Benefícios da amamentação prolongada

Uma dúvida bastante comum entre mães é: até quando devo, realmente, amamentar?

Já ouvi pessoas dizerem que o leite não tem mais vitaminas ao longo dos anos, que a criança que mama por muito tempo se torna dependente da mãe, que amamentar depois de certa idade pode até causar problemas psicológicos, entre tantas outras “abobrinhas”.

Mas será que amamentar por muito tempo pode mesmo trazer algum tipo de prejuízo?

amamentacao prolongada

Photo Credit: Yachichurova via Compfight cc

Bom, a primeira coisa que eu quero falar é: a amamentação é uma ligação muito forte entre mãe e filho e quem decide por quanto tempo a criança vai mamar é ela e a mãe. Simples assim. Ainda, como todo mundo está careca de saber, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a amamentação materna exclusiva até os 6 meses e, depois, complementar (junto com o oferecimento de outros alimentos) até, pelo menos, 2 anos de idade (sem um limite máximo para isso).

Ainda, pesquisando um pouco sobre esse assunto, descobri muita coisa legal sobre a amamentação prolongada e resolvi compartilhá-las com vocês aqui (veja também o post no qual eu falo sobre os benefícios da amamentação para a mãe).

Nutrição – Segundo a Unicef, 500 ml de leite, no segundo ano de vida do bebê, garante 95% das necessidades de vitamina C, 45% de vitamina A, 38% de proteína e 31% do total de energia que a criança precisa todos os dias. É, parece que o leite materno está longe de ser um alimento sem qualquer benefício, né?

Desenvolvimento – Mamar é um exercício para os músculos da face e da boca, estimulando a respiração, a deglutição e a harmonia da face e da dentição. Com a mamadeira isso já não acontece. Algumas pesquisas apontam também que as gorduras insaturadas do leite materno ajudam no crescimento do cérebro e do sistema nervoso.

Reforço imunológico – O caráter imunológico também continua a valer, assim como nos primeiros seis meses. Então o leite materno vai prevenir a criança de infecções gastrointestinais, respiratórias e urinárias.

Menos alergias – O leite de vaca e, em alguns bebês até o leite de soja, podem causar alergias que com o leite materno são muito mais difíceis de aparecer.

Segurança e não dependência – Segundo alguns pesquisadores, as criança que mamam, mesmo com mais de 2 anos, por exemplo, são mais seguras e confiantes, porque elas vão conquistar a independência no seu próprio ritmo. Então, um lembrete: essa história de que o bebê vai ficar muito dependente da mãe é mais uma questão de personalidade do que da amamentação.

Mãe e filho saudáveis – Sabemos que amamentar reduz os riscos de câncer de mama, de útero e de ovário, além de diminuir a incidência de osteoporose. Já nas crianças a amamentação está relacionada a menores chances de sobrepeso e obesidade (um problema que tem preocupado muitas mães hoje em dia).

Uma economia benéfica – E todos esses benefícios influenciam diretamente no nosso bolso (não tem como negar), já que as fórmulas para os bebês não são assim tão baratas.

Sobre o desmame, o ideal é que ele aconteça de forma natural. Algumas mães contam até que o próprio filho disse que não queria mais mamar no peito, que agora é a vez só do irmãozinho. E você, ainda amamenta?

 

19 comentários

  1. Annalisa

    Ainda amamento e vou amamentar até quando ele gostar! Amo amamentar! Acho que vou ficar tristinha quando ele não quiser mais kkkk

  2. Cristiane

    Simplesmente AMEI o post! Acho que vou até imprimir para poupar saliva a cada vez que alguém me atormenta quando me vê amamentando me bebê de 1 ano e 5 meses.

    1. Macetes de Mãe

      Eba!!
      Que bom que gostou, Cristiane!
      Isso mesmo, ande sempre com a “prova” nas mãos. Kkkk!
      Bjss

  3. Eglanen Nascimento

    Meu filho fez 1 ano esta semana e continua louco pelo peito, é chegar do trabalho e ele começar a me puxar e a querer tirar minha blusa pra mamar. Confesso que gosto de amamentar, é um momento só nosso e ele só vai deixar o peito quando não quiser mais. Durante a madrugada ainda é complicado porque ele acorda e quer peito, daí acabo não dormindo direito, mas já já essa fase passa e eu vou ficar só na saudade.

  4. Stefanie

    Sim e ja enfrento comentários de espanto com o clássico “AINDA?”. Minha filha tem 1 ano e meio e nao da nenhum sinal de desmame. Eu amo amamentar embora as vezes fique aflita com o fato de ela nao aceitar nenhum leite que nao o meu… Mas cada preocupaçao a seu tempo, ne?

