Ideia de brincadeira: obra de arte de gelatina

Leo é uma criança que adora atividades mais “tranquilas”, como pintar, desenhar e até escrever (ele ensaia algumas poucas e simples palavras). E, junto com isso, ele é super interessado em cores, formas e texturas (será que teremos um artista por aí?). Tenho a impressão, na verdade, que ele é uma criança bem “sensorial”, que curte tudo aquilo que estimula os sentidos.

E em função disso, resolvi reproduzir a ideia de uma atividade sensorial e foi um supersucesso com o Leo e até com o Caê (que achei que não fosse se envolver tanto, mas quase roubou a cena na brincadeira. Aahahaha!).

destaque

 

A ideia é fazer desenhos que virem uma espécie de escultura. Esse “pincel” diferente permite que a criança não só desenhe, mas crie formas que tem inclusive textura, volume, cheiro e até gosto, uma vez que é feita com gelatina (eu usei a tradicional da Dr. Oetker). Ou seja, é sensorial mesmo!!!!

O mais bacana de tudo é o processo de “produzir” a obra de arte. Meus dois pequenos simplesmente amaram e queriam participar de tudo: mexer, misturar, desenhar, apalpar, cheirar e provar. Tivemos mais de uma hora de pura diversão e foi uma delícia esse tempo juntos. A ideia fez tanto sucesso, Leo e Caê curtiram tanto a brincadeira, que compartilho a dica com vocês.

Abaixo, relaciono tudo que vocês irão precisar para reproduzir a experiência em casa e depois explico e mostro direitinho como fazer.

Você irá precisar de:

  • Caixinhas de gelatina Oetker de cores variadas (eu usei 3 sabores: limão, abacaxi e morango)
  • Saquinhos de plástico resistentes e limpos (a quantidade é a mesma de gelatina. Um saquinho para cada cor)
  • 20ml de xícara de água fervente
  • 1 recipiente (pode ser vidro, louça, plástico…) para cada cor
  • 1 colher
  • Papel manteiga (esses que se usa para cozinhar)

Modo de preparo:

Despeje o pó da gelatina em um recipiente limpo e vazio.

1-abrindo-embalagem

2-despejando-o-po

Acrescente à gelatina, aos poucos, 20ml de água fervente (eu medi com uma seringa grande).

3-colocando-agua

4-colocando-agua-1

Mexa bem, até dissolver e chegar ao ponto de mel (mexa vigorosamente e sem parar por 1 min, no mínimo). É muito importante não passar desse ponto, de mel, se não o líquido espalha quando a gente for pintar. Dica: Caso não dissolva totalmente, leve por 20 segundos ao micro ondas e mexa bem novamente.

5-mexendo

6-mexendo-2

7-ponto-de-mel

Quando a mistura estiver na consistência de mel, coloque-a dentro do saquinho plástico, posicionando o conteúdo num dos cantinhos.

8-colocando-a-tinta

9-colocando-a-tinta-2

10-colocando-a-tinta-3

Depois, amarre o saquinho para fechá-lo, deixando o nó bem perto da mistura (sem espaço vazio dentro do saco) e corte uma pontinha do canto.

11-saquinho-1

12-saquinho-2

Corte pedaços de papel manteiga para usar como superfície de desenho (vocês irão desenhar sobre ele).

13-cortando-papel

Depois de deixar tudo preparado, é só entregar os saquinhos para os pequenos e deixá-los soltar a criatividade. Claro, observando muito atentamente se a temperatura está fria o suficiente para não queimar a criança (esfriou beeem rapidinho, porque a quantidade de água quente era pouca).

13-desenho

14-desenho

15-desenho

17-desenho

18

19

Depois que eles fizeram os desenhos, é só deixar secar/endurecer e, por fim, desprender do papel manteiga.

O desenho, que mais parece uma obra de arte, realmente mexe com os sentidos dos pequenos. Ele tem cor, tem textura e ainda tem cheiro! O que torna a brincadeira ainda mais divertida!

Por aqui, fez o maior sucesso com os meninos. Eles amaram!

E para mais diversão, confira as inspirações lúdicas e criativas do site Mundo da Gelatina, da Dr. Oetker. Lá, tem ideias de brincadeiras bem bacanas e fáceis de reproduzir, bem como receitas que fazem sucesso com as crianças.

publi-incentivo

1 comentário

  1. Natalia

    Muito interesante!!! Adoroooo suas dicas!!! Parabéns!

Deixe seu comentário