Campanha de vacinação 2017 contra a gripe já começou!

Neste ano, assim como no ano passado, a campanha de vacinação 2017 contra a gripe foi novamente antecipada. A Campanha, em todo o Brasil, começou no dia 17 de abril (sim! já começou), mas calma que ainda dá tempo, pois ela só termina em 26 de maio, sendo que o Dia D é em 13 de maio.

Campanha de vacinação 2017 contra a gripe

É importante lembrar que toda criança, a partir dos 6 meses até os 5 anos de idade, as gestantes e as puérperas (até 45 dias após a gestação) estão no grupo de risco para a doença e devem ser vacinadas sem falta.

A vacina contra a gripe precisa ser tomada todos os anos sim, é como se fosse um reforço, isso porque ao longo desses 12 meses ela vai perdendo o efeito, além do que a composição da vacina também muda (porque os vírus mudam e ela precisa se adaptar para combater os novos vírus). Neste ano, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a vacina deveria proteger contra três tipos de vírus da gripe, o vírus A (H1N1), A (H3N2) e a gripe B.

Vale reforçar que a vacina demora 15 dias para proteger a criança e ela tem eficácia de até 90%. Ainda, é importante lembrar que existem as crianças que realmente não devem ser vacinadas, como os bebês menores de 6 meses, aquelas que tiverem reações anafiláticas em aplicações anteriores, as que tiveram a síndrome de Guillain-Barré ou as com reações alérgicas graves a ovo.

Um alerta importante do Ministério da Saúde é que, caso o seu filho já esteja gripado e com febre, o melhor é esperar ele sarar ou cessar a febre para vacinar.

Outra coisa legal da campanha deste ano é que os professores da rede pública e particular também vão ser vacinados, junto com os idosos a partir dos 60 anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas, população indígena e carcerária.

Então, não se esqueça, leve o seu filho até o dia 26 de maio, com a carteirinha de vacinação, até uma Unidade de Saúde. Quem preferir ou perder o prazo, pode dar a vacina em uma rede particular também, neste caso o preço varia de R$ 80 a R$ 150.

Leia também:

10 soluções caseiras para amenizar os sintomas de gripes e resfriados

Tudo que você precisa saber sobre a gripe H1N1

& nbsp;

Curta e compartilhe esse post nas redes sociais:
Pinterest

Deixe seu comentário