Dicas simples e práticas para tirar fotos lindas. E dicas de APPs para editá-las.

Se tem uma coisa boa que a tecnologia trouxe, com certeza, é a possibilidade de fazer fotos a qualquer hora e em qualquer lugar. Eu particularmente adoro fotografar e já compartilhei aqui no blog posts e vídeos sobre o assunto. Também, o tempo passa tão rápido que se a gente não aproveitar para registrar os momentos das crianças, quando viu, já perdeu a oportunidade de guardar uma ótima recordação.

Mas hoje, além das dicas para fotografar as crianças em casa, viagens, passeios, quero falar de três aplicativos que uso para dar aquela melhorada básica nas fotos e até colocar um detalhe diferente e divertido.

Bom, vamos às dicas:

Para começar, aprendi que, ao tirar uma foto, devemos nos atentar à luz. A luz natural é a melhor, ainda mais em foto infantil, por que ela transmite suavidade. Então, se for tirar uma foto interna, escolha lugares próximos a janelas ou portas. São os melhores.

Percebe-se que há incidência de luz lateral nessa foto, vinda de uma janela, por exemplo. Ela dá outro tom à foto! Fonte: https://br.pinterest.com/pin/819444094669203579/

Mais um exemplo de foto próxima a janela, com luz natural. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/819444094669203547/

Outra dica importante é não perder o foco. Se quer fotografar a criança, tire o excesso de objetos do lugar. Para foto no sofá ou cama, por exemplo, nada de várias almofadas, brinquedos ou mantas coloridas. Coloque a criança em um fundo neutro.

Escolher um ambiente neutro também ajuda. Principalmente se ele for claro, sem muita “informação”. Já viu como ficam lindas aquelas fotos simples, em cima de uma cama branca? Já as fotos em cima de um tapete de atividades, cheio de brinquedos em cima, não ficam tão bacanas (mesmo que o modelo e a luz sejam os mesmos).

 

Pouca informação, poucas cores, fundo neutro. O ambiente não concorre com o bebê.

Agora só tenha cuidado na hora de querer reproduzir fotos de profissionais. Eles usam várias técnicas, até mesmo para deixar a criança calma, que nem sempre dá certo em casa. Por isso, a dica principal é fotografar o bebê em situações do dia a dia, como brincando, dormindo ou com a família, e deixar essas fotos mais elaboradas para quem entende do assunto.

Vejam aqui que fotos simples. E lindas! Essas dá para fazer fácil em casa. Não precisa nada de fotos da criança dentro do cesto, segurando o rostinho, pendurada em algo (você nem deve tentar fazer isso em casa. Pelo amor de Deus!).

Foto simples, real e linda. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/819444094668998533/

Já um “probleminha” típico da foto caseira é fazer a criança olhar para a câmera (quem nunca passou por isso, né?). Realmente, está não é uma tarefa fácil e insistir nas tentativas pode deixar o bebê bastante incomodado. Então, peça para o pai ou alguém ficar atrás de você fazendo uma gracinha ou um barulho para chamar a atenção do filho de forma natural. Se não der certo, tente mais tarde, pois a foto não fica legal quando é forçada. Para resolver isso, uma opção também é colocar o irmão ou o animal de estimação na imagem, assim ajuda a distrair os pequenos e fica bem legal.

A criança não precisa estar sempre sorrindo para a foto ser linda!

Outra dica bem, bem, bem bacana! Você tirou uma foto de uma cena linda, cheia de significado, mas olhando a foto ela está meio bagunçada, com muita informação, muita cor. Ou seja, meio estranha. Tente aplicar um filtro Preto e Branco sobre ela para ver a diferença que dá. Mais abaixo eu dou dica de um App que permite fazer isso, o Snapseed. Uso e adoro!

A cena é cheia de significado mas, talvez, se não fosse em preto e branco ela não seria tão “dramática”. O preto e branco em fotos ajuda a disfarçar coisinhas feias e deixar a foto mais “marcante”. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/819444094669044517/

Eu também fiz uso do recurso do preto e branco para deixar uma foto simples mais atraente. Aqui, amei o sorriso do Leo, mas o resto estava meio sem graça. Colocando em PB ficou mais bacana.

Já se você for fotografar ao ar livre, os melhores períodos são o finalzinho da tarde ou o começo da manhã. Nesses momentos, a luz é mais “dourada”, mais suave, e aí as fotos ficam com outra cara! 

