os mini espetinhos de tomate cereja e queijo mussarela. Dá para colocar ainda na lancheira milho verde ou ovos de codorna cozidos.

Por fim, também temos como opção prática os biscoitos de polvilho, que a criançada adora, e mix de nuts (nozes, castanhas, amendoim, etc….). Mas sempre lembrando que esses aperitivos menores devem ser dados para as crianças com parcimônia e sempre na companhia de um adulto, pois podem causar engasgo (e sempre opte pelas versões sem sal).

E o doce?

Enviar um doce como lanche não é o ideal, porque isso é o que chamamos de caloria vazia (fornece calorias, mas nutrientes não). Nesse caso, uma opção mais saudável seria preparar uma gelatina natural, usando gelatina sem sabor (ou ágar-ágar) e suco natural de fruta (laranja, tangerina, uva….)

Iogurte natural também é bem saudável, com granola, mel e frutas, como manga ou morango, ficam ótimos. Para evitar que o produto estrague deixo o iogurte no freezer por algumas horas, depois até a hora do recreio ele ainda estará fresquinho.

E biscoitos e/ou cookies integrais, feitos em casa, com farinha integral, cacau no lugar de chocolate e o mínimo de açúcar (preferência pelo demerara) também fazem sucesso.

Resumindo: nada de embutidos na lancheira (entram aqui peito de peru e presunto). Eles têm corantes, conservantes e altas taxas de sódio, nada de bom para a saúde dos nossos filhos. Dê sempre preferência por sucos naturais, feitos em casa ou então industrializados mas orgânicos ou integrais (e sem ou com pouco açúcar). Também nunca mande frituras e quando mandar algum pão, biscoito ou bolo, dê preferência pelos feitos com farinha integral. E frutas frescas, da estação, são sempre a melhor opção de lanche doce. Não esqueça disso.

E para mais ideias, dicas e receitas, não deixe de conferir o maravilhoso blog As Delícias do Dudu. É uma fonte de inspiração e tanto!

2 comentários

  1. Pri

    Muito bom ter mais algumas ideias, haja inspiração pra todo dia!
    Algumas coisas que eu mando e não estão na lista: mini cenoura, mini tomatinho (sem espetinho mesmo) pão de queijo de inhame, pipoca (meu filho já passou da idade de engasgar), pizza caseira e bolo de cenoura sem cobertura ;)

  2. Pri

    Muito bom ter ideias… Por q haja inpiração, né?
    Alguns lanches q tb tem aqui em casa: mini cenoura, pipoca (meu filho ja tem 4 anos), pão de queijo de inhame, purê de maçã, bolo de cenoura sem cobertura…
    Bjo.

Deixe seu comentário