A rotina, ou a falta dela, nas férias

Durante todo o ano é aquela luta diária para cumprir horário: temos que ficar de olho no relógio para que as crianças não cheguem atrasadas na escola, para que almocem por volta do meio-dia, para que não acabem indo muito tarde para cama e por aí em diante. 

E, com certeza, você já sabe que essa rotina realmente é fundamental na vida dos pequenos, né (tanto é que ela existe)? É através dela que eles aprendem a respeitar horários, organizar o tempo e se sentem mais seguros também, porque sabem o que vai acontecer no dia seguinte.

rotina-nas-ferias

Só que nas férias essa disciplina toda vai por água a baixo, não tem jeito.  Por mais que a gente tente, é quase impossível mante-la. Ainda mais em viagens. Mas também, não há nada de errado nisso. Ou seja, sair da rotina é também interessante,desde que o seu filho entenda que a família está em férias e aí as coisas são diferentes.

Com relação à rotina durante as férias, para começar, relaxe um pouco com a questão do horário de acordar. Deixe os pequenos dormirem um pouco mais (sei que pode acontecer deles acordarem cedo mesmo sem ninguém chamar, isso faz parte, não tem como controlar). Com certeza, se isso acontecer, você ficará imensamente feliz, como eu fico! ahahah!

Se não der para almoçar no horário de sempre, também não tem problema, o fundamental em qualquer refeição é que eles se alimentem bem e de forma saudável. Porém, caso a mudança de horário altere o apetite deles, então pense se não vale a pena voltar à rotina (aqui, saímos totalmente da rotina nos horários das refeições quando estamos viajando, como agora, e vejo que isso atrapalha um pouco, principalmente no caso do Caê).

E se mesmo com tanto tempo livre para brincar eles quiserem estender um pouco mais a diversão, também concorde. Essa situação não fará mal nenhum, mas deixe claro que isso só pode porque eles estão em férias e não precisam acordar cedo no dia seguinte.

Já sei, você deve estar pensando: com essa bagunça de horário o que vai acontecer quando as férias acabarem? A dica é retomar o ritmo da casa aos poucos, algumas semanas antes das voltas às aulas. E comece também pelo horário de dormir, colocando as crianças na cama mais cedo e acordando elas próximo ao horário que precisam ir à escola. Depois, volte o almoço e o jantar para um horário que atenda a rotina da casa.  

Sim, haverá reclamações, porém elas são normais de qualquer criança e passam em pouco dia. O importante é que elas puderam curtir as férias sem as regras dos adultos.

E boas férias!

3 comentários

  1. Clara

    Oi tudo bem? Preciso levar me nu filho no gastro e tento o telefone do dr ricardo toma que vc indicou mas não consigo, poderia me confirmar o contato dele por favor?
    Obrigada

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Clara!
      É esse o contato que eu tenho.. Mas você pode conseguir procurando pelo nome dele.
      Bjs

  2. Ah! Como eu queria que meu filho acordasse mais tarde nas férias! Mas iss não acontece por aqui.
    O normal dele é dormir das 8:30 da noite às 8:00 da manhã.
    Nas férias, ele tem ido dormir mais tarde (chgou a dormir à uma da manhã na noite de Natal), mas acaba acordando mais cedo!!! (umas 6:30, 7:00) Aff!!!!

Deixe seu comentário