Dicas de brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de crianças entre 1 e 5 anos

Vocês já devem ter ouvido falar que uma das fases em que mais aprendemos é até os 6 anos de idade. O que a gente conhece, tem contato, descobre nesse período fica intensamente gravado na nossa memória para sempre.

E os meninos estão justamente vivendo esse momento. Caê vai fazer 2 anos e Leo está com 4 anos e meio, assim, vivo pensando em atividades, brincadeiras, passeios e outras experiências que possam ajudá-los a aprender e se desenvolver de forma divertida e sem cobranças.

E é nesse sentido que brincadeiras com blocos de montar se encaixam perfeitamente! Blocos de montar são uma excelente opção para estimular e desenvolver diversas habilidades em crianças de diferentes idades.

Querem ver?

megabloks

 

Entre 1 e 2 anos:

Nessa faixa etária, as crianças estão naquela fase em que querem explorar tudo, então, os blocos de montar são excelentes porque eles podem empilhar, derrubar, testar sua força, começar a entender os conceitos de direção, ver a diferença entre movimentos mais brutos e mais delicados etc.

Nessa fase, eles também são muito atraídos por cores e tendem a levar tudo à boca (fase oral forte ainda). Então, é importante oferecer peças grandes, que não possam engolir, e de cores diversas e vibrantes. Nesse sentido, os brinquedos de Mega Bloks First Builders são ótimos, porque têm um tamanho seguro para a idade e são super coloridos.

Sugestão de brinquedo: Mega Bloks Frutas e Vegetais

Sugestão de brinquedo: Mega Bloks Frutas e Vegetais

Algumas dicas de como brincar com Mega Bloks com crianças nessa idade: esconda os blocos embaixo de toalhas, fraldas e outros objetos e deixe seu filho encontrá-los; leve as peças de Mega Bloks para o banho e deixe brincar com a água, a espuma etc.; aproveite as peças coloridas de Mega Bloks para ensinar cores (escolha uma cor para brincar por dia). Outra dica muito bacana é, quando brincarem com crianças de 1 a 2 anos, sempre comunicarem o que vocês estão vendo e o que estão fazendo. Isso ajuda a desenvolver a linguagem da criança.
Entre 2 e 3 anos:

Nessa fase, a criança vai imaginando e criando um universo de possibilidades. Ou seja, a brincadeira deixa de ser só exploratória e passa a ser também cognitiva, imaginativa. Por meio dos blocos, seu filho desenvolve algumas atividades específicas que serão muito úteis no período da pré-escola e no processo de alfabetização. Ter contato com esses blocos, criar, imaginar e montar através deles auxiliam de forma física e lúdica.

Como os pais e crianças podem brincar nessa idade utilizando Mega Bloks: crie caminhos com os blocos; divida-os por tamanho, cores, modelos; monte obstáculos para serem ultrapassados com carrinhos, bonecas etc.

Sugestão de brinquedo: Sacola 60 Peças Mega Bloks First Builders

Sugestão de brinquedo: Sacola 60 Peças Mega Bloks First Builders

 

Entre 4 e 5 anos:

Além da linguagem estar bem mais estruturada, é nessa fase que a criança passa a procurar muito mais o outro para brincar. Percebo isso porque o Leo costuma chamar o Caê para participar das brincadeiras e, na escola, também está sempre brincando em grupo, nunca sozinho. Além disso, nessa etapa a coordenação motora fina está bem mais específica então os blocos de montar se tornam, cada vez mais, extremamente atrativos para as crianças que podem, a cada dia, ter um brinquedo novo (pois são elas que criam esse brinquedo). É nessa fase também que está aprendendo os números e letras, então, aproveitar as peças de Mega Bloks para montar letras ou então para ensinar números e cálculos matemáticos simples é bastante interessante.

 

Sugestão de Brinquedo: Sacola 20 Peças – Números

Sugestão de Brinquedo: Sacola 20 Peças – Números

Como os pais e crianças podem brincar com Mega Bloks nessa fase: oferecendo imagens e exemplos de objetos para que a criança copie. Dessa forma, ela estará trabalhando a atenção visual, a coordenação fisiomotora, a força, a direção, a classificação, a organização e a concentração. Outras dicas são aumentar os desafios aos poucos, incentivar brincadeiras em duplas ou trios (por aqui é comum brincarem os dois pequenos com o pai, como eu já contei nesse post aqui).

Espero que tenham curtido as dicas. Acho muito bacana as brincadeiras que envolvem peças de Mega Bloks porque esse é um brinquedo que agrada todas as idades (até quem não é criança) e ajuda demais no desenvolvimento das crianças. Sem contar que é um brinquedo que dura e segue interessante por anos e anos. Ou seja, super vale a investimento!

Para produzir esse post, recheado de dicas, algumas bem “técnicas”, eu contei com a ajuda da Sheila Leal, fonoaudióloga especializada em crianças, e com o incentivo de Mega Bloks.

 

publi-patrocinio

Deixe seu comentário