O dente permanente nasceu e o dente de leite não caiu. O que fazer?

No post de hoje, a Odontopediatra e autora do blog  Juliana Marchi fala sobre uma dúvida que pode aparecer no período da troca de dentes: o dente permanente nasceu e o dente de leite ainda não caiu. O que se deve fazer?

Venha ver qual é a resposta na opinião dessa especialista.

Nasceu o dente permanente e o dente de leite não caiu. O que fazer?

Por Dra. Juliana Marchi, Especialista em Ortodontia e Mestre em Odontopediatria, autora do blog Mundo Sem Cáries

Recebo muitos pacientes no meu consultório com essa queixa. O dente permanente começa a nascer por trás do dente de leite que deveria ter caído e nada. Muitas vezes o dente de leite está bem mole, mas as vezes a criança tem medo de mexer, ou dói, ou está preso pela gengiva e não cai de jeito nenhum.

Photo Credit: sethstoll Flickr via Compfight cc

O dente de leite é um guia para a erupção do dente permanente, portanto quando o dente permanente inicia a formação da sua raiz, ele já inicia a erupção promovendo a reabsorção da raiz do dente de leite para que este comece a ficar mole até cair. Nesse momento o dente permanente está preparado para nascer.

Mas porque algumas vezes o dente de leite não cai?

O local mais comum de ocorrer esse fato é no incisivo inferior. Como o dente permanente se forma atrás do dente de leite, muitas vezes há um desvio da posição e o dente permanente acaba erupcionando por trás. Fica parecendo boca de tubarão, né?

Com isso a raiz do dente de leite é reabsorvida somente na parte de trás, ficando a raiz intacta na parte da frente. Esse dente não vai cair sozinho, portanto é importante que ao primeiro sinal do incisivo permanente atrás de um dente de leite, leve seu filho a uma Odontopediatra para remoção do dente de leite.

Uma preocupação comum dos pais é se há a necessidade de colocar aparelho para o dente vir pra frente. A resposta é NÃO.

Fique tranquila! A própria língua faz o papel do aparelho, empurrando o dente pra frente.

Nos dentes posteriores, ocorre também com os pré-molares, e normalmente é alguma fibra mais difícil de romper da gengiva. Normalmente você nota que o dente de leite fica preso apenas numa parte da gengiva. Nesse caso também é difícil o dente cair sozinho, muito provável será necessário uma extração na dentista.

Em alguns casos, há uma alteração de posição do dente permanente e nada de reabsorção do dente de leite. Isso pode ocorrer depois de um trauma por exemplo. O dente permanente normalmente nasce numa posição bem longe da correta. A extração do dente de leite será necessária, assim como o aparelho ortodôntico para colocar o dente no lugar, já que nesses casos o dente não vai para a posição correta sozinho.

Portanto sempre que você notar algum dente permanente nascendo sem que o dente de leite tenha caído, leve a criança na Odontopediatra para uma avaliação.

Normalmente a extração é bem simples, feita com anestesia e sem dor.

A fada do dente faz o trabalho dela depois.

Um abraço,

Dra. Juliana Marchi, Especialista em Ortodontia e Mestre em Odontopediatria, autora do blog Mundo Sem Cáries

3 comentários

  1. Renato

    Amei o site todo, mas belas escolhas de fotografias, um abraço!

  2. mario silva

    ola boa tarde meu filho tem 7 aninhos e esta fazendo as trocas dos dentes de leite para os permanentes,porém o dente do fundo esta doendo muito a sra. teria por favor alguma diga para eu poder ajuda-lo a amenizar as dores bocais dele?

Deixe seu comentário