    1. Valeska

      Nossa, passo exatamente por isso. Meu filho tem 1ano e 4 meses, tb sem sinal de desmame e recusa qualquer outro leite. E quando digo que ainda amamento, escuto mil absurdos! Fico furiosa!!!

      1. Maria Elisa

        Eu escuto bastante absurdo também, outro dia foi da médica, fui amamentar no consultório, pois, ele me pediu: “mamãe, peito”, ele tem um ano e quatro meses e sem sinal de desmame. Daí ela me disse que meu peito, a essa altura devia ser do meu marido, não do meu filho, que era muito incômodo pro homem ver a esposa amamentando o filho mais de um ano.. Afff

    2. Thaisa

      Meu filho têm 1 ano e 1 mês e tbm só aceita o meu leite. Come de tdo, mas leite somente do peito. Algumas pessoas criticam dznd q ele está grande pra mamar, ae falo “vc vai pagar o leite pra ele?” ficam calados rapidinho. Rsss

  5. Ruth Xavier

    Amanmento a minha filha até hoje ela tem 3 anos e 9mesees..Tenho 1 filho de 10 anos que mamou até os 5anos.

  6. Flavia

    Minha filha tem dois anos e dois meses e não da sinal algum de desmame .ouço muitas pessoas dizendo mas deste tamanho ainda mama no peito digo a filha é minha eu amo amamenta !!!😍

  7. Lorena

    Sim! Meu filho fez 2 anos agora dia 12. Não sei como tirar e nem sei se quero. Ele é uma criança tão saudável, tão alegre, carinhosa que acho uma maldade EU tirar. Queria que, de alguma forma, partisse dele, se assim tiver que ser.
    Mas o impressionante é que eu não conheço uma pessoa sequer de diga “Que bom vc amamentar até agora!”. Os comentários são sempre em tom de desaprovação, mesmo que sejam velados.

  8. Cristiane Feix

    Minha filha tem 2 anos e 5 meses e ainda mama. Ela já come de tudo, e mamar não atrapalha seu apetite. Vou amamentar até quando eu achar que devo ou ela não querer mais. Eu mamei até 4 anos, é difícil eu ter alguma gripe ou resfriado, e não fiquei mais dependente dela por isso (segundo ela) hehehe

  9. kelly

    É,costumamos ouvir essas besteiras quando amamentados por mães que deixar de amamentar por falta de informação e excesso de palpitepalpites,e acabamos por nos sentir estranhos quando na verdade amamentar é mais saudável e econômico.ja ouvi uma mãe disser que amamentou só até os 6 meses porque não queria amamentar até a filha casar,nem da pra perder tempo explicando a essas pessoas,da minha vida sei eu.

  10. Thaisa

    Meu bb têm 1 ano e 1 mês e ainda mama. Pretendo amamentar até quando for possível, pq amo ter esse laço com ele e tbm pq vejo o qnto faz bem à ele.

  11. Josi

    Muito bom esse texto! Me identifico muito com esse canal!! Milha filha tem 2 anos e 2 meses, mama 3 vezes por dia… é o meu ponto de paz!! Ouço muito “ainda?”, “quero ver tirar”, enfim, não ligo, ate pq o peito é meu e se ela quer mamar então está tudo certo! bjo shi!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou, Josi!
      Bjss

  12. Larissa

    Minha filha está com 3 meses e até agora a amamentação foi exclusiva no peito. Gostaria muito de continuar assim mas, em novembro volto a trabalhar e ela precisará de amamentação complementar na mamadeira. A licença maternidade podia durar pelo menos 6 meses para que as mamães de negócios poderem amamentar até o sexto dia de vida do bebê, né?! Sei que já é uma possibilidade mas, são raras as empresas que liberam este período. Enfim, mesmo com a mamadeira, pretendo mantê-la no peito o maximo possível!

  13. Paula

    Meu bebê tem 1 ano e 2meses e ainda mama,tambem mama no copo de treinamento,pois não quis nenhuma mamadeira,estou tentando desmama-lo pois a pediatra disse que ele fez o meu bico de chupeta e isso está atrapalhando o seu desenvolvimento mas mesmo assim ele mama no copo e depois quer o peito.

  14. Cristina

    Sempre amei amamentar,embora ainda gosto muito. Amamentei exclusivamente no peito ate os 6 meses sempre em livre demanda. Hj o meu filho com 1 ano e 11 meses estou no desmame. Meu filho não come nada,não come frutas,não almoça,não janta. Quer apenas o peito. Eu como mãe fico muito preocupada por ele não esta se alimentando. Todos os médicos me indicam parar de amamentar,ja tentamos de tudo. E ele troca tudo pelo peito. To bastante triste,ja chorei tbm por desmamar ele. Mais tento pensar q e para o bem dele.

Deixe seu comentário