21 Dicas para facilitar as coisas na hora da higiene dos pequenos

Para mim, praticidade é algo importantíssimo. Estou sempre buscando alternativas para fazer as coisas de um jeito mais rápido, mais simples. E, nessas minhas tentativas, descobri alguns macetes que ajudam naquela hora delicada que é a da higiene dos pequenos – quando nem sempre eles estão tão dispostos a colaborar!

Bom, pelo menos aqui em casa é assim, com o Cae. O Leo até que foi um bebê tranquilo na hora do banho e na troca da fralda. Raramente se levantava na banheira ou tentava se virar no trocador. Mas o Caê, gente, deu trabalho!

Eu fui descobrir que um bebê pode aprontar todas em cima de um trocador só com o meu segundo filho. Essa experiência “com emoção” me levou a descobrir alguns macetes bem bacanas para facilitar esses momentos, que compartilho agora com vocês:

destaque-dove

Dicas para facilitar a hora do banho e a hora da troca:

Banho:

  1. Tenha todos os produtos de higiene sempre à mão e num local de fácil acesso. Jamais deixe para pegar algo depois que o bebê já estiver dentro da banheira. Isso é um perigo!
  2. Escolha opções na versão pump, pois são bem mais fáceis de manipular (lembre-se: uma das suas mãos estará segurando o bebê enquanto ele for novinho).
  3. Se tiver opções de produtos 2 em 1 (como sabonete líquido da cabeça aos pés ou shampoo e condicionador), use-os em viagem, pois o volume é menor.
sabonete-liquido-baby-dove-pump

O Sabonete líquido da cabeça aos pés de Baby Dove tem na versão pump e também é um produto “2 em 1”. Adoro a praticidade! Uso sempre em viagens.

  1. Na hora de tirar o bebê do banho, tenha a toalha bem próxima. Aí, segure uma das pontas com o seu queixo junto ao seu peito, tire o bebê e o posicione no seu tórax virado para frente (as costas dele encostarão na sua barriga) e depois dobre as pontas laterais para frente, para enrolar o bebê.
  2. Outra opção, são as toalhas avental. Super práticas, já que você coloca o avental (que já a protege dos respingos de água do banho) e, na hora de tirar o bebê, tem as duas mãos bem livres para enrolá-lo.
  3. Dê preferência por ter um trocador no próprio banheiro. Aí, nos dias mais frios, você não precisa tirá-lo do ambiente quentinho para vesti-lo em outro cômodo (para isso, coloque um trocador sobre a bancada da pia ou utilize uma daquelas banheiras que vem com trocador acoplado. Esses trocadores são como uma “tampa” da banheira que durante o banco fica levantada e, na hora de trocar, você a abaixa).
  4. Na hora de vestir o bebê, também deixe tudo à mão sobre o trocador. E não esqueça nenhuma peça de roupa e nenhum item de higiene (fralda, creme para a prevenção de assaduras etc.), pois você não poderá deixar o bebê esperando ali em cima até pegar o que está faltando.
  5. Minha dica é até já deixar as coisas/roupas empilhadinhas conforme elas terão que ser utilizadas. Ou seja, bem em cima ficam a fralda e a meia do bebê. Depois vem o body e depois a calça. Se for colocar mais um macacãozinho por cima, ele fica embaixo na pilha.
  6. Uma dica pessoal é ter uma fraldinha de tecido no trocador para secar as partes mais sensível do corpo dele (rostinho, dobrinhas, etc…).
  7. Você tem dois filhos? Então prefira dar banho nos dois juntos. Isso funciona depois que os dois já ficam de pezinho e é ótimo (faço isso com o Leo e o Caê).

Troca:

  1. Aqui funcionam várias dicas que eu já dei para a hora do banho e, a principal delas, é ter tudo à mão. Uma opção para isso é usar porta-trecos próximo ao trocador (esses que ficam pendurados à parede são ótimos, pois economizam espaço).
  2. Outra opção é usar a primeira gaveta da cômoda do trocador como espaço para guardar os itens que você irá utilizar na hora da troca. E não esquecer de deixar também na cômoda, um pouco mais para baixo, itens extras, para o caso daquele acabar. Assim, você não tem que deixar o bebê sozinho no trocador para buscar (Importante: JAMAIS deixe o bebê sozinho sobre o trocador, independentemente da idade dele).
  3. Evite deixar itens de higiene em cima do trocador. Muitos bebês são mais ativos e acabam derrubando o que tem por perto.
  4. Deixe alguns saquinhos plásticos por perto para as fraldas com cocô. Isso ajuda a não impregnar o quarto e a casa com um cheiro não tão agradável. Também não esqueça de deixar o lixo do quarto próximo ao trocador.
  5. Caso você não tenha espaço para colocar uma cômoda com um trocador no quarto do bebê, você pode transformar uma parte do espaço interno do guarda-roupas em trocador. É uma alternativa para quartos pequenos.
  6. Mas, caso você opte por trocar o bebê em cima da sua cama, por exemplo, deixe próximo a ela sempre uma cestinha com todos os itens de higiene (lenços umedecidos, creme para prevenção de assadura, fralda etc.).
  7. Na hora de trocar um menino, nos primeiros dias, sempre coloque uma fraldinha sobre o pipi, pois eles costumam fazer xixi nessa hora e aí o jato vai lá longe.
  8. Na hora de trocar o bebê, não tire logo a fralda suja. Primeiro, abra a fralda e a deixe dobradinha embaixo do bumbum do bebê (sem que a parte suja encoste nele, é claro), até você limpar totalmente a área. Dessa forma, se o bebê fizer mais cocô, por exemplo, você não suja o trocador.
  9. E antes de passar o creme para prevenção de assaduras, já coloque a fralda limpa embaixo do bumbum do bebê.
  10. Deixe um móbile ou alguns brinquedos que a criança goste próximos do trocador. Assim, na hora que ela quiser reclamar, se virar, levantar, você dá o brinquedo e ela se distrai.
  11. Dê preferência, sempre, por produtos fáceis de abrir e fechar. Nada pior que na hora de você ir pegar um lenço umedecido ele grudar e sair vários juntos ou de você ir passar uma pomada para assaduras ela ter uma tampa difícil de tirar (eu surto com isso!).

Uso produtos Baby Dove aqui em casa e gosto muito do cheirinho de toda a linha, que é delicado, bem de bebê, mas sem ser marcante ou enjoativo. Também adoro o fato de vários terem a versão refil (shampoo, condicionador e sabonete da cabeça aos pés), que é bem mais econômica e sustentável.

Bom, espero que vocês tenham curtido as dicas. Dei todas com base na minha experiência e no meu jeito de fazer as coisas. E você, já descobriu o seu jeito? Não tem certo, nem errado. Tem aquilo que funciona para nós, facilita a nossa vida e garante o bem esta dos nossos pequenos. #ConfieNoSeuJeito e descubra.

baby-dove-hidratacao-enriquecida-completa

Eu optei por usar os produtos da linha Hidratação Enriquecida nos meninos, mas tem também a opção Hidratação Sensível. Entenda a diferença entre as duas linhas nesse post que eu já publiquei aqui no blog.

Para conhecer toda a linha de produtos Baby Dove, clique aqui.

publi-incentivo