Receita e brincadeiras para Páscoa (para evitar o consumo de chocolate)

A Páscoa está aí. Data deliciosa de se curtir em família, cheia de significado, brincadeiras e, claro, muitos doces!

Mas, quando se tem crianças em casa, essa parte dos doces nem sempre é legal (pelo menos não para os pais). Isso porque, o excesso de doce para crianças traz inúmeros malefícios e, o quanto mais pudermos evitar o contato dos nossos pequenos com esse tipo de alimento, melhor (Lembre-se: não é indicado que a criança consuma doces até, pelo menos, 2 anos de idade!).

E pensando nisso que a querida Camila Verdeja, criadora do site Pequeno Gourmet, traz hoje para a gente dicas de brincadeiras e receitas para evitar o excesso de chocolate nessa época do ano. Confira! As dicas estão muito legais.

Receita e brincadeiras para Páscoa (para evitar o consumo de chocolate)

Por Camila Verdeja, mãe do Santiago, 4 anos, e criadora do site Pequeno Gourmet

Páscoa é sinônimo de chocolate. Muito chocolate, certo? Nem tanto! O certo, mesmo em ocasiões como esta, é não abusar do açúcar – especialmente para quem tem crianças pequenas em casa. A verdade é que os pequenininhos não relacionam os tamanhos dos ovos e nem quantos o “coelhinho” vai trazer. Por isso, é bom pensar em presentes criativos no lugar de uma quantidade excessiva de ovos e chocolates.

Uma ótima alternativa são as brincadeiras de todo o tipo, pois crianças adoram! Então, por que não brincar com temas relativos à Páscoa? Para os bebês, uma ideia é dar um coelhinho de pelúcia, por exemplo. Para os maiorzinhos, livros temáticos, fantoches de dedinhos, adesivos, kit para fazer orelhinhas… Há muitas opções nas lojas e livrarias. E você também pode criar sua própria brincadeira com seus filhos.

Mas como a Páscoa é um momento de reunião familiar, muitas vezes é inevitável que a criança receba um ovo, um chocolate de alguém. Ou seja, não dá para fugir dos presentes – e eles são bem-vindos. Por isso, é importante os pais pensarem em alternativas para que a criança se distraia com os brinquedos e não foque só nos ovos.

Há também opções mais saudáveis aos ovos e que também lembram o coelhinho, como um muffing de cenora, por exemplo. As crianças podem ajudar a fazer a massa e a enfeitar depois. Sempre encorajo o Santiago a fazer as receitas comigo na cozinha. É um momento só nosso e de brincadeira e ele adora.

Menos açúcar, por favor!

Essas dicas são importantes porque especialistas da saúde afirmam que o ideal é evitar doces, refrigerantes, balas e chocolates antes de as crianças completarem 2 anos de idade. De acordo com a nutricionista e especialista em família, Danielle Fava, açúcar antes desta fase pode trazer sérias consequências, como o desmame precoce, a obesidade infantil e outras doenças crônicas.

Danielle listou para a gente os cinco maiores perigos que o açúcar pode causar para as crianças nessa fase:

  1. Tendência a cáries: o açúcar tem uma grande capacidade de produzir cáries, muito maior do que outros alimentos. Não servir açúcar nos primeiros anos significa, também, garantir a saúde dos dentinhos que começam a nascer.
  1.  Preferência por alimentos adocicados: a descoberta do sabor adocicado pelos bebês pode fazer com que eles tenham uma maior preferência na hora da alimentação e passem só a aceitar o doce, negando outros paladares.
  1. Risco de desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas:  a preferência por doces pode fazer com que a criança tenha maior tendência a desenvolver sobrepeso na infância até a vida adulta, além de ficar mais propensa à diabetes, hipertensão e colesterol alto.
  1. Pouca aceitação de outros alimentos: se desde pequena a criança é apresentada ao doce artificial e ao refrigerante, dificilmente ela vai querer trocar esse tipo de alimento por um suco natural ou uma fruta mais tarde.
  1. Desmame precoce: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças tomem o leite materno até os 2 anos de idade, para garantir uma alimentação completa em nutrientes e benefícios para o fortalecimento do organismo. Mas, quando as crianças são apresentadas aos sucos de caixinhas e bebidas açucaradas artificialmente, por exemplo, o desmame pode acontecer bem antes disso.

Confira abaixo a receita do Muffin de cenoura. E, até o dia 18 de abril, o site Pequeno Gourmet vai postar mais receitas e brincadeiras. Acompanhe!

Muffin de cenoura

  • Preparo: 30 min
  • Rendimento: 12 muffins

Ingredientes:

  • 1 xíc. farinha de trigo
  • 1/2 xíc. aveia em flocos
  • 2 xíc. cenoura cozida e amassada com o garfo
  • 1/4 xíc. azeite de oliva
  • 1/4 xíc. de leite
  • 2 ovos
  • 1/2 cebola picada
  • 1 xíc. ricota
  • 1/2 xíc. queijo parmesão ralado
  • orégano ou ervas finas a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 col. (chá)  fermento em pó

Modo de Preparo

Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo, acrescente o orégano, tempere com sal e pimenta e reserve. Bata no liquidificador os demais ingredientes. Misture a massa com a ricota temperada. Unte as forminhas de muffin com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º. Asse por 30 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados. Retire do forno, deixe esfriar um pouquinho e desenforme. Agora é só decorar e servir!

Confira mais sobre o tema desse post (Receita e brincadeiras para Páscoa):

 

 

1 comentário

  1. Janilce

    vamos fazer. Aproveitar o feriado em casa e colocar a mão na massa.

Deixe seu comentário