Cloro da piscina pode piorar alergia respiratória e asma

Leo tem asma, por isso, há muito tempo planejo colocá-lo na natação. Afinal, sempre ouvi dizer que a natação é a atividade física ideal para controlar e evitar crises de asma nas crianças. Entretanto, há algum tempo, descobri que essa afirmação não é verdade caso a piscina seja tratada com cloro.

Pois é, é isso mesmo. O que deveria ajudar, poderá causar até um dano maior ainda. Por isso, fique alerta!

Mas por que isso ocorre? A verdade é que o cloro, em contato com as impurezas da água, resulta nos chamados gases cloraminas que podem causar alergia. Essa substância acaba irritando a mucosa das vias aéreas e pode piorar doenças como asma, rinite, alergias de pele e até oculares, principalmente em crianças sensíveis ou lactentes.

criancas-nadando

Photo Credit: Dren P Flickr via Compfight cc

Infelizmente, a mãe só irá descobrir se o filho tem alergia ao cloro quando ele começar a ter contato direto com a água. Por isso, separei alguns sinais que devemos ficar atentas sobre este assunto:

A alergia ao cloro geralmente provoca:

Problemas respiratórios – em crianças com pré-disposição à alergia o cloro afeta o sistema respiratório com sintomas parecidos com o da asma, que são tosse, chiado, espirros, falta de ar e aperto no peito.

Olhos lacrimejados – os olhos ficam tão irritados que podem ficar inchados, vermelhos e coçar bastante.

Secura da pele – a pele tende a ficar mais seca do que em situações normais. Além disso, a criança pode ter coceira e até desenvolver lesões.

Por isso, se o seu filho faz natação e está com um desses sinais converse com o professor para saber como é feita a higienização da piscina.

Muitas vezes, a solução está em procurar um clube, academia ou escola que trabalhe com outros tipos de produtos para desinfecção da água. Como alternativa você pode buscar piscinas que sejam tratadas com radiação ultravioleta, que é capaz de inativar os microrganismos ou com o ozônio (gás natural) que também combate as impurezas da água e é considerado bastante seguro para a saúde.

Ah, sobre a natação como esporte, não tenha dúvidas de que vai trazer inúmeros benefícios para a saúde da criança. Já que além de melhorar a asma e a parte respiratória ela desenvolve a coordenação motora e faz com que os pequenos aumentem seu círculo de amizade (mas, lembre-se: cuidado com o cloro!).

2 comentários

  1. Kelly

    Descobri quando quis colocar meu filho na natação, a pneumo me proibiu.

    1. Shirley Hilgert

      E tem tanta gente fazendo natação para “tratar” a asma. :-(

Deixe seu comentário