Dia de Aprender Brincando: leve essa ideia para a escola do seu filho

Quando eu fui escolher a escola na qual colocaria o Leo e o Caê, uma das primeiras coisas que observei foi o espaço ao ar livre. Isso mesmo: o espaço ao ar livre para as crianças brincarem.

Eu queria, de verdade, uma escola onde meus filhos pudessem colocar o pé no chão, a mão na terra, a cara na areia (ahahaha! Juro!). Sou super a favor de deixar a criança se sujar, se mexer, explorar, ver a luz do sol, sentir o calor na pele e viver um pouquinho daquela vida tão saudável e divertida que tive na minha infância (eu nasci e meus pais ainda moram numa cidade com um pouco mais de 19 mil habitantes).

Por isso, quando fui visitar escolinhas, se não tivesse um gostoso espaço ao ar livre, com liberdade e segurança para os pequenos, já descartava de cara. E isso porque acho que brincar é importante. Importantíssimo. Talvez a coisa mais importante do mundo (depois de muito amor e afeto) nessa fase que meus pequenos estão (Cae tem 1 ano e meio e Leo 4 e meio, mais ou menos).

face-dia-de-aprender-brincando

Eu já estou divulgando por aí a iniciativa.

É brincando que as crianças mais aprendem. E querem saber? Aprendem MESMO! A escola do Leo, que eu adoro, é construtivista. Tudo lá é ensinado de forma que a criança participe do processo de criação/produção do conhecimento. Ou seja, tudo é aprendido na prática. E nessa idade, como aprender na prática? Brincando!

Assim, Leo brinca muuuuuuiiiiiiittto. E Leo aprende muuuuuito também! (atualmente ele anda interessadíssimo em aprender a ler e a escrever. E foi um desejo que surgiu naturalmente, na brincadeira do dia a dia, já que a escola não está alfabetizando ainda). Como vejo muito claramente a importância do brincar no aprendizado e desenvolvimento da criança, achei muito, muito, muito bacana a ideia do Dia De Aprender Brincando e fiz questão de dividir a iniciativa aqui.

dia-de-aprender-brincando-destaque

E o que é o Dia De Aprender Brincando?

O Dia de Aprender Brincando é uma campanha global para celebrar e inspirar o aprendizado e as brincadeiras ao ar livre. Por que? Simplesmente porque, apesar de todos os professores e pais saberem da importância de passar momentos ao ar livre, às vezes isto é ignorado no dia a dia (quem conhece a rotina corrida de uma escola entende).

Assim, inspirado no Dia da Sala de Aula Vazia, do Reino Unido (realizado este ano no dia 17 de Junho), surgiu o Dia de Aprender Brincando, que tem por objetivo levar o maior número possível de crianças ao ar livre nesta próxima quinta-feira, 6 de outubro, por pelo menos uma aula do seu dia escolar.

O Dia De Aprender Brincando evoluiu de apenas um pequeno grupo de escolas em 2011 para mais de 600 em 2015, com escolas de 15 países participando no ano passado. A campanha foi fundada no Reino Unido por Anna Portch, com o apoio de professores e educadores da London Sustainable Schools Forum (LSSF, em português Fórum das Escolas Sustentáveis de Londres), para incentivar as escolas de Londres a aprenderem ao ar livre.

No Brasil, este é o primeiro ano da campanha, e ela é promovida pela Cidade Escola Aprendiz, com o apoio de OMO, através do movimento #LivreParaDescobrir.

No dia 6 de outubro de 2016 (quinta-feira), milhares de escolas no mundo todo vão realizar pelo menos uma aula fora da sala e a escola do seu filho também pode participar!

E como fazer isso? É simples! Leve essa ideia para a escola do seu filho: conte um pouco da história do Dia da Sala de Aula Vazia, que deu origem ao Dia de Aprender Brincando, e estimule a sua escolar a participar também. Eu, com toda certeza do mundo, vou levar essa ideia para a escola dos meninos.

Vou chegar lá, vou falar com as professoras, se necessário vou conversar com as coordenadoras, e vou contar sobre essa mobilização mundial e sugerir que a nossa escola faça parte também. E para esclarecer todas as dúvidas que vão surgir (Mas por que fazer isso? O que a escolar ganha com isso? O que as crianças ganham com isso?) vou passar o link do iniciativa, no qual é possível encontrar toda a explicação do movimento, baixar material de divulgação, encontrar dicas e, é claro, se inscrever para participar. (PS: sugiro você também acessar o site para entender direitinho do que se trata e por que é tão bacana).

De coração, convido-os a levarem essa ideia tão legal para a escola dos seus filhos. Em dois minutinhos você explica para a professora/coordenadora do que se trata e, com toda certeza, irá ajudar seus filhos e outras crianças a terem uma experiência muito bacana e divertida nesse próximo dia 06 de setembro.

Faça parte! Informe-se, inscreva-se (você pode se inscrever no site para receber em seu email um cartaz e uma carta explicativa da iniciativa para entregar na escola do seu filho) e participe!

Eu já estou dentro!!!

publi-incentivo

Deixe seu comentário