Quer saber como anda a alimentação do seu filho?

Por mais que a gente cuide e faça o melhor pela alimentação dos nossos filhos, sempre fica aquela pontinha de dúvida: será que eles estão se alimentando bem? Será que está comendo tudo que precisa e de forma correta?

Pois, para ajudar você a responder essas e outras dúvidas quanto a alimentação do seu filho eu compartilho hoje uma dica bem bacana, que recebi por email de uma equipe de pesquisadores da Unifesp.

Esses pesquisadores estão fazendo um levantamento para descobrir como estão os hábitos de alimentação de crianças entre 2 e 5 anos. O objetivo final da pesquisa é identificar se há necessidade de mudar as recomendações nutricionais atualmente praticadas em nosso país para crianças com idade pré-escolar e portadoras de APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), mas como a pesquisa será feita com crianças saudáveis e com crianças alérgicas, mesmo que eu filho não tenha alergia, vocês poderão participar e aproveitar para descobrir informações valiosas.

Photo Credit: Daddy-David Flickr via Compfight cc

E quais são os benefícios para quem participar da pesquisa?

Os participantes recebem um relatório com as informações da avaliação da criança e a sugestão de apresentá-lo ao pediatra, para que ele confirme os dados e oriente mudanças na alimentação, quando necessário.
Também recebem um material educativo sobre alimentação saudável e, no grupo de alérgicos, sobre dieta para APLV.
As famílias que tiverem interesse poderão agendar uma consulta de nutrição no ambulatório de Gastropediatria da Unifesp, fica em São Paulo, na Vila Mariana.

E afinal, quem pode participar?

Dois grupos de crianças podem participar:

A pesquisa é com pais de crianças de 2 a 5 anos. Temos dois grupos:
  • Grupo controle: crianças “saudáveis” (que não fazem nenhuma dieta especial, nem têm doenças graves)
  • Grupo APLV: crianças com alergia ao leite de vaca há pelo menos 6 meses.

Como será feita a pesquisa?

O contato é somente via internet/whats APP.
Para participar da primeira etapa é preciso preencher um formulário online. A segunda etapa consiste em um registro alimentar (a família deverá anotar tudo o que a criança comeu e bebeu durante um dia inteiro). Com esse registro eu calculo a ingestão de nutrientes da criança e incluo os resultados no relatório da contrapartida.

Gente, eu achei uma ótima oportunidade de mães e pais descobrirem como anda a alimentação de seus filhos e receberem orientações adequadas de como proceder para tornar os hábitos alimentares dos pequenos ainda mais saudáveis.

Quem quiser parte desse estudo, abaixo os links para participar da pesquisa (veja que os links para crianças “saudáveis” e crianças com APLV são diferentes).

Acesse:

Crianças de 2 a 5 anos com alimentação “normal”, sem restrições –  http://survey.sogosurvey.com/k/SsVWPYPsQRsPsPsP

Crianças de 2 a 5 anos com alergia ao leite de vaca – http://survey.sogosurvey.com/k/SsVWPYPsQQsPsPsP

E se você quiser conferir dicas gerais de alimentação saudável para crianças em idade pré-escolar, clique no link abaixo e faça o download do material que foi disponibilizado pelos pesquisadores da Unifesp responsáveis por esse estudo.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PRE ESCOLARES

E para mais informações sobre APLV, baixe esse guia super completo e explicativo:

Conhecendo a APLV_Serie creches e escolas

Deixe seu comentário