Virada Sustentável São Paulo – Programação infantil

Nos próximos dias, mais precisamente de 25 a 28 de agosto, São Paulo recebe um evento superbacana para se curtir em família. Falo da Virada Sustentável, que, nesse ano, mais uma vez, está com uma agenda de atrações imperdíveis – e gratuitas – para curtir com os pequenos.

Entre as opções estão exposições, oficinas, palestras, teatro e muuuuito mais.

destaque_virada_sustentavel

Abaixo, fiz uma breve seleção para vocês verem o que de bacana irá rolar na Virada desse ano, mas quem quiser conferir a programação completa pode clicar aqui.

NO PARQUE DO IBIRAPUERA:

Vila Sensorial para Bebês

sensorial_bebes

Faixa etária: Bebês até 24 meses

A Vila Sensorial é uma instalação interativa que propõe um brincar livre e coletivo, através do projeto Caixas Lúdicas. São 20 diferentes caixas sensoriais ocupando o espaço, com temas que estimulam os 4 sentidos. As caixas também trabalham coordenação motora, concentração, raciocínio e imaginação.

  • Data: sábado, 27/08
  • Horário: das 10h às 17h
  • Local: Estação bebê

 

Educação do Movimento na 1ª Infância – Música e Movimento

Faixa etária:  crianças de 1 a 5 anos, acompanhadas de um responsável

O movimento faz parte da vida do bebê desde a vida intra-uterina. Essa coordenação do movimento servirá de modelo para todo o seu desenvolvimento e os gestos da vida diária se tornarão cada vez mais conscientes. Na oficina, as famílias são convidadas a vivenciar os movimentos da primeira infância de forma lúdica e divertida, utilizando a música, instrumentos de percussão miúda e elementos da natureza, com atividades práticas e simples que podem ser implementadas no dia-a-dia. Os elementos naturais, associados à músicas que lembram temas da natureza, recriam movimentos psicomotores.

  • Data: domingo, 28/08
  • Horário: 14h – 15h
  • Local: Estação bebê

 

Oficina Horta Infantil – Biomundo

Horta_infantil_virada_sustentavel

A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação mais saudável. Ao montar uma horta ou plantar uma plantinha, as crianças tomam contato com a vida e aprendem a preserva-la e a cultiva-la. Através de uma simples atitude de cultivar uma mudinha, a criança aprende sobre Meio Ambiente e como ele é essencial a nossa qualidade de vida. Saber a importância de se reciclar e de como cultivar a sua mudinha. E depois utilizar as folhas para temperar a comida que nossa mãe preparou com tato carinho! As crianças serão apresentadas para uma mini horta e convidadas para plantar uma juntas. Também iremos conversar sobre alimentação saudável e produção de alimentos.

  • Data: domingo, 28/08
  • Horário: 10h às 11h45
  • Local: Tenda Oficina Infantil

 

Parede de escalada (Patrocínio Braskem)

Parede de escalada com vias para todas as idades.

  • Local – Parque Ibirapuera
  • Data – 27 e 28/08
  • Horários – 10h as 18h

 

Ônibus Brincante – Casinha de Rodas

Captura de tela 2016-08-21 22.46.45

Micro-ônibus transformado em espaço lúdico e brinquedoteca. As crianças brincam livremente nas estações dentro da casinha de rodas, com mini cozinha, parede de lego, camarim com fantasias e acessórios, cantinho com instrumentos musicais, quarto de bonecas, bancada com brinquedos de madeira, busy board, quitandinha e espaço de leitura para adultos e crianças.

10 crianças por vez, com sessões de 20 minutos cada.

  • Data: domingo, 28/08
  • Horário: 10h às 18h
  • Local: Gramado Infantil

 

Gincana + Caça ao Tesouro (Patrocínio Hospital Bandeirantes)

Acontecendo em 4 pontos no parque, com monitores e wind banners, sendo: Portão 8/Praça do Porquinho/Praça do Leão/Praça das Cobras

Os participantes irão carimbar o passaporte para retirar uma camiseta e brinde na tenda da oficina de pedalada para saírem pelo parque em busca do “Wally”. Quem encontrar, ganha presentes!

  • Data: domingo, 28/08
  • Horário: 10h às 18h

 

Oficina para Pedalar

Entrega das camisetas para a Gincana e Caça ao Tesouro para Ciclistas

Para as crianças que ainda não aprenderam a se equilibrar na bicicleta, haverá uma oficina a partir das 14h, em área próxima à marquise, junto às demais atividades da Virada Sustentável.A oficina segue até as 18h e não é necessário levar a bicicleta da criança. Um responsável deve acompanhar a criança durante a atividade na oficina.