Essa foto, claramente, foi tirada mais no fim ou início do dia e a luminosidade está mais suave, os tons mais dourados. Também não se formam sombras no rosto da criança. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/819444094669146322/

Outra foto típica de fim ou início de dia. Veja como ela é dourada. Fonte: https://br.pinterest.com/pin/819444094669132524/

Evite, de toda forma, tirar fotos ao sol no horário do meio dia (ou próximo a esse horário). Nessa hora, com o sol vindo diretamente de cima, acabam se formando várias sombras no rosto e não fica legal. Nada legal! (sem contar que a criança vai morrer de calor no sol a essa hora!).

Vejam essa foto que tiramos ao meio dia. Nosso rosto cheio de sombras. Não fica legal, né?

Luz direto no olho da criança (ou de qualquer adulto) também deve ser evitada, porque a criança tende a sair com o olho fechado. Ah, e luz vinda de trás (ex: seu filho parado e a luz vindo de trás dele), ou seja, quando você fotografa contra a luz, também não é legal. Isso porque, o objeto da sua foto acaba ficando escurecido e o fundo super claro (Então, resumindo, como eu disse, o ideal mesmo é a tal luz indireta, que incide sobre o objeto da foto, mas de forma sutil, meio “lateral”.).

 

E a escolha das roupas também faz toda diferença (isso vale para fotos em ambientes fechados e abertos). Se você está fotografando crianças, dê preferência por tons claros, que passam suavidade. E, sempre que possível, faça com que as cores das roupas de todo mundo que for sair na foto combine. Não precisa todo mundo estar com (a)s mesma(s) cor(es) (ex: todo mundo vestindo azul, todo mundo vestindo só branco e azul), mas elas devem combinar entre si (ex: você usa rosa claro, seus filhos azul claro e seu marido um cinza claro. Pronto! Já ornou!).

Não dá outro tom à foto as roupas e os sapatos combinarem em suas cores? A foto fica bem mais harmônica! Fonte: https://br.pinterest.com/pin/819444094669061047/

Olha a gente aqui! Combinando nas roupinhas também! Só que, detalhe, foi totalmente despretencioso, pura coincidência (mas que coincidência boa!). Uma seguidora do Insta, que viu essa foto, que comentou como faz diferença quando a gente usa roupas com cores harmônicas, que combinam entre si. E vejam vocês que ela tem razão. Pensem agora se a minha roupa fosse vermelha. Será que ficaria tão bacana essa foto?

Sobre os aplicativos, hoje trago três opções que uso com frequência para cobrir imperfeições e deixar os registros mais divertidos. O Snapseed é um deles. Ele é gratuito, superfácil de mexer e pode ser usado nos celulares Android e iOS. Para editar, basta clicar em abrir e depois em um lápis na parte de baixo. Ele oferece uma aba de ferramentas e outra de filtros que ajudam a personalizar a foto, tudo muito intuitivo. Eu uso muito a ferramenta “Ajustar Imagem” > “Atmosfera”, e aí edito a imagem dentro dessa opção, movendo o dedo para a direita e a esquerda. Já quanto aos filtros, gosto de usar o “Brilho de glamour” e o “Rosto”. Mas isso, claro, depende muito da sua foto e do efeito que você quer dar a ela. Com o tempo, quanto mais você mexer, mais irá descobrir o que dá para fazer e o que mais te agrada. Então, a dica é: baixe e comece a usar. Suas fotos, logo logo, terão outra cara!

Nesse App, algumas das coisas que dá para fazer são: cor, brilho, luminosidade; recortar a imagem; corrigir detalhes, colocar bordas, textos e até balões com falas de brincadeira, dentre outras dezenas de coisas que eu ainda nem descobri.

O Facetune também é outro aplicativo bem famoso e dá um resultado muito bom. Como o nome já diz, ele é meio que especializado em corrigir imperfeições na face, mas pode melhorar a foto como um todo. O Facetune pode ser baixado em iOS, só que tem um custo: USD 5.99 (valor único, não mensal). Apesar de não ser gratuito, vale muito a pena se você quiser investir em fotos mais caprichadas. 

Eu gosto muito de utilizá-lo para desfocar o fundo e salientar detalhes de algumas fotos. Mais do que para editar os rostos, que acho que algumas vezes pode ficar forçado. Para fazer isso, basta abrir uma foto dentro do App e depois escolher uma das seguintes opções, “Detalhes” ou “Desfocar”, na parte inferior da tela.

A minha última sugestão é o ABM (A Beautiful Mess). O aplicativo ajuda a editar as fotos, mas o forte dele mesmo são as bordas e frases que dá para inserir. O ABM pode ser baixado em iOS e Android e também tem um custo, só que mais barato, de USD 0.99 (valor único, não mensal).

 

Se você também tem uma dica de fotos com crianças ou de outros aplicativos compartilhe com a gente aqui no MdM. Eu e outras seguidoras vamos adorar!!

Boas fotos!

Deixe seu comentário