Segurança do sono dos bebês no inverno

Você sabia que, no inverno, é importante ter alguns cuidados especiais para garantir a segurança dos bebês enquanto eles dormem? E é justamente sobre isso que a Karina Masijah Vainzof, da The Mammys Baby Planner, fala no post de hoje.

Karina traz umas dicas bem simples e eficazes para garantir que os pequenos se manterão aquecidos e, ao mesmo tempo, protegidos de qualquer acidente no berço.

Confira!

bebe aquecido enquanto dorme

Segurança do sono dos bebês no inverno

Karina Masijah Vainzof – Baby Planner

Nos dias mais frios, muitas mamães se preocupam em como agasalhar bem os bebes, para eles não sentirem frio e dormirem bem.

De acordo com uma pesquisa financiada pela Foundation for the Study of Infant Deaths (FSID), uma organização sem fins lucrativos com sede no Reino Unido, 63 por cento dos pais com bebês pequenos não sabiam que deveriam manter o quarto do bebê a uma temperatura entre 16 e 20 graus Celsius.

Segundo Fábio Picchi (pediatra especializado em terapia intensiva) “os bebês não sentem muito mais frio ou calor do que as crianças maiores ou os adultos. Como dica prática, procure vestir seu filho com uma camada de roupa a mais em relação àquela que estiver usando. Por exemplo, se você estiver de camiseta de manga curta, coloque nele uma de manga comprida; se estiver de manga comprida, acrescente então um casaco. ”

E outras dicas importantes são:

  • Não agasalhe demais o bebê, pois isso pode causar superaquecimento na criança, uma das causas de morte súbita no berço!
  • O quarto dos pequenos devem ficar a uma temperatura agradável para um adulto vestido com roupas leves.
  • A temperatura ideal para o quarto durante o inverno varia de 19-24 graus. Mas isso também depende da roupa que você vai colocar neles.

Para garantir uma noite tranquila, quentinha e segura, você pode usar:

  • Meia
  • Culote/Mijão
  • Body de manda comprida ou curta (dependendo da região que você mora)
  • Macacão quentinho por cima (se você mora em uma região muito fria, os modelos de Flanela são uma boa opção)
  • Saco de dormir ou cobertor de vestir (são modelos que você veste no bebê, como uma roupinha, mas sem divisória nas pernas). Esses sacos substituem os cobertores e não apresentam riscos pois não tem tecido sobrando perto do rosto e não sairão do bebê caso ele se mexa muito.
saco de dormir para bebe

Saco de dormir produzido pela Joli Môme

  • E nada de usar mantas, cobertores, edredons, etc… O berço deve sempre ficar livre de objetos, bichinhos, protetores e outras coisas soltas, para garantir a segurança dos bebês.

E agora, para finalizar, algumas informações importantes sobre o uso de aquecedores:

  • Se você optar por aquecer o quarto com aquecedores e climatizadores, fique atenda a umidade do ar, pois esses aparelhos diminuem a qualidade do ar, deixando-o seco.
  • Uma alternativa para amenizar o ressecamento do ar é escolher um aquecedor com umidificador, que mantém a umidade do ar. Se você optar por ter dois aparelhos separados, o tempo de uso do aquecedor deve ser maior que o do umidificador. O ar muito úmido também pode trazer problemas, como o aparecimento de fungos.
  • ATENÇÃO: Não use, no quarto de bebês, bacias com água para aumentar a umidade, pois elas são muito perigosas e podem causar afogamentos.

Confira mais dicas:

Autor:

Karina Masijah Vainzof, fundadora da The Mammys Baby Planner, especialista em segurança da casa e assessoria para gestantes.

coluna-mdm---karina---enxoval

Deixe seu comentário