  • Data: domingo, 28/08
  • Horário: 14h às 18h

 

NO PARQUE VILLA-LOBOS

Programação na biblioteca Villa-Lobos (dentro do parque):

Bebelê

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim da atividade, pegar emprestado os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

  • Data: sábado, 27/08
  • Horário: 10h30
  • Local: terreo

 

Oficina Culinária – Mini-Chef (também na biblioteca)

Oficina_culinaria_infantil

Nessa oficina de culinária, os participantes são convidados a elaborar juntos de maneira lúdica uma receita muito gostosa com alimentos naturais, aproveitando as partes que costumam ser descartadas mas que contêm muitas vitaminas (cascas, talos). Esta atividade visa a experiência do coletivo de forma prática onde todos brincam com a mão na massa. Por meio de dinâmicas lúdicas, os participantes serão convidados a refletir sobre o tema da nutrição. Iniciaremos trabalho de forma lúdica fazendo brincadeiras e jogos com o alimento natural – frutas, legumes, sementes e verduras. Depois serão propostas brincadeiras populares utilizando alimentos naturais. Dessa forma, as crianças terão a oportunidade de estar em contato direto podendo assim, ocorrer uma maior familiarização. Após este início, seguiremos juntos para a experiência da preparação da receita, uma grande criação coletiva. Esta parte será permeada histórias e curiosidades da alimentação contidas em livros.

Responsável: Grupo Desajuste : Lana Sultani e Flávia Pinheiro.

  • Local: Sala Criativa 3
  • Horário:12h
  • Data: 27/08

 

NO QUITANDA (Rua Mateus Grou, 159 – Pinheiros):

Dia 27 –  das 14h às 15h30 – Yoga para Mamães e Bebês

Captura de tela 2016-08-21 22.56.30
A prática do Yoga contribui para ampliar o relacionamento entre mamães e bebês, criando um espaço que permitirá se relacionarem livremente e também em interação com outros participantes. Indicado para bebês desde as primeiras semanas até começarem a engatinhar. Atividade promovida por Flávia Pereira Mohini.
É recomendado que cada participante leve seu próprio tapete.
Local: (Mezanino, dentro da Quitanda)

Dia 27 – das 16h às 17h– Yoga para Gestantes
A conscientização e alinhamento entre corpo-mente-espírito nos meses da gestação e no momento sagrado do parto, o empoderando a mulher da capacidade nata de gerar e dar à luz serão algumas das propostas da atividade promovida por Flávia Pereira Mohini. Indicado para gestantes a partir de 12 semanas até semanas antes de dar à luz. É recomendado que cada participante leve seu próprio tapete.
Local: (Mezanino, dentro da Quitanda)

Dia 28 – das 11h00 às 13h30 – Oficina Filhos e Pais – Escolhendo alimentos e cozinhando uma refeição saudável para almoçarem juntos.
Tudo começa com uma volta pelas bancas e gondolas da Quitanda, guiados pela nutricionista Joyce, pelo cozinheiro Marcos e pela confeiteira Beatriz, todos do time Quitanda. Com um grupo de até 12 crianças (entre 6 e 12 anos de idade), escolhendo e refletindo sobre as diferentes opções de alimentos necessários para a preparação de um almoço saudável. Após essa seleção, o grupo irá para a cozinha preparar o almoço. Desde o começo da atividade, os pais estarão no Cine Quitanda assistindo a um filme sobre a importância da primeira infância no desenvolvimento dos indivíduos. Ao término da preparação e do filme, filhos e pais compartilham a refeição durante o almoço na Quitanda.
Local: (Cozinha Artesanal, no Mezanino dentro da Quitanda).

Dia 28 – das 13h30 às 15h – Palhaço Ensina a Construir Brinquedos com Recicláveis
Com a missão de levar a consciência da reciclagem, da reutilização e do reaproveitamento, o palhaço Asterístico ensinará as crianças(e seus pais) a produzirem incríveis brinquedos a partir de embalagens recicladas.
Local: (Mezanino, dentro da Quitanda)

Dia 28 – das 15h às 16h30 – Oficina de Mosaicos para Crianças e Adultos

mosaico_criancas_adultos
Oficina de elaboração de mosaicos de azulejos aplicado em garrafas de vidro.
A partir de caquinhos, formaremos algo novo, elevando assim a auto-estima, aumentando a paciência, concentração, coordenação motora e percepção espacial.
Atividade conduzida pela pedagoga e arte terapeuta mosaicista Camila Patah.
Local: (Mezanino, dentro da Quitanda)

 

Deixe seu comentário